Recebi um email dizendo que a imagem acima aparentemente gira tanto no sentido horário quanto anti-horário....
Isso supostamente dependeria do lado predominante do cérebro em uso no momento...... anti-horarío seria predominância do lado esquerdo.
Na primeira vez que vi, parecia mesmo girar no sentido anti-horário... no email estava escrito, que, se por exemplo, ouvir música, ela pareceria girar no outro sentido... foi só pegar o fone de ouvido, e olhar de novo, que parecia já estar girando no outro sentido...
Mas ainda não estou bem certo se "é verdade", tanto a explicação dos lados do cérebro, quanto ser a mesma animação o tempo todo... tentei abrir no GIMP, mas eu não entendi direito, não sei como ver cada frame individualmente.....
Para ser "verdade", teria que ser possível, por exemplo, editar a mesma animação em duas versões, e colocar em uma o rosto (por exemplo) girando de acordo com um sentido, e em outra versão, no sentido oposto....
eu ainda não consegui visualizar isso.. parece impossível quando ela está "engatada" girando de um lado e não do outro, visualizar como seria do lado oposto....
Mas o princípio parece fazer sentido... ela não "gira" na verdade, nem tem muita distorção de perspectiva, o que ocorre é que tanto um braço (ou qualquer parte do corpo), seja indo ou vindo, é na verdade uma parte "aumentando" e "diminuindo", tanto faz o lado em que ela estivesse girando "de verdade"... mas me surpreende ser possível fazer isso numa figura tão assimétrica!
enfim, está a aí a ilusão, que talvez seja ilusória, não sei...
Ah, um detalhe: no opera, ela parece (para mim), girar muito lentaemnte.... no thunderbird e no firefox, ela gira mais rápido e ao menos para mim isso ajudou a ver ela mudar o sentido da rotação...... no opera parecia não mudar nunca.....