Autor Tópico: A maconha de Gil  (Lida 1217 vezes)

Rhyan

• Visitante
A maconha de Gil
« Online: 31 de Maio de 2005, 16:07:16 »
31/05/2005
A maconha de Gil

Não se tinha notícia, até a sabatina realizada pela Folha com Gilberto Gil, de um de servidor público em cargo tão alto como o de ministro reconhecer ter fumado maconha por tanto tempo. Só parou, segundo ele, aos 50 anos de idade. A partir daí, ele defendeu a descriminalização da droga. Talvez ele choque muita gente, mas ele está propondo o que deve ser proposto: quem usa drogas não é delinquente, mas, se for o caso, paciente.

O papel do Estado é, de um lado, punir o traficante, mas, de outro, ajudar o consumidor para evitar que seja dependente. É a posição do ministro e das pessoas sensatas do país, preocupadas com a saúde pública. Muita gente vai gritar, dizer que o ministro está dando mau exemplo, que a liberalização ajudaria a disseminação das drogas. Ocorre que, nesse campo, o melhor que se consegue (infelizmente) é reduzir o dano.

Há também uma hipocrisia óbvia: no país em que fabricante de cigarro consegue selo de responsabilidade social (e até patrocina eventos do terceiro setor), fica meio ridículo demonizar a maconha, cujos efeitos para a saúde pública são infinitamente menores do que os do cigarro.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult508u245.shtml

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: A maconha de Gil
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2005, 16:32:15 »
Legal.

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2005, 17:17:12 »
Também sou a favor da descriminalização. Não sou usuário habitual de drogas, mas já consumi maconha, lança e LSD (sem falar de bebida alcoólica socialmente). Não imagino ser o "cão chupando manga" por isso.

Offline LorD

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2005, 17:41:43 »
Sinceramente, se cigarro é legalizado, não vejo o porque da maconha não ser.
Não importa se vicia mais ou menos, se faz mais ou menos mal, os dois viciam e os dois fazem mal. Mas só porque é permitido ninguém é obrigado a fumar!
:louva:  Worship me :louva:

Civilization Rules!

A luz tem aceleração?

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2005, 17:56:26 »
pra mim droga é droga, e deve ser controlado pelo ministério da saúde, assim como existem drogas de consumo controlado, como tarjas preta, a maconha, cocaína, e etc, só deveriam ser liberadas para fins terapeuticos, se tiverem claro, e com receita médica, já que tem elevado risco de gerar dependência química, e o mesmo deveria valer para o cigarro e bebidas alcoólicas.
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2005, 18:45:26 »
Bah, o governo também tem que proibir cigarro e álcool e carne de porco, então.

Descriminalizar prática social é muito bom, as pessoas que a lei rege nunca são as mesmas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2005, 14:23:07 »
não sei se a maconha faz tanto ou menos mal quanto o cigarro não... talvez em se tratando de pulmão, sim. mas , não sei se há algum estudo comprovando isso, o sujeito depois de uns anos de uso assíduo de maconha fica meio lesado. pra mim isso é bem grave....
já usei algumas vezes, to com medo de estar mais lesado hoje do que antes e sei lá se uso de novo. mas acho a descriminalização um bom passo..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: A maconha de Gil
« Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2005, 16:02:47 »
Citação de: bruno
não sei se a maconha faz tanto ou menos mal quanto o cigarro não... talvez em se tratando de pulmão, sim. mas , não sei se há algum estudo comprovando isso, o sujeito depois de uns anos de uso assíduo de maconha fica meio lesado. pra mim isso é bem grave....
já usei algumas vezes, to com medo de estar mais lesado hoje do que antes e sei lá se uso de novo. mas acho a descriminalização um bom passo..
Eu sou lesado e nunca fumei... :hihi:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: A maconha de Gil
« Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2005, 16:36:33 »
Citação de: Alenônimo
Citação de: bruno
Eu sou lesado e nunca fumei... :hihi:

é, porque eu to achando que to ficando um pouco louco.. sei lá, meu raciocínio lógico costumava ser mais apurado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!