Autor Tópico: [RainorX] Licença maternidade, concorda? [/RainorX]  (Lida 1309 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
[RainorX] Licença maternidade, concorda? [/RainorX]
« Online: 16 de Setembro de 2007, 17:27:01 »
(Não é uma paródia)

Eu nem sei exatamente como isso funciona... então ao mesmo tempo é um questionamento no sentido não de perguntar se a coisa está correta como é, mas sim de perguntar como é mesmo...

Eu acho que seria correto se houvesse um tipo de abatimento do salário, meio como se a mulher que julgasse haver probabilidade considerável de engravidar inesperadamente, pagasse uma mensalidade de um seguro. Esse seguro quando "sacado" seria tanto para o próprio ganho dela durante a licença maternidade, quanto como uma espécie de ressarcimento da empresa por ela não estar lá trabalhando, o que envolve algum um custo/prejuízo.

Eu acho que possivelmente, ainda que não seja assim oficialmente, se é que não é, talvez acabe sendo na prática, o que talvez explicasse aquilo que eventualmente se aponta de que homens ganham mais que mulheres nos mesmos cargos (talvez, não sei).

Assim a oficialização de algo assim, se é que já não é oficial, apenas deixaria a coisa mais transparente. Possivelmente haveria menor resistência à contratação de mulheres, se é que isso é um problema, uma vez que elas não teriam um custo potencial maior que os homens, e mesmo quando eventualmente tivessem, já haveria o mecanismo para compensar isso. (Imagino que mesmo que uma espécie de seguro fosse "terceirizada", ou seja, não havendo essas diferenças contratuais entre homens e mulheres, de qualquer forma o custo final de uma empresa que contratasse menos mulheres seria menor)

Não sendo assim, imagino que sejam meio que direitos "puros", simplesmente legalizados pelo apelo popular mas sem se pensar/estabelecer bem o que isso representaria ao empregador (a viabilidade financeira para a empresa), que em muitos casos não é um cara com smoking, cartola e monóculo que acende cigarros com notas de cem dólares.

Mas como eu disse repetidas vezes, não sei de nada.

rizk

• Visitante
Re: [RainorX] Licença maternidade, concorda? [/RainorX]
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2007, 17:54:47 »
Licença maternidade é como licença pra tratamento médico, mas com prazo determinado para acabar. Não sei se os 4 meses já entraram em vigor. Mas enfim.

Toda mulher que PLANEJA ter filhos vai fazendo um fundinho de caixa - se não isso, vai adquirindo enxoval e coisinhas, o que dá mais ou menos na mesma. Esse seu seguro teria que ser compulsório para mulheres em idade reprodutiva, BB.
Geraria problemas muito mais graves: se você vai cobrar da cidadã pra ela poder ter filhos, em duas ou três gerações os salários vão ter aumentado animalmente e o capitalismo vai acabar falindo, assim. A "mulher moderna" já não vê muitas vantagens em ter filho... se for cobrar seguro-gravidez dela, aí fodeu.

Lembrei agora que ouvi uma explicação muito curiosa para o fato de, entre pessoas civilizadas, as mulheres ganharem menos exercendo a mesma função: mulher não tem o hábito de exigir aumento; ela costuma ficar esperando reconhecimento e consequente promoção. Os homens já sabem fazer "marketing pessoal" melhor: confia no taco e vai lá exigir. Faz algum sentido para mim, mas não ponho a mão no fogo por isso. Quem curte determinismo biológico pode vir a gostar da teoria. Fica a idéia.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:12:12 »
Hehe, botaram meu nome no título do tópico, obrigado.

Eu sou favorável à licença maternidade mas não da forma como é hoje. Acho que dois meses seriam suficiente e não geraria tanta pressão dos patrões no sentido de não contratar mulheres. Sou contra licença pra quem adota, acho totalmente descabido isso. Na verdade, acredito que todo o tipo de "estímulo" à concepção deveria ser evitado e deveria haver prêmios para quem abdicasse de ter filhos, mas isso é outra história, não muito pertinente a esse tópico.

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:26:49 »
Hehe, botaram meu nome no título do tópico, obrigado.

Eu sou favorável à licença maternidade mas não da forma como é hoje. Acho que dois meses seriam suficiente e não geraria tanta pressão dos patrões no sentido de não contratar mulheres. Sou contra licença pra quem adota, acho totalmente descabido isso. Na verdade, acredito que todo o tipo de "estímulo" à concepção deveria ser evitado e deveria haver prêmios para quem abdicasse de ter filhos, mas isso é outra história, não muito pertinente a esse tópico.

Fosse meu nome no título de um tópico, ainda mais com um "(Não é uma paródia)" embaixo, a última coisa que faria seria agradecer. Mas opinião é como cu, etc.

Nisso de desestimular a concepção, a Europa hoje sofre por falta de mão de obra e os estados estão tendo que pagar ANOS de licença maternidade pra ver se a mulherada resolve se reproduzir. Vi no jornal que não sei quem propôs dias oficiais da foda, em que as pessoas têm falta abonada para ficar em casa tentando arrumar nenês. Isso que é vida, meu deus. Enfim, o colega que é liberalóide "cada um por si e a Mão Invisível por todos" deve certamente entender que há necessidade de gente para produzir as coisas, hm, e que pra manter a população há a necessidade de um filho por casal, e que em 2000 o nosso censo indicava uma média de 2,3 filhos por mãe, e que se não incentivar, a gente vai entar em crescimento negativo e estourar a previdência de uma vez por todas.   

(eu particularmente não consigo entender como é que você bota um filho no mundo e larga ele com uma pessoa estranha antes mesmo de ele aprender a falar. Se um dia eu tiver filhos, vai ser de quem possa me sustentar e à criança por 3 anos - e sem soltar um pio)

Já tem prêmio pra quem abdica de ter filho: carreira de sucesso, dinheiro, autonomia e barriguinha enxuta para sempre. E muita mulher já se deu conta disso.  ::)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:50:58 »
Na verdade isso é muito ruim para a mulher, esse grande tempo que lhe é de direito, é um motivo para as empresas fecharem as portas para a contratação de mulheres.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:55:21 »

Fosse meu nome no título de um tópico, ainda mais com um "(Não é uma paródia)" embaixo, a última coisa que faria seria agradecer. Mas opinião é como cu, etc.

[/quote]

? Não entendi como uma ofensa. Acho que ele apenas fez um tópico na linha dos que eu estava fazendo. Mas mesmo que fosse deboche, não tem problema, são apenas palavras. =)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:07:04 »
Não foi deboche, ofensa nem elogio.... só piada.... por coincidência ele estava fazendo uns tópicos numa certa temática, e eu tinha esse e um outro também mais ou menos parecidos...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:20:41 »
Licença maternidade é como licença pra tratamento médico, mas com prazo determinado para acabar. Não sei se os 4 meses já entraram em vigor. Mas enfim.

Toda mulher que PLANEJA ter filhos vai fazendo um fundinho de caixa - se não isso, vai adquirindo enxoval e coisinhas, o que dá mais ou menos na mesma. Esse seu seguro teria que ser compulsório para mulheres em idade reprodutiva, BB.
Geraria problemas muito mais graves: se você vai cobrar da cidadã pra ela poder ter filhos, em duas ou três gerações os salários vão ter aumentado animalmente e o capitalismo vai acabar falindo, assim. A "mulher moderna" já não vê muitas vantagens em ter filho... se for cobrar seguro-gravidez dela, aí fodeu.

Lembrei agora que ouvi uma explicação muito curiosa para o fato de, entre pessoas civilizadas, as mulheres ganharem menos exercendo a mesma função: mulher não tem o hábito de exigir aumento; ela costuma ficar esperando reconhecimento e consequente promoção. Os homens já sabem fazer "marketing pessoal" melhor: confia no taco e vai lá exigir. Faz algum sentido para mim, mas não ponho a mão no fogo por isso. Quem curte determinismo biológico pode vir a gostar da teoria. Fica a idéia.

Eu não vejo como tendo que ser compulsório; poderia ser que a mulher simplesmente não enxergasse como provável engravidar dentro de tantos anos, e então não decidisse fazer. Mas aí então estaria também sem os benefícios caso ocorresse por acidente.

Eu acho importante essa distinção, porqeu uma licença médica visa suprir algo mais imprevisível, acidente, enquanto gravidez não é algo exatamente aleatório, mas teoricamente pode ser planejado ou inversamente, evitado com certa segurança.

Bem, mas sei lá. Se gravidezes no mundo profissional acabam sendo estatisticamente pouco diferenciáveis de acidentes mais aleatórios, em vez de ser um acidente de grande propensão fazendo com que as mulheres sejam realmente significativamente mais custosas, então tudo bem. Aí não seria esse o problema dos salários e discriminação, eu acho que tudo bem.

Sobre na Europa estarem precisando de leis ou qualquer incentivo pró-procriação, tanto melhor. Melhor para os trabalhadores do país que devem ter bons salários por serem mão de obra escassa; melhor para imigrantes, que, fora xenofobia, provavelmente terão oportunidade de empregos por lá; melhor para o planeta (e todos seus habitantes, humanos, inclusive) que fica menos apinhado de gente. 6,5 bilhões já está de bom tamanho, grande até demais. Acho ainda que países cheios de crianças abandonadas que poderiam ir para adoção talvez devessem tentar "fazer negócio" com esses países nesse tipo de "déficit populacional" ou o que quer que seja... não para fabricar salsichas ou trabalho infantil, mas para fomentar a adoção.... tanto melhor, todos benefícios da m/paternidade, sem o inconveniente da gravidez, útero aumentando 500 vezes de tamanho, parto, vômito, e quetzalcoatl sabe mais o quê...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:26:12 »
Sobre na Europa estarem precisando de leis ou qualquer incentivo pró-procriação, tanto melhor. Melhor para os trabalhadores do país que devem ter bons salários por serem mão de obra escassa; melhor para imigrantes, que, fora xenofobia, provavelmente terão oportunidade de empregos por lá; melhor para o planeta (e todos seus habitantes, humanos, inclusive) que fica menos apinhado de gente. 6,5 bilhões já está de bom tamanho, grande até demais. Acho ainda que países cheios de crianças abandonadas que poderiam ir para adoção talvez devessem tentar "fazer negócio" com esses países nesse tipo de "déficit populacional" ou o que quer que seja... não para fabricar salsichas ou trabalho infantil, mas para fomentar a adoção.... tanto melhor, todos benefícios da m/paternidade, sem o inconveniente da gravidez, útero aumentando 500 vezes de tamanho, parto, vômito, e quetzalcoatl sabe mais o quê...
É verdade. Um incentico à imigração seria mais legal que promover a procriação, no entanto, a Europa claro quer manter suas etnias. É difícil falar sobre isso, tem muita coisa no meio. Mas poderia achar um meio termo, incentivar a entrada de imigrantes é uma boa para diminuir a pobreza no mundo, e evitar ainda mais o aumento da já grande população humana.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:37:13 »
Fugindo um pouco do assunto, muito bons os tópicos abertos hoje no Clube Cético com vários temas. Gostei.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:38:01 »
É. Fórum bombando hoje!

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:39:21 »
Mas o clima está quente em algumas discussões! fazia tempo que eu não via isso aqui

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2007, 01:13:18 »
Não sei não, quanto a isso de mulher de mulher ser discriminada por poder engravidar. Não faz sentido NENHUM e só pode acontecer num lugar que tenha alta taxa de desemprego e baixa qualificação da mão de obra, sabem. No futuro, não vai ter mão-de-obra suficiente e as empresas terão que pagar salários mais altos. Por outro lado, a mulher que está sujeita a não ter emprego por poder ter filhos e que não quer perder o emprego vai tomar precauções para não engravidar. Ao mesmo tempo, eu mesma conheço gente que voltou ao trabalho antes de acabar a licença, que entrou em trabalho de parto quando estava dando aula, que ajeitou tudo de modo que pudesse trabalhar de casa durante a licença, etc.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!