Eu não odeio o Harry Potter... ele é só uma estória pára adolescentes. O que me espanta é que vários adultos leiam Harry Potter. (Ou talvez são crianças que trabalham e tem talão de cheques...)
Ele não é nem original, nem bem escrito, ele só tem uma escrita contemporânea, e também é um caolho numa terra de cegos.
Você pode até dizer que "O Senhor dos Anéis" também tem uma escrita contemporânea, quase uma homenagem às estórias de cavalheiros e aventuras sobrenaturais, mas tem muita mais literatura do que o menino Potter.
Outra coisa que me irrita (além do bom-mocismo latejante e vomitivo do personagem) é que os livros de H.Potter foram no começo alardeados por 'resgatar o gosto da leitura nas crianças'. Ou seja, como os pais não lêem, e as crianças não vêem esse hábito nos seus pais, supõe-se que as crianças deveriam ter gosto pela leitura, e não tem, como se fosse uma falha delas, e não das atitudes dos pais.
E daí aplaudem uma obra medíocre porque ela é útil, não por ser ou não boa literatura.
Eu também lia com a minha filha estorinhas do Chico Bento antes de dormir, estimulando uma leitura que a escola pública ajudou a estragar. Mas Maurício de Souza continuará sendo milionário, continuará sendo cultuado, e suas revistinhas continuarão sendo má literatura, até para gibi.
Então, pode ser útil, pode vender filmes, pode estimular as coitadas das crianças que precisam aprender bons costumes fora de casa (ler é um bom costume, não sentear à mesa para comer!), mas boa literatura não é. E continuará sendo lido por milhões de pessoas (como outro livro grandão que eu conheço), e continuará a ser pééééésima literatura.
Mas odiar, não odeio aquela merda não