Autor Tópico: O fim das piadas  (Lida 1318 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
O fim das piadas
« Online: 21 de Setembro de 2007, 22:34:17 »
Alguns tipos de piadas que exprimem preconceito contra segmentos de nossa sociedade são terminantemente proibidas por lei, se alguém fizer algum comentário jocoso acerca da etnia de determinado cidadão essa pessoa pode ser detida pelas instituições públicas. O mesmo vale para quem zombar de deficientes físicos, portadores do vírus HIV...

Agora está tramitando uma lei no congresso que condena aqueles que fazem piadas contra pessoas de orientação homossexual.

Na minha opinião, se proíbem piadas que exprimam preconceito X, devem proibir também todas as outras que exprimam outros tipos de preconceito. Mas se isso acontecer, o humor não acabaria? Muitos piadistas fazem piadas com os estereótipos de determinados grupos de pessoas da sociedade. Por exemplo, existem muitas piadas contra judeus que zombam a suposta alegação dos judeus serem muito materialistas, já as piadas sobre homossexuais tendem a zombar do caráter espalhafatoso de alguns indivíduos que seguem tal orientação sexual. E se formos pensar bem, praticamente toda piada é preconceituosa.

O que pensam sobre o tema?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: O fim das piadas
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2007, 23:29:20 »
Essas piadas de judeus devem mesmo acabar, pois elas refletem o nazismo arraigado em nossa sociedade, e acabando de uma vez com elas, não tardará para que todos os movimentos neo-nazistas também tenham um fim.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2007, 23:33:41 »
Mas falando sério, não sei... acho complicado...

outros países tem maior liberdade de expressão e etc..... aqui, apologia ao racismo/expressão de racismo é crime...

eu acho que há diversos tipos de piadas... umas decididamente de mau gosto, ofensivas..... outras que podem ser engraçadas.... como o Chris Rock, comediante negro, mas que conta diversas piadas em torno de questões raciais... :/

Acho que o melhor mesmo seria a liberdade de expressão total, pois aí poderia-se contra-atacar, e fazer piadas de nazistas e etc, em vez desses também serem protegidos, se é que isso ocorreria... ao mesmo tempo em que se poderia continuar com as piadas boas.....

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
  • Sempre aberto para discussões racionais
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2007, 23:39:16 »
Minha opinião é que tudo está no modo como a piada é construída: ele não pode assumir ou insinuar coisas que podem ser interpretadas como ofensivas.

Exemplo: eu sou descendente de italianos e de alemães. Se alguém faz uma piada sobre o jeito mais pragmático dos alemães, pode ser engraçado. Agora, uma piada assumindo ou insinuando racismo (baseado no nazismo) por parte dos alemães ou descendentes eu vou ficar ofendido, pois aí não é mais um comentário jocoso das características da cultura, aí é um insulto vestido em uma roupa de piada (além de que piadas são uma forma de espalhar estereótipos sem aparentar preconceito - ¨Eu tô brincando!¨, diz o piadista)  .

Acredito que quem sabe pode até haver uma lei nesse sentido, mas tem que ser muito bem discutida para que somente os casos onde a situação que eu dei o exemplo se apliquem.
" The most exciting phrase to hear in science, the one that heralds new
discoveries, is not 'Eureka!' but 'hmm...that's funny ...' - Isaac Asimov

"C is quirky, flawed, and an enormous success." - Dennis Ritchie

"Computer Science is no more about computers than astronomy is about
telescopes." - Edsger Dijkstra

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2007, 23:47:10 »
Juca Chaves é judeu e faz piada sobre isto. É narigudo e faz piada sobre isto... é feio e faz piada sobre isto... foi corno e faz piada sobre isto.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2007, 23:57:00 »
E quem julga se a piada insinua racismo ou não? Na maioria das vezes nao há fato, só testemunhas. Quem julgará nem lá esteve para entender o contexto...

Criminalizar o humor é, no mínimo, infrutífero.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2007, 00:02:33 »
E tambem depende da pessoa que esta fazendo e da situacao.
"The patient refused an autopsy."

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
  • lealdade:qualidade dos cães, nem todas pessoas tem
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2007, 00:16:33 »
E tambem depende da pessoa que esta fazendo e da situacao.

concordo,

adoro piadas...
escuto, conto e até faço piadas de várias situações...

nunca fui preconceituosa com absolutamente NADA !!!

porém , tem muita piada por aí e principalmente quem conta, que tem um enorme preconceito velado na "graça"

o Brasil não tem povo...tem público...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2007, 00:21:03 »
Minha tia é portuguesa de nascimento, viveu até os 15 anos em Portugal, adora contar piada de portugueses... é uma pessoa inteligentíssima. Meu primo, filho desta tia, namorou uma menina, descendente de portugueses, que ficava ofendida quando alguém contava piadas de portugueses. Instalou-se o caos entre sogra e nora (além do naturalmente existente).

Não precisamos ir muito longe para perceber como alguns conceitos são relativos... aqui mesmo, no CC, em um tópico que criei sobre a Revolução Farroupilha, o assunto enveredou sobre a questão sexual do gaúcho e as piadas feitas... alguns "não gostaram" (não me atrevo a dizer que se ofenderam) e outros entraram no espírito da piada.

Oras... aonde já se viu uma coisa destas? Proibir piadas? Isto sim, é uma piada! Gostaria de cumprimentar o comediante que propôs uma coisa destas...
Penso que o "ofendido" é, muitas vezes, mais preconceituoso que a própria pessoa que contou a piada... inconscientemente acaba assumindo o rótulo. 

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2007, 09:58:16 »
Eu acho uma tremenda bobagem criminalizar piadas, mais uma lei inútil como tantas no país. É óbvio que algumas piadas são preconceituosas. Mas eu sempre considero que sempre que avaliamos alguma coisa devemos considerar as pessoas de bom senso, e não tomar como base os malucos que existem aos montes por aí.

Eu conto piadas de português, negros, judeus, homossexuais, etc., desde que as ache engraçadas. Mas nem por um segundo eu deixo de ter em mente que aquilo é um estereótipo, e que não se aplica na realidade. Se os portugueses nas piadas são burros, mais burro é quem acha que na realidade eles são assim. Apesar das piadas, eu sei muito bem que nem todos os baianos são preguiçosos, nem todo os gaúchos são gays, etc.

Agora, sei que existem pessoas extremamente preconceituosas e que usam estas piadas para reforçar seus preconceitos. Mas aí o problema não é da piada, é de quem conta a piada. Se esta pessoa não exprimir seus preconceitos idiotas através da piada, vai achar outra forma,  porque o problema está NELA.
"Deus prefere os ateus"

Temma

• Visitante
« Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2007, 13:20:23 »
o problema não é piada, mas o ambiente onde ela é contada. Nos EUA o Chris Rock faz apresentações ao público onde conta piadas racistas, mas nos EUA a conscientização da sociedade civil e a postura dela em relação ao preconceito, junto de políticas que amenizaram diferenças e conflitos entre os grupos raciais, permitiram que piadas desse tipo não criassem tensão social(talvez alguns grupos isolados, mas sem relevância)

agora imaginem o mesmo tipo de piadas do Chris Rock, num show aberto ao público, contadas na África do Sul pós-aparthaid. não é dificil imaginar que isso poderia gerar protestos na rua, atentados, e posteriormente leis anti-piadas racistas

ah, e vale lembrar que Chris Rock é negro, e a pláteia em seus também é quase totalmente composta de negros, meio que fazendo parte daqueles nicho cultural "de negros para negros", criado para promover a cultura afro-americana e pelas reivindicações de que a TV normal não valorizava o negro.

mas a lei do Brasil "não vai pegar", e apesar de piadas desse tipo não poderem(no sentido de ninguém é louco de conta-las) ser contadas em shows de TV e afins, sendo meio como um barril de pólvora, todo o resto da população as conta normalmente

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2007, 13:37:05 »
Apesar das piadas, eu sei muito bem que nem todos os baianos são preguiçosos, nem todo os gaúchos são gays, etc.

Isso!! Nem todos os gaúchos SÃO GAYS! Porque os gays são exatamente como as figuras ridículas e imbecis das piadas, então SE os gaúchos FOSSEM todos gays, estaria tudo bem.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2007, 14:08:38 »
Apesar das piadas, eu sei muito bem que nem todos os baianos são preguiçosos, nem todo os gaúchos são gays, etc.

Isso!! Nem todos os gaúchos SÃO GAYS! Porque os gays são exatamente como as figuras ridículas e imbecis das piadas, então SE os gaúchos FOSSEM todos gays, estaria tudo bem.

O pior é que, muitas vezes, tecemos comentários que, sem perceber, soam exatamente dessa forma.

Tem até uma piada que descreve bem a situação: não tente consertar que piora!

"O cara comentou com o outro: olha como é horrível aquela mulher que vem ali, nem que fosse a última mulher do mundo eu comia. No que o outro comenta: pô, cara! É minha mãe. E então: ah, se é sua mãe, então eu comia."

Piada também é cultura!   ::)

Offline Ragnarok

• Nível 03
  • *
  • Sempre aberto para discussões racionais
« Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2007, 14:09:52 »
o problema não é piada, mas o ambiente onde ela é contada. Nos EUA o Chris Rock faz apresentações ao público onde conta piadas racistas, mas nos EUA a conscientização da sociedade civil e a postura dela em relação ao preconceito, junto de políticas que amenizaram diferenças e conflitos entre os grupos raciais, permitiram que piadas desse tipo não criassem tensão social(talvez alguns grupos isolados, mas sem relevância)

agora imaginem o mesmo tipo de piadas do Chris Rock, num show aberto ao público, contadas na África do Sul pós-aparthaid. não é dificil imaginar que isso poderia gerar protestos na rua, atentados, e posteriormente leis anti-piadas racistas

ah, e vale lembrar que Chris Rock é negro, e a pláteia em seus também é quase totalmente composta de negros, meio que fazendo parte daqueles nicho cultural "de negros para negros", criado para promover a cultura afro-americana e pelas reivindicações de que a TV normal não valorizava o negro.

mas a lei do Brasil "não vai pegar", e apesar de piadas desse tipo não poderem(no sentido de ninguém é louco de conta-las) ser contadas em shows de TV e afins, sendo meio como um barril de pólvora, todo o resto da população as conta normalmente

Mas simplesmente fazer piada com algum grupo por si só não é o problema. É o que a pessoa insinua e/ou assume ao contar a piada que pode ser  ofensivo.

Um grande exemplo é o discurso do Chris Rock sobre Niggers versus Black People. Fala sobre os estereótipos mas não insinua ou assume que todos os negros se enquadram neles. Na verdade, critica uma parte da própria população negra (os ¨Niggers¨)! E quem conhece um pouco sobre a ¨palavra com N¨ sabe que é um assunto e uma palavra ALTAMENTE polêmicos.

O vídeo pra ninguém ficar boiando -> Vídeo
" The most exciting phrase to hear in science, the one that heralds new
discoveries, is not 'Eureka!' but 'hmm...that's funny ...' - Isaac Asimov

"C is quirky, flawed, and an enormous success." - Dennis Ritchie

"Computer Science is no more about computers than astronomy is about
telescopes." - Edsger Dijkstra

Temma

• Visitante
« Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2007, 14:47:17 »

Mas simplesmente fazer piada com algum grupo por si só não é o problema. É o que a pessoa insinua e/ou assume ao contar a piada que pode ser  ofensivo.

Um grande exemplo é o discurso do Chris Rock sobre Niggers versus Black People. Fala sobre os estereótipos mas não insinua ou assume que todos os negros se enquadram neles. Na verdade, critica uma parte da própria população negra (os ¨Niggers¨)! E quem conhece um pouco sobre a ¨palavra com N¨ sabe que é um assunto e uma palavra ALTAMENTE polêmicos.

O vídeo pra ninguém ficar boiando -> Vídeo

já conhecia essa apresentação, tanto que referi à ela em meu post  :ok:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2007, 15:40:33 »
Isso!! Nem todos os gaúchos SÃO GAYS! Porque os gays são exatamente como as figuras ridículas e imbecis das piadas

Betinho, incluo também nisto os gays, só retardados extremamente preconceituosos podem acreditar que os gays em geral são os estereotipados das piadas e programas de humor em geral. Da mesma forma que na vida real baianos não são preguiçosos, portugueses não são burros e judeus não são avarentos como nas piadas, os gays tambem não são espalhafatosos e exagerados como nelas.

então SE os gaúchos FOSSEM todos gays, estaria tudo bem.

Não vejo nenhum demérito em ser gay, pelo contrário, considero uma enorme irracionalidade discriminar uma pessoa pela sua sexualidade. Contar piadas de gay ou negros é uma coisa, negar um emprego a um negro ou a um gay apenas por eles serm assim, por exemplo, é outra bem diferente.
"Deus prefere os ateus"

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2007, 18:36:48 »
Da mesma forma que na vida real baianos não são preguiçosos,

"Não são TODOS preguiçosos", claro, eu mesmo sou uma lesma.

Contar piadas de gay ou negros é uma coisa, negar um emprego a um negro ou a um gay apenas por eles serm assim, por exemplo, é outra bem diferente.

Se as piadas de gays envolvessem mais tipos de diferentes de gays, seriam mais legais. É incrível como todas as piadas de gays envolvem exclusivamente gays passivos, será que é por quê tomar no rabo é ENGRAÇADO? Sei lá, viu!!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!