O texto é de 11/05/07.
Achei bom por falar da idéia de
culpa coletiva, que se faz presente nos mais diversos setores da sociadade.
A crítica que o autor faz das políticas de controle de armas não fala por mim.
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Conseqüências dos anos 1960Alguém disse recentemente que os tiroteios que aconteceram na Universidade de Virginia Tech e na Escola de Ensino Médio Columbine são fenômenos que começaram a acontecer de 1960 para cá. Se isso for verdade, essas tragédias podem ser adicionadas a uma longa lista de conseqüências desastrosas das irrefletidas noções e extravagante retórica daquela década.
O que havia na visão de mundo dos anos 1960 que pudesse levar alguém a considerar certo atirar em indivíduos que não estavam fazendo nada contra ele?
Culpa coletiva é um dos legados dos anos 1960 que ainda está dentro de nós.
Ainda presenciamos o engodo da culpa pela escravidão ser lançada em indivíduos que nunca tiveram um escravo na vida e que repeliriam a própria idéia da escravidão.Naqueles anos, era considerado pela
intelligentsia "coisa profunda" dizer que a sociedade – todos nós coletivamente – éramos, de alguma forma, responsáveis pelos assassinatos dos irmãos Kennedy e de Martin Luther King.
Durante aquela década, a idéia se difundiu como fogo em palha seca. Qualquer coisa que lhe faltasse, era culpa de alguém – culpa da sociedade. Se você era pobre, aqui ou em algum país do Terceiro Mundo, você era um dos "despossuídos" – mesmo se você nunca tivesse possuído nada do que ser despossuído.
As agitações urbanas em guetos, que varreram o país durante os anos 1960, foram contabilizadas como culpa da sociedade. Essa visão foi formalizada num relatório muito festejado sobre violência urbana, escrito por uma comissão de "alto nível" presidida pelo governador Otto Kerner, de Illinois.
O presidente Lyndon Johnson, por seu turno, culpava as condições sociais pela violência urbana, dizendo: “Todos nós sabemos que essas condições são: ignorância, discriminação, favelas, pobreza, doença, número insuficiente de postos de trabalho”.
Essa visão radical e enganosa tornou desnecessário o dobrar-se a algo tão mundano quanto os fatos da realidade – dentre os quais estaria o fato de que as agitações urbanas acontecem mais violenta e freqüentemente nos lugares onde a visão da culpa coletiva prevalece.
Nas cidades do sul, onde naquele tempo a discriminação e a pobreza eram mais pronunciadas do que no resto do país, as agitações não eram nem tão freqüentes nem tão violentas quanto em outros lugares.
Detroit, que sofreu uma das mais violentas manifestações nos anos 1960, com 43 mortes, tinha uma taxa de desemprego de negros de 3,4 por cento – que era menor que a taxa nacional de desemprego de brancos.
Chicago, onde o prefeito Richard J. Daley não aceitava o engodo esquerdista da culpa coletiva, era uma das poucas grandes cidades do norte a escapar da onda de manifestações que varriam o país em 1967.
O tipo de manifestações de massa que ocorriam em todo o país durante a administração Lyndon Johnson tornou-se virtualmente desconhecido durante os oito anos da administração Reagan, que projetava uma visão de mundo completamente diferente.
Mas, naquele tempo e agora, os fatos sempre vêm em segundo plano em relação à visão e retórica exacerbadas.
Se outras pessoas são, de alguma forma, responsáveis por qualquer coisa que falte em sua vida, sair dando bofetadas a esmo em indivíduos que nada fizeram contra você pessoalmente pode soar plausível a muitas pessoas.Independentemente de a matança de Virginia Tech ser um resultado de insanidade cientificamente verificável ou não, tem sempre existido pessoas desequilibradas, apesar de que não têm havido matanças com a freqüência com que elas ocorriam nos anos 1960.
Tampouco o controle de armas é uma solução mágica, como é freqüentemente sugerido pelo mesmo tipo de pessoa que acredita na responsabilidade coletiva ou invés de na responsabilidade individual.
Desde que assassinato é ilegal em todo o lugar, por que alguém que não estaria disposto a obedecer a lei contra o assassinato e estaria disposto a obedecer a lei contra a compra ilegal de armas – compra tão fácil de ser feita?
Um dos muitos fatos da realidade que é negligenciado por aqueles impressionados por visões e pela retórica, é que matança como a de Virginia Tech invariavelmente ocorre em lugares em que o porte de armas é proibido, como em escolas, locais de trabalho ou templos religiosos.
Quando um tal tipo de assassino abriu fogo num encontro da National Rifle Association [Associação Nacional do Rifle] ou atirou em um grupo de caçadores?
Ao invés de proibir armas, talvez devêssemos repensar os dogmas dos anos 1960.
por Tomas Sowell
http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=5779&language=pt