Coincidentemente um pouco antes do tópico do Anaximandro sobre "imortalidade quântica", pensava em postar esse que estou postando aqui....
tinha acabado de ver que havia um artigo na WP-en sobre diversas interpretações da MQ, quando eu só conhecia a de Copenhagen, Bohm, e "muitos mundos".
http://en.wikipedia.org/wiki/Interpretation_of_quantum_mechanics#Relational_quantum_mechanicsEu tinha ouvido de todas acompanhando superficialmente os debates do Fayman e outros por aí, e a de Copenhagen, ao menos para mim, da forma como era exposta, parecia "implicar" em interpretações similares à de muitos mundos, e essa na de "muitas mentes" (!), e todas eu acho um tanto.... ridículas..... preferia então a de Bohm, e alternativamente, tinha a "minha própria" "interpretação da interpretação" de Copenhagen, que acabou sendo coincidentemente um tanto similar à interpretação "relacional" da MQ, ao que me parece....
A minha posição geral é que..... variáveis ocultas não me parecem exatamente algo inesperado, na verdade, acho até bastante provável, intuitivamente apenas (não que intuição valha qualquer coisa, de qualquer forma)..... determinismo seria preferencial a uma espécie de "aleatoriedade inerente".... algo essencialmente diferente da "aleatoriedade determinista" de um sorteio "macroscópico" como o de uma megasena ou algo assim.... e por último, mas não menos importante, rejeito até a morte a importância de mentes/observadores como mais do que meros agentes que interagem de forma que não é significativamente diferente de qualquer outra interação material.... ou seja..... não acredito que o universo vá se formando ao nosso redor, que o passado tenha vindo a existir apenas a partir do momento em que mentes começaram a investigá-lo ou qualquer coisa do tipo..... mentes são apenas resultados da fisiologia dos cérebros, e nada "especial" no universo, em torno do qual universo(s) tenha(m) sido criado(s).
Qual a opinião de vocês? (Nesse universo)