Autor Tópico: O movimento de rotação ira cessar um dia?  (Lida 1865 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
O movimento de rotação ira cessar um dia?
« Online: 25 de Setembro de 2007, 15:50:37 »
Procurei, mas não encontrei. Lembro de ter lido em algum lugar que a duração do dia na Terra nem sempre foi de aproximadamente 24 horas. Muitos Milhões de anos atrás, a duração do dia já foi menor, como 18 horas.

Sendo assim, teoricamente a Terra estaria desacelerando. Se for assim, um dia (eterno) o movimento de rotação irá cessar???

Alguém sabe?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: O movimento de rotação ira cessar um dia?
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2007, 17:49:10 »
Muitos Milhões de anos atrás, a duração do dia já foi menor, como 18 horas.
Fiquei curioso, como será que mediriam isso?

Interessante sua duvida.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2007, 18:39:50 »
De um livro de astronomia, meio antigo: "Cálculos efetuados sobre os movimentos da Lua vêm demonstrar que a diminuição da velocidade de rotação da Terra, no espaço de 20 séculos, atrasará a Terra em 1h50m32s em relação a um relógio hipotético invariável.

Essa diminuição de velocidade, entretanto, também é variável.

[...]

Não estão bem precisas ainda as causas de tal variação. Há boas razões para atribuí-las ao freiamento exercido pelo atrito das massas oceânicas na superfície da Terra, em conseqüência das marés e aos movimentos da crosta terrestre que aumentam ou diminuem o raio terrestre em determinados pontos"

Este artigo do CA também é interessante: http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/darkside.htm

Se for assim, um dia (eterno) o movimento de rotação irá cessar???
Bem, um dia tudo no universo vai parar. Segunda lei da termodinâmica, hehe.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2007, 17:49:42 »
Alguém sabe????
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2007, 18:11:25 »
Bem, vou arriscar um chute: não vai cessar, pelo menos até a Terra ser consumida pelo Sol no
final de sua vida.

O efeito de maré realmente diminui a rotação da Terra. Se o efeito da Lua pudesse atuar indefinidamente (e supondo-se que a órbita da Lua é circular, o que não é verdade), o que aconteceria é que o período de rotação da Terra iria eventualmente igualar o período da órbita da Lua. Ou seja, a Terra e a Lua ia ficar com um casal de dançarinos, um  encarando o outro, a girar. Ou, em outras palavras, em um lado da Terra nunca seria possível ver a Lua, no outro ela sempre estaria no céu.

Só que é tudo bem mais complicado que isso, pois além da órbita da Lua ser ligeiramente elíptica, existe também a contribuição do Sol. Mas em linhas gerais seria isso mesmo. Acho.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2007, 18:43:03 »
Manhattan, sobre a Lua: li, certa vez, que esse efeito ocorre, mas vai demorar bilhões de anos para que os períodos se ajustem. O sol explodirá primeiro.

[pseudobobo]então é essa a causa do aquecimento global[/pseudobobo]

Seria engraçado ter a lua visível apenas de um dos hemisférios. Aposto que os habitantes do "hemisfério da lua" se achariam mais abençoados por causa disso.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2007, 09:00:20 »
Bem, vamos supor que o Sol nunca se expanda, por mágica, nunca vire uma gigante vermelha. Teoricamente um dia então a terra não teria mais movimento de rotação? De um lado sempre noite e de outro sempre dia?

Haveria mudanças na gravidade? Aliás, a gravidade já foi maior antes em decorrência do planeta girar mais rapidamente?

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2007, 21:32:40 »
Eu estaria mais preocupado com o fim da vida como a conhecemos no caso de parada de rotação da Terra, afinal um lado estaria sempre queimado pelo Sol e o outro sempre na noite, então basicamente a maior parte das formas de vida que conhecemos seria extinta, elas precisam do ciclo do dia.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2007, 21:47:49 »
Urano é um caso interessante. Como o eixo de rotação é quase paralelo ao plano orbital, um dos polos acaba tendo 42 anos seguidos de luz, e 42 de escuridão.
Mas, como está muito distante do sol, isso acaba não importando na diferença de temperatura.

http://en.wikipedia.org/wiki/Uranus#Axial_tilt

Amon, não é que a Terra vai parar de girar um dia, a tendência é que a influência da lua faça com que haja esse sincronismo nos movimentos.
Além disso, pra Terra ter sempre dia em um dos lados, ela precisaria continuar rodando, já que a translação não teria acabado. Ou seja, o movimento de rotação teria que acompanhar o deslocamento aparente do sol no céu (causado pela translação); a Terra, portanto, daria a volta completa em seu eixo a cada 12 meses, completando um "dia de luz sem fim" para o hemisfério voltado para o sol.

Se a Terra parasse totalmente de girar, você teria luz por 6 meses, e sombra por 6 meses.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2007, 21:51:38 por Worf »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2007, 22:10:03 »
Sobre a gravidade: se não vemos calangos voando por ai, então o efeito da rotação sobre a gravidade é mínimo. :D

É mais fácil entrar em órbita se você lança um foguete ali no equador, mas esse efeito é desprezível pra quem está com os pés plantados no chão e não tem um foguete nas costas, já que a força G independe da rotação da Terra (velocidade de escape é sempre a mesma).

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2007, 22:34:34 »
 :) Sem dúvida essa está longe de ser minha área, e vou ser corrigida centenas de vezes, mas tudo bem.  :P

:) Até onde sei, há uma teoria, que propõe que enquanto o sol está perdendo massa (devido as constantes reações químicas) a Terra está ganhando massa, por exemplo com os gases que captura.

Mas isso é um processo extremamente lento, que um dia (daqui a muitos bilhões de anos) causará um forte desiquilíbrio, que cessará sim a rotação da Terra (e provavelmente do restante do nosso sistema solar). Mas isso não ocorrerá repentinamente, será um processo gradual.

:P E há uma boa chance do sol explodir antes.

:) Acho interessante a idéia de que tudo no universo um dia irá parar seguindo ao menos a lógica convencional, já que não existe nada eterno. Quando tal fato acontecer, será que originará um novo Big Bang?

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2007, 22:42:14 »
Mas se a Terra ganhasse muito mais massa (e fosse mais densa), passaria a girar mais rápido, eu acho.

Quando ao Universo, a teoria vigente é a da Heat Death. Os corpos vão se afastar, a energia vai ser dispersa, os prótons vão decair por último, e o universo será frio, vazio, escuro e gigantesco.

http://en.wikipedia.org/wiki/Heat_death
http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Rip
http://en.wikipedia.org/wiki/Ultimate_fate_of_the_Universe

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2007, 23:46:20 »
A rotação da Lua já foi freada pelo efeito de maré exercido pela Terra, por isso ela mostra sempre a mesma face para nós (pequenos balanços por causa da órbita elíptica a parte).
Considerando apenas o sistema Terra-Lua, a Terra acabaria sendo também freada em relação à Lua e ela pareceria parada para nós.
Considerando o sistema Terra-Sol, a tendência é que a rotação da Terra acabe travada com o período de translação, assim veríamos o sol sempre na mesma posição. Teríamos dia eterno num hemisfério e noite eterna no outro.
Somando os dois sistemas há uma incompatibilidade, não é possível travar todos os movimentos ao mesmo tempo. O problema dos três corpos ainda não tem solução.
De qualquer forma, o tempo necessário para ocorrer este travamento é muito longo, acho que até lá a Lua pode ter escapado da influência gravitacional da Terra, já que está se afastando alguns centímetros por ano.

Alguém perguntou como calcularam que o dia já durou 18 horas?
Os corais apresentam marcas de crescimento com período diário, e outras variações no crescimento que seguem as estações do ano. Como a duração do ano não variou significativamente, é só calcular quantos dias (marcas diárias) havia num ano (marcas sazonais).
Temos fósseis de corais desde o período devoniano (400 milhões de anos, acho). É uma massa de dados bem considerável.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2007, 12:22:29 »
Mas se a Terra ganhasse muito mais massa (e fosse mais densa), passaria a girar mais rápido, eu acho.

Quando ao Universo, a teoria vigente é a da Heat Death. Os corpos vão se afastar, a energia vai ser dispersa, os prótons vão decair por último, e o universo será frio, vazio, escuro e gigantesco.

http://en.wikipedia.org/wiki/Heat_death
http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Rip
http://en.wikipedia.org/wiki/Ultimate_fate_of_the_Universe

Sim, contudo, segundo a teoria que eu citei, não só a Terra vai ganhar massa quanto o sol vai perder, diminuindo assim a força do seu campo eletromagnético e conseqüêntemente sua influência sobre o movimento de rotação e translação do nosso planeta.

:) E quanto ao universo, creio que a outra tese também tem bastante fundamento, mesmo sendo essa a vigente.  :P  Sei lá, acho mais provável que a energia se una do que se disperse.  :) (só não pergunte onde fundamentei essa opinião). :P

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2007, 13:15:58 »
A Terra até está ganhando alguma massa com a poeira e meteoritos que aqui caem, mas nada significativo perto dos seis sextilhões de toneladas que ela pesa.
O Sol perde um pouco de massa, mas não pelas reações nucleares que o mantém aceso, é uma parcela muito pequena da massa que se transforma em energia e é irradiada. Há a perda pelo vento solar, mas novamente, nada significativo em relação à gigantesca massa do Sol.
A influência do Sol sobre a rotação da Terra nada tem a ver com campo eletromagnético, mas sim com campo gravitacional. Mesmo que Terra e Sol não tivessem campos magnéticos o equilíbrio do sistema seria o mesmo.
Energia se dispersa, não se une espontaneamente, por isso a teoria do heath death é a mais aceita, porque é a mais bem fundamentada.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 29 de Setembro de 2007, 13:30:52 »
 :) Sim, é algo minúsculo, mas ao menos eu estou pensando em um prazo de no mínimo bilhões de anos.

:P Quanto ao campo, acho que são três os que influenciam, o campo gravitacional, elétrico e o magnético. 

Em algum momento haverá um desequilíbrio entre essas três forças e o resultado pode ser o fim de todo o movimento dos planetas do nosso sistema solar. (Creio eu  :P).

:| E quanto a questão da energia. Há a idéia de que o universo está em expanção e a de que ele está retraíndo-se. Até agora creio que nenhuma tenha sido confirmada. Se a correta for a primeira, comprovaremos que a energia tem tendência a se dispersar, se for a segunda, a se unir. 

:umm: Mas são apenas teorias, ainda não sabemos praticamente nada.

*Edit: memória melhorou por alguns instantes.  :P
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 18:52:20 por Lela »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Setembro de 2007, 14:43:21 »
Daqui alguns milhões de anos teremos dias de 26 horas, vão ter de fabricar novos relógios... o ano também terá menos dias, terêmos outros calendários.

Se a rotação parar, vai ser fácil se perder no calendário no meio do ano...

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Setembro de 2007, 16:18:54 »
De qualquer forma, o tempo necessário para ocorrer este travamento é muito longo, acho que até lá a Lua pode ter escapado da influência gravitacional da Terra, já que está se afastando alguns centímetros por ano.

Meu Deus!!!! Eu pensei numa coisa HORRÍVEL agora, se a Lua escapar da Terra ela vai passar a girar ao redor do Sol, não é, só que a órbita dela estaria bem próxima da da Terra, será que isso quer dizer que a Lua, em sua translação livre ao redor do Sol iria acabar SE CHOCANDO com a Terra e nos destruindo a todos??? Será a Lua a nossa verdadeira Nêmesis????
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 01 de Outubro de 2007, 09:43:29 »
O momento angular total do sistema Terra-Lua é conservado, mas as forças de maré trabalham para reduzir o momento angular devido ao movimento de rotação. Antigamente, a Lua girava mais rápido em torno do próprio eixo, mas efeitos de maré fizeram com que sua velocidade angular de rotação diminuísse. Como isso, o momento angular de rotação também diminuiu e, para compensar a perda, o raio da órbita da Lua aumentou, conservando o momento angular total.

Daqui a bilhões de anos, salvo influências externas, uma metade da Terra também ficará "encarando" a Lua permanentemente. Com isso o raio de órbita da Lua deve aumentar, mas o satélite não escapará. Mas acho que até lá o Sol já vai ter se expandido, o que certamente alterará esse panorama.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2007, 09:49:00 »
O momento angular total do sistema Terra-Lua é conservado, mas as forças de maré trabalham para reduzir o momento angular devido ao movimento de rotação. Antigamente, a Lua girava mais rápido em torno do próprio eixo, mas efeitos de maré fizeram com que sua velocidade angular de rotação diminuísse. Como isso, o momento angular de rotação também diminuiu e, para compensar a perda, o raio da órbita da Lua aumentou, conservando o momento angular total.

Daqui a bilhões de anos, salvo influências externas, uma metade da Terra também ficará "encarando" a Lua permanentemente. Com isso o raio de órbita da Lua deve aumentar, mas o satélite não escapará. Mas acho que até lá o Sol já vai ter se expandido, o que certamente alterará esse panorama.

Saudações Dbohr...andava sumido :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2007, 10:44:22 »
Sabe como é, com o incêndio da UERJ eu não tenho mais o que fazer...

:histeria: :biglol: :hihi: :lol: :D :) :| :( :'( :chorao:

8-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Outubro de 2007, 14:43:58 »
Bem, vamos supor que o Sol nunca se expanda, por mágica, nunca vire uma gigante vermelha. Teoricamente um dia então a terra não teria mais movimento de rotação? De um lado sempre noite e de outro sempre dia?

Haveria mudanças na gravidade? Aliás, a gravidade já foi maior antes em decorrência do planeta girar mais rapidamente?

Acho que o movimento não afeta a gravidade em si, mas teria na verdade algum efeito de uma força meio contrária anulando um pouco, a força centrífuga. Mas não acho (não sei por que, só um sentimento intestinal mesmo) que afetaria objetos na Terra, mas apenas a Terra em si, que talvez fosse um pouco mais achatada no sentido dos polos. A diminuição na velocidade de rotação então talvez deixasse a gravidade "modelar" a Terra de forma mais esférica, gradualmente, o que possivelmente teria lá seus efeitos em terremotos, tectônica e etc, acho (mas lentamente).

Uma coisa curiosa seria que o núcleo continuaria girando mesmo depois que a crosta parasse - acho eu, mas não tenho certeza..... sendo que a Terra está no espaço poderia talvez ser até o contrário ou não ter nada disso... talvez precisasse de algo como um corpo bater na crosta contra o sentido da rotação, desacelerando-o significativamente até que parasse, aí, por essa causa externa, o interior ainda teria rotação.... de forma análoga ao café agitado numa xícara, com o corpo impactando fazendo o papel da nossa mão ou da mesa que deixa a xícara parada.

Não sei que efeitos isso teria....  :|

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2007, 15:30:56 »
Acho que ocorreriam muitos terremotos... A tendência não seria a crosta se despedaçar devido a fricção do núcleo e do magma?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2007, 16:10:38 »
Acho que falei besteira. Toda a terra, não só sob a crosta, é que funciona como líquido, sendo talvez de certa forma a parte toda sob a crosta mais sólida, mais densa, que a crosta em si, então não tem nada a ver essa analogia da xícara.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2007, 18:45:56 »
Eu estaria mais preocupado com o fim da vida como a conhecemos no caso de parada de rotação da Terra, afinal um lado estaria sempre queimado pelo Sol e o outro sempre na noite, então basicamente a maior parte das formas de vida que conhecemos seria extinta, elas precisam do ciclo do dia.

O lado que ficasse "fritando" teria suas formas de vida extintas, agora não sei quanto ao lado que não estaria sob a luz do sol, em algumas regiões do planeta como nos pólos há muitos meses sem sol e nem mesmo por isso deixa de haver vida por lá.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!