Autor Tópico: Silueta de mulher girando: ilusão ótica ou truque?  (Lida 5288 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Silueta de mulher girando: ilusão ótica ou truque?
« Online: 20 de Setembro de 2007, 23:24:25 »

Recebi um email dizendo que a imagem acima aparentemente gira tanto no sentido horário quanto anti-horário....

Isso supostamente dependeria do lado predominante do cérebro em uso no momento...... anti-horarío seria predominância do lado esquerdo.

Na primeira vez que vi, parecia mesmo girar no sentido anti-horário... no email estava escrito, que, se por exemplo, ouvir música, ela pareceria girar no outro sentido... foi só pegar o fone de ouvido, e olhar de novo, que parecia já estar girando no outro sentido...

Mas ainda não estou bem certo se "é verdade", tanto a explicação dos lados do cérebro, quanto ser a mesma animação o tempo todo... tentei abrir no GIMP, mas eu não entendi direito, não sei como ver cada frame individualmente.....

Para ser "verdade", teria que ser possível, por exemplo, editar a mesma animação em duas versões, e colocar em uma o rosto (por exemplo) girando de acordo com um sentido, e em outra versão, no sentido oposto....

eu ainda não consegui visualizar isso.. parece impossível quando ela está "engatada" girando de um lado e não do outro, visualizar como seria do lado oposto....

Mas o princípio parece fazer sentido... ela não "gira" na verdade, nem tem muita distorção de perspectiva, o que ocorre é que tanto um braço (ou qualquer parte do corpo), seja indo ou vindo, é na verdade uma parte "aumentando" e "diminuindo", tanto faz o lado em que ela estivesse girando "de verdade"... mas me surpreende ser possível fazer isso numa figura tão assimétrica!

enfim, está a aí a ilusão, que talvez seja ilusória, não sei...

Ah, um detalhe: no opera, ela parece (para mim), girar muito lentaemnte.... no thunderbird e no firefox, ela gira mais rápido e ao menos para mim isso ajudou a ver ela mudar o sentido da rotação...... no opera parecia não mudar nunca.....

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Silueta de mulher girando: ilusão ótica ou truque?
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2007, 23:35:11 »
Não consegui ver nenhuma mudança, vou abrir esse gif e depois posto aqui.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2007, 23:46:59 »
sentido horário, só vejo sentido horário.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2007, 23:55:16 »
Achei em um outro fórum, dizem que é o mesmo gif, mais lento :

http://img205.imageshack.us/my.php?image=mulherquegira1fz0.gif

P.S. Consegui ver nos dois sentidos.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2007, 23:58:39 por 3xJ »

Donald Kendall

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2007, 00:31:10 »
eu ainda só consigo ver o anti-horário.
qualé o negócio, eu coloco uma música e vejo outro sentido?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2007, 00:40:26 »
Se "imaginar" (por falta de palavra melhor) que a perna levantada é a direita, ela gira em um sentido, sem "imaginar" que é a esquerda, gira em outro. É mais fácil no gif mais lento.

Donald Kendall

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2007, 01:01:11 »
Consegui enxergar!!!!!!! Mas realmente só no gif mais lento, e ela não executa o GIRO INTEIRO em "ambas" as direções, apenas metade em cada direção.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2007, 01:02:10 »
A imagem (o fato) é mais forte que minha imaginação, não consigo imaginar o contrário.

Vi isso em uma comunidade no Orkut essa semana, fiquei vários minutos olhando, uns dizem que olhando nos cantos superiores ela 'muda' de rotação, pra mim é babela.

Pura enrrolação, aposto o cara que criou isso já deve ter morrido de tanto rir da nossa cara.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2007, 01:27:12 »
A imagem (o fato) é mais forte que minha imaginação, não consigo imaginar o contrário.
Vi isso em uma comunidade no Orkut essa semana, fiquei vários minutos olhando, uns dizem que olhando nos cantos superiores ela 'muda' de rotação, pra mim é babela.
Pura enrrolação, aposto o cara que criou isso já deve ter morrido de tanto rir da nossa cara.

O 3xJ pode ter falado em "imaginação" mas não é pra levar ao pé da letra, eu abri o gif mais lento e de repente pam, enxerguei que realmente a mulher gira em "ambas" as direções ao mesmo tempo, você percebe isso com clareza maior quando os seios e o "rosto" dela não são visíveis. Não seja tão ranzinza!!! Mas compreendo como você se sente porque na época em que eram mania aquelas imagens impressas indecifráveis em 3D que a pessoa olhava e "via" uma figura tomar forma diante dos olhos eu olhava, olhava, olhava aquelas merdas e nunca conseguia enxergar porra de nada.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2007, 02:04:35 »
tentei inúmeras vezes, e resultado: somente sentido horário.
Também acho muito pouco provável ser possível vê-la rodando em ambos os sentidos.

obs.: analisei a imagem frame por frame, e ela realmente está girando em sentido horário. Só seria possível visualizar o contrário, se por alguma razão que desconheço, vc desconsiderar que os seios estão no lado oposto da bunda.

Edit: Em alguns pontos, você não consegue perceber qual perna está na frente, por motivo de como foi desenhada mesmo a mulher. Talvez aí esteja o grande pulo do gato. Mas considero esse lance de "lado do cérebro mais ativo" completamente descartado.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2007, 02:10:46 por Gregor Samsa »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2007, 02:27:19 »
Também acho muito pouco provável ser possível vê-la rodando em ambos os sentidos.

obs.: analisei a imagem frame por frame, e ela realmente está girando em sentido horário. Só seria possível visualizar o contrário, se por alguma razão que desconheço, vc desconsiderar que os seios estão no lado oposto da bunda.

Edit: Em alguns pontos, você não consegue perceber qual perna está na frente, por motivo de como foi desenhada mesmo a mulher. Talvez aí esteja o grande pulo do gato. Mas considero esse lance de "lado do cérebro mais ativo" completamente descartado.

Esse é um dos frames.

Não dá para afirmar qual perna esta na frente. Esse é o truque. No gif mais lento é mais fácil de visualizar.

Agora essa história de lado do cérebro acho que é furada.

Donald Kendall

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2007, 02:48:03 »
Horário.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2007, 03:56:02 »
po. entrei no tópico de novo e comecei a ver no sentido anti-horário. pisquei os olhos e está no sentido horário de novo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2007, 03:58:14 »
descobri como alterno; eu olho pra fora do gif, e fico com os olhos semi fechados de modo a tirar ele de foco. daí fico falando "anti-horário, anti-horário, anti-horário", faço força, olho e está anti-horário.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Setembro de 2007, 04:01:02 »
Esse é o lado "certo", pela sombra do pé dela, que "não faz sentido" no outro sentido.

Não, não precisa... :lol: basta você lembrar que, ela não está girando "de verdade".... assim, quando um braço, perna, peito ou nádega está se afastando, é essencialmente a mesma imagem que vemos do que quando estão vindo...

tirei uns snapshots e vou pintar no gimp para mostrar como o mesmo slide poderia ser tanto ela de frente quanto de costas...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Setembro de 2007, 04:22:58 »
?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Setembro de 2007, 04:25:13 »
É para mostrar como todos os slides podem ser tanto a frente quanto as costas dela, não há um movimento horário ou anti-horário definido senão pela sombra do pé (do outro pé, cuja sombra não aparece nesses slides)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Setembro de 2007, 04:26:27 »
hmmmmm. vero. não tinha percebido os paralelos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Setembro de 2007, 12:59:06 »

Pois é Buckaroo. Exatamente disso que eu estava falando, sobre o truque de em alguns pontos, você não conseguir perceber qual a perna está na frente. Portanto, está descartada a hipótese do "lado ativo do cérebro" interferir no lado para que a mulher gira.

Mas de qualquer forma é muito interessante a mecânica dessa animação. :)

Obs.: Nesse quadro superior direito, me parece que os pés estão apontando para o fundo do cenário, estando a mulher de costas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Setembro de 2007, 13:46:49 »
Pois é Buckaroo. Exatamente disso que eu estava falando, sobre o truque de em alguns pontos, você não conseguir perceber qual a perna está na frente. Portanto, está descartada a hipótese do "lado ativo do cérebro" interferir no lado para que a mulher gira.

Mas de qualquer forma é muito interessante a mecânica dessa animação. :)

Não é que haja um truque e que não se possa em alguns quadros discernir qual seria o lado para o qual ela gira "de verdade". É realmente indiferente, apenas pela sombra se poderia dizer, porque tudo que se tem é a silhueta.

Da mesma forma que eu usei o mesmo quadro para as duas posições, todos os demais poderiam ter sido pintados do mesmo modo, e se teria as animações com ela rodando para os dois sentidos, pintadas em cima da mesmíssima animação ambígua.

Obs.: Nesse quadro superior direito, me parece que os pés estão apontando para o fundo do cenário, estando a mulher de costas.
Não dá para afirmar isso, porque não há suficiente distorção de perspectiva, poderia igualmente ser que ela está com a perna direita mais afastada, também apontando para o fundo.

Eu não vejo como esse método levaria ao descarte da possibilidade de algo relacionado aos lados do cérebro, mas também não vejo a relação inicial de qualquer forma.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Setembro de 2007, 15:35:57 »
Haha, excelente isso.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Setembro de 2007, 15:46:03 »
descobri como alterno; eu olho pra fora do gif, e fico com os olhos semi fechados de modo a tirar ele de foco. daí fico falando "anti-horário, anti-horário, anti-horário", faço força, olho e está anti-horário.
Eu faço assim: desço a barra de rolagem da janela de modo a ver apenas a parte bem de baixo da figura, apenas os pés da mulher. Quando você observa apenas os pés, que são uma imagem mais simples, pode alternar mais facilmente para horário/anti-horário. Daí é só subir e ver o resto do corpo girando no sentido escolhido.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2007, 16:58:54 »
Muito foda.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2007, 18:38:12 »
Eu minha esposa olhamos juntos.

As mudanças ocorrem em momentos diferentes para nós dois, sendo que para ela muda mais vezes.

Muito louco... :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!