Milhares de americanos, em sua maioria negros, protestaram nesta quinta-feira na pequena localidade de Jena, Louisiana, contra o racismo provocado por uma briga entre seis estudantes negros e um branco de uma escola da região.
A briga aconteceu quando um jovem negro tentou cruzar um limite imaginário para se sentar à sombra de uma "árvore branca", dentro de uma suposta área onde apenas brancos são bem-vindos em um colégio. Este fato desatou diversos enfrentamentos entre alunos.
No dia seguinte do incidente, apareceram nós de forca pendurados na árvore em questão por estudantes brancos, lembrando o violento racismo que assolava os EUA há quatro décadas.
A ira local foi ainda mais atiçada com a decisão de um superintendente escolar de invalidar a recomendação do diretor da escola de expulsar os jovens brancos que penduraram as cordas.
Os manifestantes que tomaram as ruas nesta quinta-feira chegaram em carros, ônibus e trens e agiram pacificamente, segundo imagens difundidas pela televisão desta localidade onde 85% dos seus 3.000 habitantes são negros.
A convocação para o protesto, feita pela internet por várias associações afro-americanas e de defesa dos direitos civis, ganhou força com o indiciamento dos seis jovens negros que em dezembro agrediram o adolescente branco, ferido levemente no incidente.
Último Segundo