Eu acho uma tremenda bobagem criminalizar piadas, mais uma lei inútil como tantas no país. É óbvio que algumas piadas são preconceituosas. Mas eu sempre considero que sempre que avaliamos alguma coisa devemos considerar as pessoas de bom senso, e não tomar como base os malucos que existem aos montes por aí.
Eu conto piadas de português, negros, judeus, homossexuais, etc., desde que as ache engraçadas. Mas nem por um segundo eu deixo de ter em mente que aquilo é um estereótipo, e que não se aplica na realidade. Se os portugueses nas piadas são burros, mais burro é quem acha que na realidade eles são assim. Apesar das piadas, eu sei muito bem que nem todos os baianos são preguiçosos, nem todo os gaúchos são gays, etc.
Agora, sei que existem pessoas extremamente preconceituosas e que usam estas piadas para reforçar seus preconceitos. Mas aí o problema não é da piada, é de quem conta a piada. Se esta pessoa não exprimir seus preconceitos idiotas através da piada, vai achar outra forma, porque o problema está NELA.