Essas perguntas estão no final do segundo capítulo do fabuloso livro
como a mente funciona, do Steven Pinker. Após uma extensa argumentação sobre a teoria computacional da mente e sobre como a consciência poderia emergir no cérebro, ele questiona:
* Se um dia conseguirmos reproduzir o processamento de informações na mente humana como um enorme programa de computador, o computador que rodasse o programa seria consciente?
* E se pegássemos esse programa e treinássemos numjerosas pessoas, digamos, a população da China, para reter os dados na mente e executar as etapas? Haveria uma consciência gigantesca pairando sobre a China, separada da consciência dos bilhões de indivíduos? Se eles estivesse implementando o estado cerebral de uma dor agonizante, haveria uma entidade que realmente stivesse sentindo dor, mesmo que cada cidadão estivese alegre e lépido?
* Suponhamos que a área receptora visual na parte posterior do seu cérebro fosse separada cirurgicamente do resto e permanecesse viva em seu crânio, recebendo
inputs dos olhos. Por todos os critérios comportamentais, você está cego. Existe uma consciência visual muda mas totalmente alerta isolada na parte posterior de sua cabeça? E se ela fosse removida e mantida viva em uma placa?
* Sua experiência do vermelho pode ser igual à minha experiência do verde? É verdade que você poderia rotular a grama de "verde" e os tomates de "vermelho", assim como eu, mas talvez você realmente
veja a grama como tendo a cor que eu, se estivesse no seu lugar, designaria por vermelho.
* Poderiam existir zumbis? Isto é, poderia existir um andróide improvisado para agir de um modo tão inteligente e emocional quanto você e eu mas no qual não houvesse "ninguém em casa", que estivesse
vendo ou
sentindo alguma coisa? Como eu vou saber que
você não é um zumbi?
* Se alguém pudesse transferir para a memória de um computador o estado de meu cérebro e copiá-lo em outra coleção de moléculas, ele teria a minha consciência? Se alguém destruísse o original mas a duplicata continuasse a viver a minha vida, pensar meus pensamentos e sentir meus sentimentos, eu teria sido assassinado? O capitão Kirk era exterminado e substituído por um gêmeo toda vez que entrava na sala de transporte?
* Como é ser um morcego? Os besouros apreciam o sexo? Uma minhoca grita silenciosamente quando um pescador a empala no anzol?
* Cirurgiões substituem um de seus neurônios por um chip que reproduz as funções de input-output. Você se sente e se comporta exatamente como antes. Depois eles substituem um segundo neurônio, um terceiro, e assim por diante, até que uma parte cada vez maior de seu cérebro passa a ser de silício. Como cada microchip faz exatamente o que o neurõnio fazia, em você o comportamento e a memória nunca mudam. Você chega a notar a diferença? Isso é como morrer? Há alguma
outra entidade consciente insalando-se em você?
Divirtam-se, hehe...