Autor Tópico: Telescópio Hubble já tem substituto, mais potente  (Lida 734 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Telescópio Hubble já tem substituto, mais potente
« Online: 31 de Maio de 2005, 13:17:03 »
Telescópio Hubble já tem substituto, mais potente

Webb deve entrar em operação em 2012 e vai captar sem distorções o nascimento de estrelas e a formação de galáxias

Washington - O telescópio espacial Hubble, a menina dos olhos da astronomia durante os últimos 15 anos, já tem um substituto para a próxima década. Trata-se do Webb, que deve entrar em operação em 2012, ano em que o Hubble vai se destruir quando entrar na atmosfera terrestre.

"O novo telescópio será melhor, maior e terá capacidade para funcionar em uma nova longitude de onda", informou George Rieke, o astrônomo da Universidade do Arizona que comanda o desenvolvimento do instrumento para a Nasa.

Com um espelho dobrável de 6,5 metros, o Webb poderá trabalhar com longitudes de onda que irão variar de 0,6 a 28 micrômetros. Além disso, terá como observar sem distorções o nascimento de estrelas e a formação de galáxias na eterna expansão do universo.

Um escudo bloqueará a luz do Sol, da Terra e da Lua. O novo telescópio, de sete toneladas, será colocado em órbita por um foguete Ariane 5 da Agência Espacial Européia (ESA), a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, no que os astrônomos denominam Ponto Lagrange 2.

O Webb, que está sendo desenvolvido pela empresa Northrop Grumman Space Technology, também terá câmeras infravermelhas, um espectrômetro e outras câmeras focalizadas no ponto médio do espectro infravermelho. Segundo o astrônomo, a construção foi orçada em US$ 1,5 bilhão, mas essa quantia já subiu para US$ 2,5 bilhões.

Possibilidades de observação

Rieke afirmou que o Webb abrirá uma enorme gama de possibilidades na observação do universo, como aconteceu na última década com o Hubble.

A eficiência do telescópio que atualmente se encontra no espaço decorreu, principalmente, da capacidade dele de esquadrinhar à vontade os limites mais remotos do universo. Isso porque o fato de estar em órbita permitia que evitasse as distorções criadas pela atmosfera Terrestre.

No entanto, depois de quase 15 anos de trabalho, o Hubble começou a sofrer com o desgaste das baterias, as imperfeições dos giroscópios e a rejeição das autoridades da Nasa em enviar missões tripuladas para repará-lo.

Mutilado e sem esperanças de reparação, o Hubble - que constatou a existência dos buracos negros, dos quasares e de misteriosos sóis nos limites do universo - será puxado pela gravidade da Terra.

A morte, decretada há um ano pelo então administrador da Nasa, Sean O´Keefe, foi objeto de fortes protestos da comunidade científica, que acusa a agência espacial de cruzar os braços para a perda de um de seus instrumentos mais valiosos.



fonte: http://www13.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/mai/31/64.htm


[ ]´s

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.: Telescópio Hubble já tem substituto, mais potente
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2005, 13:21:56 »
ei, tinham que deixar ele lá como museu...

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.: Telescópio Hubble já tem substituto, mais potente
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2005, 13:22:38 »
longuitude de onda???

APODman

  • Visitante
Re: Re.: Telescópio Hubble já tem substituto, mais potente
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2005, 13:29:40 »
Citação de: osias
longuitude de onda???


Psssssiu !  :cala:



[ ]´s

Offline Esperto

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.154
Re.: Telescópio Hubble já tem substituto, mais potente
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2005, 15:15:01 »
traduziram errado, é comprimento de onda...
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!