Autor Tópico: Aprendendo ciência com filmes.  (Lida 1564 vezes)

Offline Biro

• Nível 06
  • *
Aprendendo ciência com filmes.
« Online: 23 de Setembro de 2007, 13:55:59 »
Olá amigos,
Gostaria que me dessem exemplos de fatos científicos que se podem aprender nos filmes. Como por exemplo, em 2001, onde o personagem passa pelo vácuo e não se houve som. Ou até mesmo exemplos que haja citação explicita das teorias; como em jurassic park Ian Malcolm(Jeff Goldblum) explica a teoria do caos de maneira bem informal, mas muito boa para quem não conhecia.
É para um trabalho que eu estou fazendo. Eu sei de vários exemplos desses, mas no momento minha memória não está me ajudando muito, só consigo lembrar desses 2. Então qualquer exemplo me ajudaria bastante.
Obrigado
Niveu 3:
Creu creu creu creu

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Aprendendo ciência com filmes.
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2007, 15:30:22 »
Oi Amendoim.
Um filme que também tenta ser realista é 2010, a continuação de 2001. Ele cita alguns
conceitos interessantes, como o de pontos Lagrangeanos e janelas de lançamento. [1]
Sugiro também: "Apolo 13", por motivos óbvios. Também sugiro "O segredo do abismo"
(apesar do final maluco e de uma cena de "sacrifício heróico" completamente desnecessária), que
mostra o efeito da pressão hidrostática. O filme "Impacto profundo" tem muitos erros, mas
pelo menos mostra o efeito da radiação solar sobre um cometa e as consequências do impacto de
um fragmento de cometa no mar. Vou tentar lembrar de outros filmes que não agridam muito a nossa
inteligência e que sejam interessantes.

[1] Esse filme também ilustra a diferença entre "competência" e "genialidade".
2001 - trabalho de um diretor genial.
2010 - trabalho de um diretor competente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2007, 20:38:21 »
Dica: não espere aprender ciência em filmes. Filmes são entretenimento acima de tudo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2007, 21:11:30 »
Quer aprender ciência pega um livro aí. 20 minutos de leitura devem valer mais que 200 filmes.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2007, 12:18:48 »
Nenhum filme é fiel quando o assunto é gravidade, mesmo em apolo 13 existe o erro classico de se achar que não há gravidade fora da atmosfera terrestre e com isso tudo passa a flutuar no interior da capsula, mesmo esta ainda acelerando! :susto:
Alias, não é falta de gravidade e sim outro efeito fisico que da a impressão de não haver gravidade, mas não estou lembrada agora, algo como convalescença, sei lá, não zoem com a minha cara por favor! :lol:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Biro

• Nível 06
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2007, 17:23:11 »
Aê Doutor! Obrigado, foi muito útil!
Catino e Guinevere, você não pegaram o ponto. Eu não quero aprender vendo os filmes, eu vou fazer uma apresentação sobre ciência e cinema. Com o material que eu tenho eu vou "baixar o pau" nos filmes. Mas como o objetivo é usar esses filmes para incentivar o aprendizado, eu não posso só falar reclamar, eu tenho que mostrar algo de positivo também.
Bem lembrado Lara. Vai ser bom mostrar que até o queridinho apollo 13 tem seus erros.
Alguém lembra de mais alguma coisa?
Obrigado a todos.
Niveu 3:
Creu creu creu creu

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2007, 17:25:20 »
Ah, bom, por que não falou logo?

Alguém citou o filme  "contato"?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2007, 17:29:05 »
Nenhum filme é fiel quando o assunto é gravidade, mesmo em apolo 13 existe o erro classico de se achar que não há gravidade fora da atmosfera terrestre e com isso tudo passa a flutuar no interior da capsula, mesmo esta ainda acelerando! :susto:
Alias, não é falta de gravidade e sim outro efeito fisico que da a impressão de não haver gravidade, mas não estou lembrada agora, algo como convalescença, sei lá, não zoem com a minha cara por favor! :lol:
beijos
Microgravidade. Mas infelizmente você está enganada: nesse ponto, o filme foi bastante realista.
Os astronautas estavam acelerados, é verdade, mas tanto eles como a sua nave e todos os seus
objetos estavam com a mesma aceleração. Daí a "ausência" de gravidade. Inclusive várias cenas
do filme foram feitas no "Cometa Vômito" - o avião da NASA que faz vôos em trajetórias parabólicas
para simular a microgravidade.

Gosto do filme Contato, mas não vi nenhum fenômeno físico interessante nele. Por outro lado, ele mostra
cientistas como seres humanos, o que já é de se comemorar.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2007, 18:43:12 »

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2007, 18:50:46 »
Gosto do filme Contato, mas não vi nenhum fenômeno físico interessante nele. Por outro lado, ele mostra
cientistas como seres humanos, o que já é de se comemorar.
Contato é simplesmente fantástico! Impossível não contemplar uma noite estrelada de um modo diferente depois de assistir esse filme.  :)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2007, 13:44:08 »
Microgravidade. Mas infelizmente você está enganada: nesse ponto, o filme foi bastante realista.
Os astronautas estavam acelerados, é verdade, mas tanto eles como a sua nave e todos os seus
objetos estavam com a mesma aceleração.

Não doutor, não estou enganada, alias a aceleração da nave que é feita por potentes propulsores diga-se de passagem(isto nos estagios iniciais, é claro, que foi o meu comentario do filme apolo) não faz com que os corpos no interior igualem nesta força, se assim fosse não seria problema disparar as capsulas de um canhão por exemplo, já que seus ocupantes não seriam esmagados contra a parede da capsula não é? :P
E não é microgravidade, é que não estou lembrada mesmo do nome do efeito, mas é o mesmo daquele da queda do elevador onde aí sim a velocidade da queda do elevador e dos corpos no interior sejam o mesmo  e assim a impressão para quem está dentro seja a de ausencia de gravidade, mas se colocarem um propulsor no elevador ajudando na aceleração da gravidade os ocupantes ficarão "presos" no teto do elevador :ok:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2007, 14:01:23 »
objetos estavam com a mesma aceleração.

Não doutor, não estou enganada, alias a aceleração da nave que é feita por potentes propulsores diga-se de passagem(isto nos estagios iniciais, é claro, que foi o meu comentario do filme apolo) não faz com que os corpos no interior igualem nesta força, se assim fosse não seria problema disparar as capsulas de um canhão por exemplo, já que seus ocupantes não seriam esmagados contra a parede da capsula não é? :P
Sim, mas no caso das naves do projeto Apollo, os propulsores só são ligados por pouco tempo
(por segundos ou minutos). Em modo de "cruzeiro" os propulsores permanecem desligados, e a nave
move-se sob a aceleração da gravidade da Terra e da Lua, que é a mesma para todos os
componentes da nave. Não temos ainda uma tecnologia que permita fabricar um propulsor que
mantenha uma nave com uma aceleração substancial por longos períodos [1]. Portanto, você realmente
estava equivocada.

E não é microgravidade, é que não estou lembrada mesmo do nome do efeito, mas é o mesmo daquele da queda do elevador onde aí sim a velocidade da queda do elevador e dos corpos no interior sejam o mesmo  e assim a impressão para quem está dentro seja a de ausencia de gravidade, mas se colocarem um propulsor no elevador ajudando na aceleração da gravidade os ocupantes ficarão "presos" no teto do elevador :ok:

Talvez você se refira ao Princípio de Equivalência. O caso do elevador é idêntico ao da nave:
tanto o elevador como os corpos dentro dele estão sob (aproximadamente) a mesma aceleração [2].
Quando se fala que objetos em órbita estão sob microgravidade, isso se deve ao fato de que a
"ausência" de gravidade ocorra no centro de gravidade do corpo em órbita. Quem estiver um
pouco afastado do CG vai experimentar uma pequena (para as dimensões típicas das espaçonaves
atuais) aceleração na direção da Terra, ou oposta, por estarem com velocidades ligeiramente
menores e maiores, respectivamente, do que a velocidade do GG.

[1] Existem propulsores de íons, que podem gerar uma aceleração constante por longos períodos.
Mas a aceleração que eles geram é muito pequena comparada a g (a força de um foguete desses
é aproximadamente igual ao peso de uma folha de papel, para dar uma idéia).

[2] O motivo do "aproximadamente" é o fato de a aceleração no assoalho do elevador ser ligeiramente maior do que a do teto. 

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2007, 14:10:34 »
Lendo o meu post anterior, lembro que um dos detalhes realistas dos filmes 2001 e 2010 é justamente
que os propulsores das naves permanecem desligados quando elas estão em cruzeiro. Em 2010, um
das cenas dramáticas ocorre justamente no curto período em que os propulsores da Discovery I
são ligados.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2007, 18:16:33 »
De 2001 também tem a ausência de som nas tomadas 'externas' da nave e no pulo que dá o protagonista passando uns segundos no espaço.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2007, 18:21:25 »
O filme 'A guerra do fogo', inspirado num livro de ciência-ficção de final do século XIX 'imagina' os primeiros humanos brigando e se relacionando de uma forma bastante convincente.

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Biro

• Nível 06
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2007, 13:50:33 »
Olá amigos,
Obrigado por suas respostas. Gostaria de pedir com certa urgência se seria possivel alguém disponibilisasse a cena do vacuo de 2001, aquela que ele sai da nave sem o capacete eu acho.
Obrigado.
Niveu 3:
Creu creu creu creu

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2007, 14:51:58 »

...

...O caso do elevador é idêntico ao da nave:
tanto o elevador como os corpos dentro dele estão sob (aproximadamente) a mesma aceleração [2].

...

[2] O motivo do "aproximadamente" é o fato de a aceleração no assoalho do elevador ser ligeiramente maior do que a do teto. 
Muito bem explicado Manhattan, nos mínimos detalhes (Aliás, bota ligeiramente nisso!).
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 14:54:46 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #17 Online: 29 de Setembro de 2007, 14:56:50 »
Aprenda com Star Wars...

Um cara vê um raio de laser e desvia dele, há barulho de explosões no vácuo...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!