Autor Tópico: Cientista sugere que macaco descende do homem  (Lida 723 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Cientista sugere que macaco descende do homem
« Online: 12 de Setembro de 2007, 21:38:59 »
Cientista sugere que macaco descende do homem



Francesc Fígols tem 64 anos. É casado, com três filhos - Daniel, Miguel e Gerard. É engenheiro industrial dedicado à ciência. Na política, tem inclinações esquerdistas, mas sem voto fixo. Ele crê que a divindade é uma semente no interior de cada ser humano, que somos responsáveis por desenvolvê-la, e que a Terra tem alma.

Confira a entrevista em que ele aponta uma nova teoria da evolução:

La Vanguardia: Um engenheiro industrial ligado à terra?
Fígols: Desde pequeno, trabalhei com meu tio no campo, na terra. Conheci a era anteriores aos tratores, quando o camponês saía de casa ao amanhecer, acompanhado de sua mula.

La Vanguardia: E o senhor o fazia com paixão?
Fígols: Sim, tinha paixão por aprender sobre ela. Muito mais tarde, no final dos anos 70, descobri a agricultura biológica dinâmica, por influência de agrônomos franceses, alemães e suecos.

La Vanguardia: Descobriu algo de novo?
Fígols: Descobri com assombro que eles haviam recuperado as antigas práticas do uso do esterco e de consideração dos ritmos lunares, mas em nível completamente científico, depois de diversos estudos.

La Vanguardia: Compreendo.
Fígols: Mas o que mais me interessou foi que o paradigma científico do qual partiam era distinto do oficial, e estava vinculado à corrente de naturalistas nascida com Goethe, o gênio literário cujas propensões científicas são quase desconhecidas, e sua lei da polaridade.

La Vanguardia: Do que se trata?
Fígols: Da dialética entre princípios opostos. Uma lei universal que se aplica ao conhecimento dos processos de germinação, crescimento e evolução. Lei que se manifesta de múltiplas maneiras: luz e escuro, forças cósmicas e forças terrestres, macroevolução ascendente e microevolução adaptativa, cosmos e Gea.

La Vanguardia: O senhor que dizer com isso que Gea está diretamente relacionada ao cosmos?
Fígols: Várias décadas antes que Lovelock falasse de sua hipótese Gaia, esses cientistas já consideravam o planeta como um ser vivo que evoluía em forma de todo, e tratavam de curá-lo por meio de práticas agrícolas que também levam em conta o céu.

La Vanguardia: E sobre essa base o senhor escreveu uma nova teoria da evolução?
Fígols: Sim, mas o primeiro impulso para escrever sobre a teoria da evolução me ocorreu no dia em que meu filho de nove anos foi encarregado de começar uma redação com a frase "o homem no passado era um macaco que vivia nas árvores".

La Vanguardia: E não é assim?
Fígols: Essa frase não descreve um fato, mas a deformação de uma teoria. Não é difícil detectar falhas importantes na teoria neodarwinista dominante; muitos dados de microbiologia e paleontologia a contradizem. Dados dos quais se aproveitam os proponentes do chamado "criacionismo", que nega a evolução.

La Vanguardia: O senhor propõe um terceiro caminho?
Fígols: Não sou ingênuo a ponto de propor resposta definitiva aos grandes enigmas da ciências, como por exemplo o das leis que regem a evolução ou o da origem do homem, mas creio que seja necessário abrir novas pistas ao pensamento.

La Vanguardia: Prossiga.
Fígols: No meu livro, Cosmos y Gea, parto do estudo de uma série de enigmas situados na fronteira entre a matéria e a vida e chego a uma nova relação entre a física e a biologia para tratar da questão fundamental: qual é a origem da vida?

La Vanguardia: E qual é a resposta?
Fígols: Relato as pesquisas em busca das leis próprias daquilo é vivo, conectadas intimamente tanto às forças terrestres quanto às provenientes do cosmos distante. E proponho novas hipóteses para os enigmas clássicos da origem das espécies, as extinções catastróficas maciças e o surgimento do Homo sapiens.

La Vanguardia: Surgimento?
Fígols: Sim, surgimento. Defendo a hipótese de que o homem é o protótipo ou a célula mater de toda evolução terrestre; ou seja, não evoluímos a partir de qualquer organismo especializado.

La Vanguardia: Não viemos dos macacos, dos vertebrados, dos peixes?
Fígols: O homem tem sua própria origem, independente, que ainda hoje podemos testemunhar no desenvolvimento do embrião humano.

La Vanguardia: Ao que o senhor se refere?
Fígols: A embriologia demonstrou que os símios possuem características humanas essenciais, mas o feto humano nada tem de macaco ou outro animal conhecido.

La Vanguardia: Para onde nos leva essa observação?
Fígols: Com base em seu aspecto atual, o homem representa o mamífero bípede primordial, com um cérebro grande, surgido de uma forma primógena que serviria de origem a todos os animais vertebrados.

La Vanguardia: Explique melhor.
Fígols: As constatações embriológicas e anatômicas são bastante contundentes, mas os paleontólogos sempre se obcecam por encontrar o antepassado símio. A verdade é que todos os fósseis encontrados mostram que eles são claramente seres pós-humanos, ou seja, formas surgidas de um ascendente humano e comprometidas em um processo natural de desumanização.

La Vanguardia: Causado por quê?
Fígols: Segundo Westenhöfer, a perturbações climáticas e grandes acidentes geológicos que forçaram uma mudança de alimentação.

La Vanguardia: Surpreendente.
Fígols: Poderíamos propor que o propósito remoto da evolução talvez fosse o surgimento e desenvolvimento do homem na Terra. De forma que aquilo que vemos em nosso redor como reinos mineral, vegetal e animal não seriam nossos antecedentes, mas os restos deixados no percurso de um ser arquetípico.

La Vanguardia: O senhor quer dizer que já chegamos ao final do percurso?
Fígols: Depois de uma longa evolução histórica, chegamos à consciência de nós mesmos e à liberdade de escolha. Ou permanecemos nos vendo como simples criaturas da natureza ou recordamos nossas verdadeiras origens e progredimos rumo a um novo desenvolvimento.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!