Autor Tópico: Nova evidência de que Velociraptor tinha penas  (Lida 1351 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Nova evidência de que Velociraptor tinha penas
« Online: 21 de Setembro de 2007, 16:55:25 »
E, pelo padrão de como as penas estariam presas ao esqueleto, acho que também fortalece a hipótese desses dinossauros (e outros aparentados) serem as primeiras aves que perderam a capacidade de vôo.

http://www.sciencemag.org/cgi/content/full/317/5845/1721

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Nova evidência de que Velociraptor tinha penas
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2007, 15:30:10 »
Isso não me parece tão surpreendente! Pra mim ele sempre pareceu uma galinha crescida e atacada!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2007, 21:05:24 »
Não é exatamente surpreendente.... ainda que outro dinossauro cladisticamente previsto como possivelmente penado já tivesse sido encontrado sem impressões de penas (seria interessante talvez fazer o mesmo tipo de verificação...), apenas escamas e pele.

Eu particularmente esperava que, se esses dinossauros tivessem penas, e não fossem aves, mais provavelmente teriam penas "menos organizadas", sem esse padrão característico das asas das aves, ou talvez como seja com as "asas" do kiwi (mas não sei, estou só imaginando). Não quer dizer que eles necessariamente sejam aves, de qualquer forma, no sentido filogenético da questão (não seriam colocados filogenéticamente em algum lugar "após" Archaeopteryx), ainda que taxonômicamente talvez tivessem que ser ("retrocedendo" o "rótulo" taxonômico "aves" para antes de Archaeopteryx), se essas penas em formato de asas completarem o "checklist" de características que diferem entre eles e Archaeopteryx, o que não sei se é o caso (até a garra em formato de foice o Archaeopteryx tinha).

É interessante também por ser evidência mais forte, eu acho, do que as impressões encontradas em alguns outros dinossauros menores.... além de engrossar a soma de evidência de modo geral.... apesar de todas essas ligações entre dinossauros e aves, ainda tem um punhado de cientistas (uns dois ou três) que insiste que elas seriam descendentes na verdade de algum parente de Longisquama (avicephala, acho), por causa do crânio similar ao das aves (apesar do resto do corpo ter um jeitão de camaleão) e uma possível crista de plumas (mas que poderia ser também uma impressão de folhas ou de algum tecido em decomposição) ou mesmo asas análogas (como as de Draco volans e similares).....

Agora, muito provavelmente vão ter que no mínimo admitir com mais certeza (acho que já vinham fazendo, mas com uma certa relutância e ressalvas, colocando como possibilidade) que alguns terópodes na verdade são aves, o que enfraquece como um todo a argumentação de que as aves não poderiam ser terópodes...

(Meio redundante dizer, mas não custa nada tentar deixar mais claro: a possibilidade (ou confirmação) deles serem na verdade aves não implica, de qualquer forma, que as aves não sejam descendentes dos dinossauros, é apenas uma das implicações/admissões necessárias para se tentar salvar a hipótese de que as aves não seriam descendentes dos dinossauros...)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2007, 09:47:15 »
É possível que o tiranosauro na verdade fosse uma galinha gigante e mortífera? Fico imaginando aquele bicho com penas e crista...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2007, 10:58:48 »
Encontraram proto-penas (meio como as penas normais, mas sem as barbas, só a "haste" central (raque)) em ancestrais (ou, dizendo mais corretamente, parentes de ancestrais) dos tiranossauros (Dilong paradoxus) de tamanho comparativamente pequeno, cerca de 2m de comprimento apenas, mas pelo que eu sei, nos tiranossauros mesmo (e ancestrais de maior porte), só encontraram impressões de escamas. Uns acham que os tiranossauros mesmo poderiam ter tido penas enquanto filhotes, apesar disso.

Essas penas primitivas não tinham função aerodinâmica, mas de isolamento térmico, assim faria algum sentido que animais de grande porte não precisassem, porque pelo simples volume corporal acabam tendo o corpo quente (situção meio análoga aos elefantes e outros grandes mamíferos pré-históricos não terem pelos (com exceção dos mamutes e mastodontes das eras glaciais)); já os filhotes ainda poderiam "fazer uso" das penas porque um corpo pequeno perde calor mais facilmente.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2007, 13:18:53 »
Encontraram proto-penas (meio como as penas normais, mas sem as barbas, só a "haste" central (raque)) em ancestrais (ou, dizendo mais corretamente, parentes de ancestrais) dos tiranossauros (Dilong paradoxus) de tamanho comparativamente pequeno, cerca de 2m de comprimento apenas, mas pelo que eu sei, nos tiranossauros mesmo (e ancestrais de maior porte), só encontraram impressões de escamas. Uns acham que os tiranossauros mesmo poderiam ter tido penas enquanto filhotes, apesar disso.

Essas penas primitivas não tinham função aerodinâmica, mas de isolamento térmico, assim faria algum sentido que animais de grande porte não precisassem, porque pelo simples volume corporal acabam tendo o corpo quente (situção meio análoga aos elefantes e outros grandes mamíferos pré-históricos não terem pelos (com exceção dos mamutes e mastodontes das eras glaciais)); já os filhotes ainda poderiam "fazer uso" das penas porque um corpo pequeno perde calor mais facilmente.

Sei não, salvo engano meu, no período jurássico a Terra era MUITO quente. Salvo burrice minha, tínhamos florestas tropicais onde hoje são áreas temperadas. Não sei se havia gelo nos pólos...

Se era tão quente, qual será a utilidade das penas?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2007, 15:26:25 »
Acho que não tinha gelo nos polos, mas também não era toda a Terra torridamente quente. Havia uma boa quantidade de áreas temperadas moderadas/quentes (e umas poucas realmente frias).

Mas isso não importa tanto, isolamento térmico não serve apenas para proteger de frio extremo, mas também é bastante útil mesmo em temperaturas moderadas... onde provavelmente ainda haveriam dias (e principalmente noites) frias, de qualquer forma... podendo até para salvar a vida (principalmente de filhotes) de um frio causado, por exemplo, por se molhar acidentalmente, por chuva ou cair na água. Também, fora essas situações mais extremas, uma certa conservação de calor permite maior atividade. E, inversamente, abanar de proto-asas, ou mesmo agitar, arrepiando e contraindo as proto-penas no corpo todo ajudaria a dissipar o calor excessivo.

Fora isso, ainda há outras possibilidades de utilidades primitivas para as penas, como comunicação (exibição sexual, demonstração de agressividade/expressões [situações em que, por outro lado, seria mais esperado encontrá-las também em adultos]), impermeabilização (é algo meio relacionado ao isolamento térmico também - a "porosidade" das penas funcionaria melhor como impermeabilizante do que as escamas não "porosas"), ou mesmo uma origem aerodinâmica mesmo (hipótese menos preferida hoje em dia).

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2007, 20:32:13 »
Dinossauros são uma invenção maniqueísta da indústria cinematográfica holywoodiana junto com a CIA com o intuito de deflagrar inverdades acerca do passado materialista dialético da humanidade.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2007, 21:34:41 »
 :biglol:
Que é isso, um comunista fundamentalista cristão? Coisa meio rara.

No início, a humanidade e todas criaturas de Javé viviam pacificamente e em perfeita harmonia, pois tudo era tal como planejado por um ser inteligente (daí a necessidade de planificação econômica). Deus no entanto proibiu o ser humano de comer uma de das árvores, em metáfora ao pecado do capitalismo implanejado, impulsivo e inerentemente nocivo, mas o homem o desobedeceu, preferiu ouvir à serpente que tentou a sua ambição, oferecia perspectivas mais luxuosas, grandiosas, denegrindo o caráter do Deus-Estado, dizendo a Adão que ele determinava assim apenas porque queria ser "mais igual" que outros, o que é uma mentira, pois Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança.

A partir daí, surgiu a morte, a decadência e os demais pecados. Algum dia Jesus voltará e trará novamente o comunismo, a Terra prometida. Lembrem-se das palavras Dele, quando esteve por aqui: "Vende tudo o que tens e dá o dinheiro aos pobres; terás assim um tesouro no céu [...] Como é difícil os ricos entrarem no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino.".

E que meio melhor de dar aos pobres o dinheiro, que através do Estado? Claro que seria melhor que os governantes fossem ordenados por alguma instituição religiosa, se fossem todos padres, por exemplo. Talvez bastem seminaristas e religiosos devotos, até freiras para cargos como vereador.

Felizmente alguns cargos já são preenchidos com alguma similaridade a isso, por indicações dentro da própria cúpula dos sábios do governo. Mas seria melhor algo que evitasse os efeitos possivelmente malévolos dos "capitalissatanistas" e da plebe menos religiosa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2007, 23:25:46 »
Off topic - Um pouco de realismo a esse cristianismo anticapitalista:

Denúncia Profética: A Vida em meio a Contradições

A Consulta denuncia a idolatria ao "deus-mercado" como a maior manifestação do diabólico em nosso tempo. "O ser humano, a natureza e o Estado são reféns do deus-mercado. Os pobres não interessam a esse deus, e assim são tratados como se não existissem! Essa é a maior manifestação do diabólico em nosso tempo."

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=25319

:lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!