Autor Tópico: Previsão de raios?  (Lida 407 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Previsão de raios?
« Online: 24 de Setembro de 2007, 20:17:23 »
Estava assistindo ao noticiário, e a record ia falar de um novo serviço que preveria os raios como maior previsão... mas bem na hora tive que atender um telefonema, e perdi tudo  |(


Alguém viu a notícia, ou outra em outro lugar, sabe do que se trata?

Nigh†mare

  • Visitante
Re: Previsão de raios?
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2007, 04:22:10 »
Eu vi. Trata-se de sensores espalhados pelo país que, depois de terem passado por um período de testes de previsibilidade, possibilitam saber em que região cairão raios, com a antecedência de cerca de uma hora.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Previsão de raios?
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2007, 11:14:03 »
Os cientistas estão brincando de Thor, mais uma vez.... tsc, tsc, tsc...




INPE lança Serviço Automático de Alerta de Raios
21/09/2007
 

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lançará, no próximo dia 24, uma nova versão de seu site com o Serviço Automático de Alerta de Raios. Destinado à proteção de equipamentos contra sobre-tensões de origem atmosférica, o alerta será realizado de forma automática com envio de mensagens SMS para o telefone celular e/ou e-mail do cliente através das informações da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT).

Primeiro desenvolvido na América do Sul e um dos pioneiros no mundo, o novo serviço deverá auxiliar órgãos do governo federal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, aeroportos, hospitais, centros de computação, microempresas e até mesmo pessoas físicas, no combate aos danos provocados pelos raios. E deve ajudar a minimizar os prejuízos causados por raios que, segundo o ELAT, chegam a um bilhão de reais por ano. Viabilizado com o apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), o Alerta de Raios estará funcionando a partir das 8h do dia 24 de setembro, um dia após o início da primavera que, junto com o verão, são as estações do ano onde ocorrem 70% dos raios no Brasil.

Além do serviço de alerta, o site tem como novidades o layout mais moderno e um novo mapa de incidência de raios em tempo real, com o número de raios diários nos diversos estados, mais informações científicas e um boletim atualizado com notícias de raios do mundo todo.

O lançamento ocorrerá em um evento nesta segunda-feira (24 de setembro) às 15h no INPE, em São José dos Campos (SP), com a apresentação de uma palestra do chefe do ELAT, Dr. Osmar Pinto Junior, sobre o impacto do aquecimento global sobre os raios no país e suas conseqüências para a sociedade, em particular para o setor elétrico e o meio ambiente.
 



http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=1200

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!