Uau, 6 páginas....

Pois é, a biografia do ditko é pura controvérsia. É verdade que a frase orginal saiu do tio Ben, mas parece (pela biografia que li) que o Ditko não pretendia que Parker fosse tão afetado por ela, pelo fato de ter apenas 14 anos na época em que ganhou seus poderes.
Acho estranho, porque pelo que fiquei sabendo do Ditko, me pareceria mais de acordo com o Stan Lee essa idéia... imagino o lado piadista e descontraído como mais compatível com o Stan Lee, enquanto o lado mais perturbado, responsável e até deprimido com o Ditko e o seu objetivismo.
Por outro lado, se não fosse por isso, não teríamos o Homem-Aranha de hoje (embora eu não sei se isso seria tão ruim... saga do clone, Strazinscky e the other são frutos daquele início...).
Nem me fale dessas coisas.... há um bom tempo que não leio nada, só acompanho pela wikipédia e notícias...... sei que hoje em dia..... o Duende, o Venom, que agora aparentemente é o Gargan, o Octopus e praticamente todo mundo virou "herói".... acho que já estavam exagerando com a rainha branca... daqui a pouco não tem mais vilões, só esses confrontos do tipo capitão américa versus homem de ferro, hulk versus coise e etc..... (não me surpreenderiam se fizessem um confronto entre o universo normal e o "ultimate", uma coisa meio como as duas Terras da DC, talvez até fundindo os dois)... ainda tem isso da identidade pública, a May ter morrido, etc.... a MJ já há algum tempo é supermodelo (tendo um boom na carreira com 25 anos ou mais?).... muito pouco sobrou do original..... agora além de lançadores de teia biológicos (imagino se ele tem algum tipo de "teiorréia"), parece que tem umas garras para inocular veneno, controla aranhas por telepatia e não sei mais o que...
.... ironicamente algumas dessas coisas são até mais compatíveis com o Ditko, na medida em que estreita o laço com o dr. estranho.... mas sei lá... acho que os quadrinhos deveriam ter uma linha meio como a Mônica, Pato Donald, etc, que nunca envelhecem nem acontece nada com implicações fundamentais.... e cronologias totalmente isoladas, mais ou menos como os filmes, onde os autores podem fazer praticamente a doideira que quisessem, meio como nos "elseworlds"...
Ah, e por falar nisso, o dentes de sabre parece ter sido finalmente morto pelo Wolverine, decapitado... o que vem a seguir? O dr. destino fará uma plástica para ficar com um rosto normal? Hehe
Já a transição Ditko-Romita, se não me engano, boa parte dos leitores só foi notar depois de alguns meses que o desenhista havia mudado, até por quê o Romita foi orientado a manter o "padrão Ditko" de início (e com certeza os arte-finalistas davam uma mãozinha nesse sentido).
A transição entre o Ditko e o Romita foi clara quanto ao estilo, é nítida a diferença (ao menos aos olhos de alguém meio "estudioso" do assunto), o meu ponto é quanto à consistência do personagem,,, o documentário alegava que o Peter Parker tinha passado de repente de franzino e esquisito para galã, mas pularam uns dois terços de histórias com o Ditko em que ele já não usava óculos, a popular Gwen Stacy se esforçava para chamar atenção dele e não conseguia, etc.
Também acho que a questão do duende foi fundamental na saída dele... admirador de Aynn Rand como era, Ditko devia ver no industrial uma figura quase heróica, jogar isso tudo por terra fazendo dele um vilão deve ter sido a gota d'água pra ele.
Não tinha imaginado ainda esse agravante....