Autor Tópico: A sociedade brasileira tem os governantes que merece  (Lida 1621 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
A sociedade brasileira tem os governantes que merece
« Online: 11 de Setembro de 2007, 21:17:41 »
http://www.destakjornal.com.br/noticia.asp?ref=12670

Citação de: Fábio Santos
Brasileiro de menor escolaridade tolera mais corrupção e tem menos valores cívicos, afirma o cientista político Alberto Carlos Almeida

Alberto Carlos Almeida
O livro A Cabeça do Brasileiro, do cientista político Alberto Carlos Almeida, está causando polêmica por jogar sobre os ombros dos brasileiros, principalmente os de menor escolaridade – portanto, também os de menor renda –, a responsabilidade por quem são, como são e o que fazem seus governantes.
Fruto de uma extensa pesquisa de opinião sobre o que pensam os brasileiros sobre vários temas, a obra aponta os menos instruídos como a principal fonte de apoio a práticas como corrupção pública e punições ilegais, como linchamentos e assassinatos cometidos pela polícia. Também mostra que, para os menos instruídos, que são maioria, não é errado usar um cargo público em proveito próprio.

A seguir, trechos da entrevista concedida ao Destak por Almeida. Ele lança sua obra na próxima quinta-feira, às 19h, na livraria Saraiva (rua Joaquim Floriano, 466).

Qual o resultado fundamental da sua pesquisa?
Vários estudos já mostraram que há enorme desigualdade de renda no Brasil e isso é fortemente correlacionado com a escolaridade. Quanto maior a escolaridade, maior a renda. Da mesma forma, existe uma enorme diferença de valores e mentalidade. Quem tem escolaridade mais baixa tem menos valores cívicos e republicanos. Quem tem o curso superior completo é menos autoritário, menos hierárquico, mais liberal sexualmente etc. Há uma distância monumental.

Qual a conseqüência disso?
Veja a história recente. Os movimentos que queriam uma solução institucional/legal para algum problema saíram da classe média: Anistia, Diretas Já, impeachment do Collor. Não há nada semelhante que tenha vindo das pessoas de escolaridade mais baixa, porque elas têm menos civismo e republicanismo.

Segundo a pesquisa, pessoas de menor escolaridade toleram mais a corrupção. Isso explica por que político corrupto é reeleito?
Sim. A sociedade tem os governantes que merece. Como o brasileiro tolera a corrupção, há muitos escândalos. Na medida em que haja menos tolerância, a corrupção vai diminuir. Temos de mudar a sociedade se queremos mudar a forma de governar.

Ou seja, se quisermos mudar a ética da política, temos de mudar a ética de grande parcela da população?
Sem dúvida. E isso demanda um enorme esforço educacional. Caso a escolaridade da maior parte da população aumente, o Brasil tenderá a formar uma grande classe média. A escolaridade já está aumentando. O meu livro prevê, portanto, que no futuro teremos mais pessoas contra a corrupção, contra o Estado na economia, contra o racismo, contra as punições ilegais etc.

O seu livro tem provocado muita polêmica. Por quê?
Existe no Brasil o que eu chamaria de idealização dos pobres, que são os de menor escolaridade. Os pobres são revestidos de uma aura de santidade, de uma enorme “riqueza simbólica”. Com os dados do livro, quem idealiza os pobres está chocado, mas não pode dizer isso.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Re: A sociedade brasileira tem os governantes que merece
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2007, 21:36:06 »
Eu sempre achei o povo brasileiro corrupto, ávido de vantagens sem esforço. O Olavo de Carvalho definiu o brasileiro como avarento, característica com a qual esbarro cinco vezes por dia. Tomara que a educação possa mudar o (mau) caráter do brasileiro...
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 17:48:42 por Quereu »
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2007, 23:44:57 »
O pior de tudo é essa conversinha da mídia que diz que o brasileiro é o melhor povo do mundo, e é claro que o povo acredita.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2007, 01:54:19 »
Bom... depois de tantos escandalos e corrupção o brasileiro continua votando nos mesmos políticos...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2007, 08:27:32 »
O pior de tudo é essa conversinha da mídia que diz que o brasileiro é o melhor povo do mundo, e é claro que o povo acredita.
Mas é a mesma coisa! Quem escreve os jornais e governa o país é estrangeiro, por acaso?!?

Esse Almeida reclama da mistificação dos pobres, mas ele mistifica o poder da educação. Dói o coração de dizer, mas estudo não dá valores cívicos nem "republicanismo" -  a não ser que ele proponha politicagens na escola, e todos sabemos que isso já passou do suficiente. Vide os EUA: educação básica (e cívica) universal e JUSTO QUEM é presidente.

E não sei não, mas parece que está faltando falar de... EMPREGO porra. Se quem é pobre é mais autoritário, é porque com as DEMANDAS da vida não dá pra ser muito democrático e tolerante, hm.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2007, 18:32:54 »
Também mostra que, para os menos instruídos, que são maioria, não é errado usar um cargo público em proveito próprio.
Isso explica muita coisa...

Existe no Brasil o que eu chamaria de idealização dos pobres, que são os de menor escolaridade. Os pobres são revestidos de uma aura de santidade, de uma enorme “riqueza simbólica”. Com os dados do livro, quem idealiza os pobres está chocado, mas não pode dizer isso.
Concordo plenamente. Não só a idealização do pobre, mas a demonização do rico, principalmente daquele que conseguiu enriquecer sem a ajuda do estado (= produzindo, gerando emprego e renda). O que há de pseudo-intelectual "intestino solto" seguindo essa linha não é pouca coisa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2007, 18:57:40 »
Concordo plenamente. Não só a idealização do pobre, mas a demonização do rico, principalmente daquele que conseguiu enriquecer sem a ajuda do estado (= produzindo, gerando emprego e renda). O que há de pseudo-intelectual "intestino solto" seguindo essa linha não é pouca coisa.

Nem um nem outro, o que fica claro é que a escolaridade influência na questão moral por uma melhor compreensão de sociedade e democracia. Assim como a renda também está relacionada a escolaridade, quanto maior a escolaridade maior a renda. Então não seria correto dizer que o pobre é imoral e mal caráter, e sim menos instruído.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2007, 23:55:28 »
Tai! O homem foi absolvido  :x :hmph:
Só me resta anular meus votos de novo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!