Autor Tópico: Liberais e conservadores têm atividade cerebral distinta  (Lida 968 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Liberais e conservadores têm atividade cerebral distinta
« Online: 11 de Setembro de 2007, 12:54:16 »
Liberais e conservadores têm atividade cerebral distinta

Os neurônios do cérebro dos liberais e de conservadores reagem de forma diferente diante de decisões difíceis, segundo estudo da Universidade de Nova York, publicado pela revista britânica Nature Neuroscience.

Desde que Aristóteles afirmou que o ser humano é um animal político por natureza, dezenas de estudos estabeleceram uma forte relação entre persuasão política e certos aspectos da personalidade dos indivíduos.

Os conservadores tendem a buscar a ordem e a estrutura em suas vidas e são mais coerentes na hora de tomar decisões. Os liberais, por sua vez, mostram maior tolerância para a ambigüidade e para a complexidade, e se adaptam mais facilmente a circunstâncias inesperadas, indicou o estudo divulgado no domingo.

A afinidade entre visões políticas e "estilos cognitivos" também é hereditária, diz a pesquisa. Intrigado por essas correlações, o cientista político da Universidade de Nova York David Amodio e vários pesquisadores decidiram determinar se os cérebros de liberais e conservadores reagem de forma diferente aos mesmos estímulos.

Um grupo de 43 pessoas se disponibilizou a realizar uma série de testes que avaliaram sua resposta diante de pautas criadas para romper uma rotina estabelecida. "Costumamos a voltar do trabalho para casa pelo mesmo caminho, um dia após o outro, até que se forme um hábito e não seja preciso pensar muito", explicou Amodio.

"Mas, ocasionalmente, a rua está em obras, não se pode usar esse caminho e temos que romper a resposta habitual para que possamos realizar a nova informação".

Usando eletroencefalogramas, que medem impulsos cerebrais, os cientistas examinaram a atividade de uma parte determinada do cérebro, o córtex cingulado anterior, que está fortemente vinculada ao processo de auto-regulação do controle de conflitos.

Aqueles que se autodenominavam liberais, mostraram "uma atividade cerebral relacionada à gestão de conflitos significantemente maior", quando a situação hipotética necessitava de uma mudança na rotina.

Os conservadores, entretanto, eram menos flexíveis, e se negavam a mudar velhos hábitos "apesar de assinalar que estes deviam mudar". Se essa situação é má ou boa depende obviamente da perspectiva de cada um: uma linha de interpretação pode afirmar que os liberais possuem uma mente aberta e que os conservadores são rígidos e teimosos.

Outra corrente pode concluir que os liberais não têm personalidade nem defendem suas idéias, enquanto que os conservadores são leais. O que vem primeiro: o modelo de atividade cerebral que cada um tem ou a orientação política? Amodio mostra-se relutante em dar uma resposta definitiva.

"Os mecanismos neurais para o controle de conflitos se formam muito cedo na infância", e provavelmente se originam na herança genética dos indivíduos, disse.

"Mas ainda que proporcionem um modelo para orientações mais liberais ou mais conservadoras, os genes estão determinados principalmente pelo ambiente que cerca o indivíduo ao longo do seu desenvolvimento", adverte.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1895813-EI8147,00.html

http://www.nature.com/neuro/journal/vaop/ncurrent/abs/nn1979.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Liberais e conservadores têm atividade cerebral distinta
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2007, 13:23:19 »
[determinista] Olavo de Carvalho, Paulo Francis e outros devem ter tido significativas mutações somáticas no cérebro, ou ao menos genes para expressão tardia do conservadorismo/direitismo. [/determinista]

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Liberais e conservadores têm atividade cerebral distinta
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2007, 15:25:37 »
muito interessante.
mas não é tão incrível quanto parece. de fato, já na primeira metade do século passado michael oakeshott já dizia em seu célebre ensaio, On Being Conservative, que o conservadorismo era muito mais do que preferência eleitoral, mas refletia mesmo uma postura diária, tanto que falava menos em conservadorismo e mais em "disposição conservadora". um trecho:
Citar
To be conservative, then, is to prefer the familiar to the unknown, to prefer the tried to the untried, fact to mystery, the actual to the possible, the limited to the unbounded, the near to the distant, the sufficient to the superabundant, the convenient to the perfect, present laughter to utopian bliss. Familiar relationships and loyalties will be preferred to the allure of more profitable attachments; to acquire and to enlarge will be less important than to keep, to cultivate and to enjoy; the grief of loss will be more acute than the excitement of novelty or promise. It is to be equal to one's own fortune, to live at the level of one's own means, to be content with the want of greater perfection which belongs alike to oneself and one's circumstances.
[...]
Moreover, to be conservative is not merely to be averse from change (which may be an idiosyncrasy); it is also a manner of accomodating ourselves to changes, an activity imposed upon all men. For, change is a threat to identity, and every change is an emblem of extinction.
assim conservadorismo e progressismo seriam antes disposições espirituais do que simples opções políticas.

outra coisa interessante é que, no congresso americano, os republicanos têm fama de mais leais do que os democratas. quando um governo vai mal, as deserções de congressistas democratas costumam ser maiores quando o governo é democrata do que as de congressistas republicanos quando o governo é republicano.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Liberais e conservadores têm estruturas cerebrais diferentes
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2011, 08:11:30 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/899647-liberais-e-conservadores-tem-estruturas-cerebrais-diferentes.shtml


As pessoas com inclinações políticas liberais têm cérebros estruturalmente diferentes dos conservadores, revela nesta quinta-feira um estudo divulgado na revista especializada "Current Biology".

Os liberais têm mais matéria cinzenta em uma região do cérebro associada à compreensão da complexidade, enquanto que o cérebro dos conservadores é maior na região vinculada ao processamento do medo.

Outra pesquisa mostra que há uma maior atividade cerebral nessas áreas, de acordo com a postura política da pessoa, mas se trata do primeiro estudo a mostrar uma diferença física no tamanho das mesmas regiões.

PERSONALIDADE E CÉREBRO

"Anteriormente, sabia-se que alguns traços psicológicos poderiam predizer a orientação política de um indivíduo", diz Ryota Kanai, da Universidade College London, onde a pesquisa foi realizada. "Nosso estudo agora vincula esses traços da personalidade com estruturas cerebrais específicas."

O estudo baseou-se em 90 "adultos jovens saudáveis" que classificaram sua postura política em uma escala de um a cinco, de muito liberal a muito conservador, e que depois concordaram em ter o cérebro escaneado.

As pessoas com uma amígdala cerebral maior são "mais sensíveis ao desgosto" e tendem a "responder a situações ameaçadoras com mais agressividade que os liberais, além de serem mais sensíveis a expressões faciais ameaçadoras", indica o estudo.

Os liberais, por outro lado, estão vinculados a uma região que controla a incerteza e os conflitos --o cíngulo anterior do córtex cerebral.

"Portanto, é concebível que os indivíduos dessa categoria tenham mais capacidade de tolerar a incerteza e os conflitos, o que lhes permite ter pontos de vista mais liberais."

No entanto, ainda não se sabe se as desigualdades estruturais causam as diferenças nos pontos de vista políticos ou se ocorre o contrário, ou seja, são efeitos destes últimos.

O fato é que os pontos de vista políticos parecem girar em torno da forma com a qual as pessoas reagem ao medo.

"Nossos resultados são coerentes com a proposta de que a orientação política associa-se aos processos psicológicos que controlam o medo e a incerteza", diz a pesquisa.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Pagão

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.690
  • Sexo: Masculino
Re: Liberais e conservadores têm atividade cerebral distinta
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2011, 10:25:20 »
Direita - Conservadores
Esquerda - Liberais

É muito mais verdadeiro do que meter Socialistas e Comunistas e Democratas-Cristãos e Sociais-Democratas e... no meio da discussão.

Há conservadores e liberais em TODAS as ideologias e partidos... Há sempre a respetiva ala direita e ala esquerda.
Hoje em dia haverá outra forma realista de distinguir direita/esquerda?... como Deus, também esquerda e direita estão no cérebro?... A crer no tópico... estão! :idea:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!