Software que analisa imagens 3D pode identificar 700 síndromes em criançasSão Paulo - Técnica se baseia na sincronia da face com genes durante o desenvolvimento para diagnosticar síndromes por imagens da região.
Pesquisadores do
UCL Institute of Child Health, em Londres, desenvolveram um software que identifica mais de 700 síndromes em crianças pela análise de imagens faciais em 3D, revelou a instituição nesta segunda-feira (10/09).
A técnica, apresentada no BA Festival of Science, se baseia sincronia da face com o cérebro durante o desenvolvimento de um ser humano, além de sofrer influências genéticas. Por isso, muitas síndromes podem ter nas características faciais a primeira pista para um diagnóstico exato - o software garante 90% de precisão.
O pesquisador mostrou, durante o festival, como a face pode ser capturada em fotografias tridimensionais e como analisá-la para saber se os genes têm alterações.
O software pode ainda comparar o rosto da criança analisada com outros grupos que possuem determinada condição genética pela seleção das síndromes mais parecidas.
Com uso da técnica, o processo de diagnóstico se torna mais rápido e barato.
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/09/10/idgnoticia.2007-09-10.0716938331/