Autor Tópico: Cursos instrumentais de idiomas  (Lida 2558 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Cursos instrumentais de idiomas
« Online: 15 de Setembro de 2007, 18:30:36 »
Alguém aqui já fez um curso de idioma em modalidade instrumental? Será que vale a pena? Mais especificamente, será que alguém aqui já fez um curso de alemão instrumental? Se arrependeu?

Eu estou pensando em entrar em um curso desses no semestre que vem, primeiro porque já faço outros dois cursos de idiomas simultaneamente em modalidade tradicional atualmente e não tenho fôlego para um terceiro. Segundo porque não quero esperar oito anos para dominar o alemão em nível avançado quando para mim já seria extremamente satisfatório ter capacidade de leitura e existem cursos intrumentais por aí com duração de apenas um ano...

Que acham?
« Última modificação: 15 de Setembro de 2007, 18:34:10 por Uílai »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Cursos instrumentais de idiomas
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:34:06 »
 :P Eu acho que é muito bom que tenha voltado Willy Nilly.  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:35:40 »
Infelizmente não é para ficar :P  Só vim consultar o glorioso oráculo do CC :lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:40:09 »
faz como eu e desiste do alemão hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:50:57 »
faz como eu e desiste do alemão hehe

Por que desistiu, Bruno?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:58:50 »
na época havia feito por dois anos e aí mudei pra ribeirão. acabei me acomodando na hora de recomeçar e hoje me lembro tão pouco que nem sei se vale mais a pena. ainda mais porque em são paulo a mensalidade no goethe deve girar em torno de uns 300 ou 400 reais, e professor particular não fica muito atrás.
alemão é meio desanimador... pra se falar bem, só depois de muito, muito tempo. preferi aprender outros idiomas. mas ando pensando em voltar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2007, 20:03:16 »
Por isso mesmo que estou interessado em um curso instrumental. Alemão é muito, muito difícil! E leva muito tempo até ser dominado, nos oito, nove anos que leva para ir do básico ao fim do avançado é possível aprender umas duas ou três línguas latinas - que é o que estou fazendo, estudando francês e espanhol. Em compensação o alemão é um idioma muito importante nas áreas de engenharia e de química. Ser capaz de ao menos ler textos técnicos nesse idioma me interessa muito.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2007, 20:11:46 »
Como ex-professor de inglês eu te digo o seguinte: curso de idiomas é uma perda de tempo se você não é preguiçoso. Eles fazem um curso for dummies, extremamente lento.

Quanto ao alemão instrumental, depende do uso que você vai dar. Se é só pra ler mesmo, acho que é uma boa se for barato. Senão, compre um dicionário e se vire sozinho, que você não é quadrado. :D
« Última modificação: 15 de Setembro de 2007, 20:14:05 por Worf »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2007, 20:21:24 »
Eu sou meio preguiçoso sim :oops:  Só há duas coisas que me motivam a estudar: saber que estou pagando por isso - e portanto, não estudar representa desperdício de dinheiro - ou a vaidade de tirar notas mais altas que meus colegas e me fingir de humilde e modesto quando dizem que sou inteligente  :P

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2007, 20:29:00 »
Eu sei como é isso. :lol:
Você mora em SP? Lá na usp tem curso instrumental de alemão pra filosofia, tem também uns cursos baratos dados pelo centro acadêmico, e vários professores particulares. Lá na poli tem um curso de alemão, também. Uma amiga minha faz.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2007, 20:34:18 »
Eu sei como é isso. :lol:
Você mora em SP? Lá na usp tem curso instrumental de alemão pra filosofia, tem também uns cursos baratos dados pelo centro acadêmico, e vários professores particulares.

Não, moro em São Carlos, interior de SP. Tem curso de Alemão na minha universidade, a UFSCar, mas é do tradicional e só abriu uma turma até hoje, pois o curso é oferecido apenas como um "laboratório" de um projeto de pós-graduação em lingüística. Eu me inscrevi para ser cobaia, digo, aluno, mas não fui escolhido, parece que os estudantes tinham que ter um perfil específico para serem selecionados, e esse não era o meu caso. Na USP-São Carlos eu não sei; só sei que eles oferecem cursos de espanhol e francês lá, mas quanto ao alemão não estou informado.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2007, 20:36:41 »
São Carlos não tem letras, né? Você mora no paraíso das exatas. :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2007, 20:40:31 »
São Carlos não tem letras, né? Você mora no paraíso das exatas. :P

Tem sim, na UFSCar. Tem vários cursos de humanas, inclusive Filosofia, mas o curso de Letras daqui é fraquinho, só tem Inglês e Espanhol. Bom mesmo é o da Unesp, em Araraquara, vizinha e eterna rival de Sanca City.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:41:55 »
Apesar de não ser instrumental, verifique se essa alternativa abaixo não poderia servir p/ você:
http://www.deutsche-welle.de/dw/0,2142,2594,00.html
http://www.deutsche-welle.de/dw/0,2142,2199,00.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:52:17 »
Curso on-line tem aquele problema que eu comentei com o Worf: não tenho disciplina para isso :(  Se eu não estiver pagando não levo a sério...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2007, 14:00:45 »
Eu sou meio preguiçoso sim :oops:  Só há duas coisas que me motivam a estudar: saber que estou pagando por isso - e portanto, não estudar representa desperdício de dinheiro - ou a vaidade de tirar notas mais altas que meus colegas e me fingir de humilde e modesto quando dizem que sou inteligente  :P

hahaha sou igualzinho...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!