Autor Tópico: Projeto "deus na escola" aprovado em SP  (Lida 3779 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re: Projeto "deus na escola" aprovado em SP
« Resposta #25 Online: 29 de Setembro de 2007, 07:01:10 »
Você é a favor de castigos físicos?

Lela, não sou não, mas entre ter que ficar ouvindo música do Padre Marcelo ou um castigo físico acho que com o castigo físico  o sofrimento é menor :D...
"Deus prefere os ateus"

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #26 Online: 29 de Setembro de 2007, 14:23:50 »
Você é a favor de castigos físicos?

Lela, não sou não, mas entre ter que ficar ouvindo música do Padre Marcelo ou um castigo físico acho que com o castigo físico  o sofrimento é menor :D...

;P Firam meu corpo mas não minha mente?  :hihi:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Outubro de 2007, 07:32:59 »
Lela, na verdade é uma questão de optar pelo menor nível de dor :lol:...
"Deus prefere os ateus"

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Outubro de 2007, 21:21:42 »
Abaixo-assinado virtual contra o projeto:

http://www.ccr.org.br/a_iniciativa01.asp
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Suyndara

• Visitante
« Resposta #29 Online: 05 de Outubro de 2007, 11:42:30 »
Não adianta :)
Eu não consegui encontrar uma escola laica para meu filho, nem mesmo particular :ok:

Você é esposa do APODman, né?? É o filho de vocês dois?? De qualquer jeito, acho esquisito isso que você disse, porque pelo menos aqui em Salvador existem escolas conceituadas (conceituadas = APROVAM NO VESTIBULAR) laicas. Ou você diz que "não conseguiu achar" no sentido de não ter achado nenhuma boa?? Estranho...

Eu estudei a vida inteira no Salesiano... até gostava das aulas de religião, serviam pra gente descansar do resto. Mas no final acho que nem faz muita diferença a depender do colégio, o Salesiano era extremamente "suave", sendo católico. Nem primeira comunhão eu fiz. Minha irmã fez na gaiatice dela, só pra ir aos sábados pra escola e ficar de ti-ti-ti com as amigas, mas ela é tão atéia quanto eu.

Sim. Sou esposa do Apodman.

Não encontramos mesmo uma escola laica para nosso filho, as escolas públicas não possuem maternal e as particulares que encontramos todas eram religiosas (algumas bem radicais, por sinal). Nem digo que eu procurava uma "boa escola" pq para a série dele não existem tantas diferenças a não ser na "atenção" que é dada pelas professoras...

O barato é que ele sempre chega cantando: "sou florzinha de jesus...." :P

Quando ele crescer mais um pouquinho vai para uma escola rigorosa, e pelo que sei, a maioria delas são religiosas (presbiterianas, católicas, adventistas, etc).

O que sei é que se um dia meu filho sofrer preconceito de alguma forma na escola, o mundo cai abaixo :ok:

[]s

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #30 Online: 07 de Outubro de 2007, 11:17:25 »
Acho que até 5, 7 anos esse tipo de 'proteção' que sente não é perjudicial. Felizmente ele tem pais questionadores que farão com que outras idéias apareçam na sua cabeça... o resto ela faz sozinha :)

Paralelamente eu faço uma piada com o Guilherme (que está com 7 meses), quando fica olhando para a TV eu digo que ele tem a mentalidade do telespectador médio. "Gui, o representante do telespectador da TV. Quer o mordedor de peixinho, Gui ?"  :biglol:  :biglol:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #31 Online: 07 de Outubro de 2007, 11:18:56 »
Acho que o 'paralelo' ficou confuso: o que quis dizer é que com 5 ou 6 anos acreditar num criador benevolente e na inerente bondade dos adultos é normal e até desejável. Já com 40 anos a coisa complica, hehehe...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Suyndara

• Visitante
« Resposta #32 Online: 08 de Outubro de 2007, 11:05:02 »
Acho que o 'paralelo' ficou confuso: o que quis dizer é que com 5 ou 6 anos acreditar num criador benevolente e na inerente bondade dos adultos é normal e até desejável. Já com 40 anos a coisa complica, hehehe...

Sem dúvida :wink:

Até pq o lúdico faz parte da formação da criança :)

rizk

• Visitante
« Resposta #33 Online: 14 de Outubro de 2007, 04:34:22 »
13/10/2007 - 10h08
Governo veta projeto de lei "Deus na Escola" em São Paulo
Publicidade

da Folha de S.Paulo

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vetou o projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa que implementava o ensino religioso como atividade extracurricular e facultativa no ensino fundamental da rede estadual.

Como justificativa, Serra afirma que a decisão de incluir religião como disciplina extracurricular cabe às próprias escolas e não pode ser imposta pelo Executivo ou Legislativo.

Em seu veto, o governador cita a Lei de Diretrizes e Bases, que diz que as próprias escolas devem definir a parte diversificada do currículo (as matérias tradicionais, como português e matemática, seguem a base nacional obrigatória).

O projeto agora retorna para a Assembléia, onde o veto do governador será discutido e pode ser derrubado caso haja a concordância da maioria absoluta dos deputados.

A proposta, chamada de "Deus na Escola", é de autoria da deputada Maria Lúcia Amary, líder do PSDB na Assembléia. A assessoria de imprensa da parlamentar não conseguiu localizá-la ontem.

Na justificativa da proposta, Maria Lúcia afirma que a lei "visa possibilitar ao educando maior abertura e compromisso consigo mesmo, com o próximo e com Deus". Em artigo publicado pela Folha de S.Paulo, a deputada argumentou que o projeto "não pretende catequizar ninguém" nem escolher apenas uma religião a ser ensinada nas escolas.

No texto, ela afirmou ainda que 'tentar impedir a entrada de 'Deus na Escola' é, no mínimo, um ato antidemocrático'.

O projeto previa a criação de um "grupo de estudos formado por professores, pedagogos, estudiosos e representantes de diversas religiões para, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa, elaborarem um manual do projeto, homogêneo a todas as crenças".

Críticas

O projeto sobre o ensino religioso causou polêmica. Também em artigo publicado pela Folha, a professora Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da USP, disse que a proposta 'contraria o princípio da laicidade do Estado, viola o direito à igualdade e à liberdade de consciência e de crença, dos alunos e dos grupos religiosos'.

Fischmann, expert da Unesco para a Coalizão de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia, disse ainda que 'implantar a divindade como matéria escolar, mediante o conceito de que seria possível homogeneizar as religiões e espiritualidades como ato de Estado, pode desenvolver disposição psicológica para discriminar e excluir todos os que não se submetem a semelhante padrão homogêneo'.

Coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Ângela Soligo afirmou ontem que concorda com o veto do governador. 'Não cabe à escola ensinar religião', disse. 'Não há neutralidade nesse assunto. Há religiões que têm mais ou menos prestígio. Isso se refletiria na inclusão da disciplina.'

Outro veto

Também segundo publicação do 'Diário Oficial' de ontem, Serra vetou projeto que pretendia incluir no currículo das redes pública e privada, de forma obrigatória, a disciplina de meio ambiente e ecologia.

A matéria seria dada a estudantes da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. O programa foi proposto em 2004, pelo deputado Gilson de Souza (DEM).

Como justificativa para o veto, Serra utilizou o mesmo argumento do usado no "Deus na Escola", o de que a inclusão de uma disciplina extracurricular é prerrogativa de cada escola.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u336411.shtml

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Outubro de 2007, 10:35:44 »
dito e feito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Outubro de 2007, 11:41:17 »
""...No texto, ela afirmou ainda que 'tentar impedir a entrada de 'Deus na Escola' é, no mínimo, um ato antidemocrático'""...

Quero ver um desses defensores do ensino religioso defender a democracia quando seus filhos tiverem de assistir na escola o ensino de alguma religião não Cristã...

Todo hipócrita defende  o ensino de religião na escola desde que seja a sua própria religião  Cristã de um Deus branco e com cara de europeu...mas será que defenderiam a tal democracia se  fosse obrigatório também o ensino de alguma religião afro?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Outubro de 2007, 14:36:42 »
Religião deveria ser proibida para menores de 18 anos...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:10:28 »
Boa noticia (os vetos).

Concordo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #38 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:16:36 »
Faz total sentido

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!