Autor Tópico: Mr. A - super-herói defendendo uma moral objetivista  (Lida 753 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Mr. A - super-herói defendendo uma moral objetivista
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2007, 19:18:08 »
haha
parece bom.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2007, 20:04:37 »
Heh... "Call me Mr. A, as in Angry Arrogant Asshole."
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2007, 20:12:53 »
Assisti um documentário sobre Steve Ditko. Ele é politicamente conservador, e bastante maniqueista.... enquanto acho que ele pode ter tido a ver com o lado "grandes poderes trazem grandes responsabilidades", comentaram, não lembro se como especulação ou como fato, que ele preferiria algo como o homem-aranha passar por um protesto de pessoas e se referir a eles como "um bando de punks desordeiros", enquanto o Stan Lee depois mudaria o texto dos balóes para "estou com vocês, pessoal!"

Hehehe

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2007, 00:53:50 »
Buckaroo, na verdade, apesar da filosofia objetivista e do maniqueísmo do Ditko terem se manifestado em diversos personagens com que trabalhou o "grandes poderes trazem grandes responsabilidades" foi inteiramente responsabilidade do San Lee. Ditko dizia que achava a frase pesada demais pra sair da boca de um garoto.
Ou pelo menos foi o que li numa pequena biografia. Que aliás, também menciona a história dos "punks desordeiros".

Há uma anedota parecida sobre o Questão, personagem criado pelo Ditko: Um roteirista queria escrever um diálogo em que o Questão dizia para um bandido algo como "pois é meu amigo, você se deu mal". Quando ficou sabendo disso, Ditko enviou uma carta de seis páginas  :o ao roteirista explicando detalhadamente por que o Questão nunca chamaria um bandido de meu amigo.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2007, 14:22:00 »
Uau, 6 páginas....

Quanto ao "grandes poderes", bem, a frase saiu originalmente da boca do Ben Parker, então sei lá, me parece que faria sentido, dadas as circunstâncias... (mas sei lá)

o documentário foi tirado do YT.... :/

Não era lá tão interessante assim, só reforçava que ele se sentiu pouco creditado pelo homem aranha e dr. estranho, além de mostrar todo esse lado esquivo que eu desconhecia.... fizeram um documentário sobre ele, no qual ele não quis aparecer... só aparecem umas fotos preto e brancas....

Também não concordei com o que disseram da transição do Ditko para o Romita ter sido drástica no design do personagem, criaram artificialmente esse contraste ao colocar as primeiras histórias do Ditko, como Peter Parker mais nerd e de óculos enormes, direto para o Peter Parker meio "modelo" do JR sr, quando na verdade a transição foi mais gradual, o óculos foi perdido ainda na fase do Ditko, pelo meio ou no primeiro terço dessa "era".

O motivo cabal parece ter sido que o Duende verde seria revelado como sendo o Norman Osborn, o que o Ditko achou irrealista, improvável demais. Taí um cara que gosta de ser "autoral" ao extremo...

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2007, 14:48:23 »
Uau, 6 páginas....
:?:

Pois é, a biografia do ditko é pura controvérsia. É verdade que a frase orginal saiu do tio Ben, mas parece (pela biografia que li) que o Ditko não pretendia que Parker fosse tão afetado por ela, pelo fato de ter apenas 14 anos na época em que ganhou seus poderes. Por outro lado, se não fosse por isso, não teríamos o Homem-Aranha de hoje (embora eu não sei se isso seria tão ruim... saga do clone, Strazinscky e the other são frutos daquele início...).

Quanto ao fato dele ter se sentido pouco creditado pelo aranha e o dr. estranho, concordo inteiramente com ele: Ditko merece muito mais crédito por esses personagens do que lhe é dado, da mesma forma como Kirby é esquecido quando o assunto é a autoria do Quarteto Fantástico e alguns outros personagens da Marvel (mas essa é só a opnião de alguém que acha que o Stan Lee não é lá grandes coisas...)

Já a transição Ditko-Romita, se não me engano, boa parte dos leitores só foi notar depois de alguns meses que o desenhista havia mudado, até por quê o Romita foi orientado a manter o "padrão Ditko" de início (e com certeza os arte-finalistas davam uma mãozinha nesse sentido).

Também acho que a questão do duende foi fundamental na saída dele... admirador de Aynn Rand como era, Ditko devia ver no industrial uma figura quase heróica, jogar isso tudo por terra fazendo dele um vilão deve ter sido a gota d'água pra ele.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 14:54:04 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2007, 15:17:14 »

Uau, 6 páginas....

:?: :?:

Pois é, a biografia do ditko é pura controvérsia. É verdade que a frase orginal saiu do tio Ben, mas parece (pela biografia que li) que o Ditko não pretendia que Parker fosse tão afetado por ela, pelo fato de ter apenas 14 anos na época em que ganhou seus poderes.
Acho estranho, porque pelo que fiquei sabendo do Ditko, me pareceria mais de acordo com o Stan Lee essa idéia... imagino o lado piadista e descontraído como mais compatível com o Stan Lee, enquanto o lado mais perturbado, responsável e até deprimido com o Ditko e o seu objetivismo.

Por outro lado, se não fosse por isso, não teríamos o Homem-Aranha de hoje (embora eu não sei se isso seria tão ruim... saga do clone, Strazinscky e the other são frutos daquele início...).
Nem me fale dessas coisas.... há um bom tempo que não leio nada, só acompanho pela wikipédia e notícias...... sei que hoje em dia..... o Duende, o Venom, que agora aparentemente é o Gargan, o Octopus e praticamente todo mundo virou "herói".... acho que já estavam exagerando com a rainha branca... daqui a pouco não tem mais vilões, só esses confrontos do tipo capitão américa versus homem de ferro, hulk versus coise e etc..... (não me surpreenderiam se fizessem um confronto entre o universo normal e o "ultimate", uma coisa meio como as duas Terras da DC, talvez até fundindo os dois)... ainda tem isso da identidade pública, a May ter morrido, etc.... a MJ já há algum tempo é supermodelo (tendo um boom na carreira com 25 anos ou mais?).... muito pouco sobrou do original..... agora além de lançadores de teia biológicos (imagino se ele tem algum tipo de "teiorréia"), parece que tem umas garras para inocular veneno, controla aranhas por telepatia e não sei mais o que...

.... ironicamente algumas dessas coisas são até mais compatíveis com o Ditko, na medida em que estreita o laço com o dr. estranho.... mas sei lá... acho que os quadrinhos deveriam ter uma linha meio como a Mônica, Pato Donald, etc, que nunca envelhecem nem acontece nada com implicações fundamentais.... e cronologias totalmente isoladas, mais ou menos como os filmes, onde os autores podem fazer praticamente a doideira que quisessem, meio como nos "elseworlds"...

Ah, e por falar nisso, o dentes de sabre parece ter sido finalmente morto pelo Wolverine, decapitado... o que vem a seguir? O dr. destino fará uma plástica para ficar com um rosto normal? Hehe

Já a transição Ditko-Romita, se não me engano, boa parte dos leitores só foi notar depois de alguns meses que o desenhista havia mudado, até por quê o Romita foi orientado a manter o "padrão Ditko" de início (e com certeza os arte-finalistas davam uma mãozinha nesse sentido).
A transição entre o Ditko e o Romita foi clara quanto ao estilo, é nítida a diferença (ao menos aos olhos de alguém meio "estudioso" do assunto), o meu ponto é quanto à consistência do personagem,,, o documentário alegava que o Peter Parker tinha passado de repente de franzino e esquisito para galã, mas pularam uns dois terços de histórias com o Ditko em que ele já não usava óculos, a popular Gwen Stacy se esforçava para chamar atenção dele e não conseguia, etc.

Também acho que a questão do duende foi fundamental na saída dele... admirador de Aynn Rand como era, Ditko devia ver no industrial uma figura quase heróica, jogar isso tudo por terra fazendo dele um vilão deve ter sido a gota d'água pra ele.

Não tinha imaginado ainda esse agravante....

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2007, 15:46:45 »

Uau, 6 páginas....

:?: :?:
É que não tinha entendido o "uau, 6 páginas..."  :vergonha:

Acho estranho, porque pelo que fiquei sabendo do Ditko, me pareceria mais de acordo com o Stan Lee essa idéia... imagino o lado piadista e descontraído como mais compatível com o Stan Lee, enquanto o lado mais perturbado, responsável e até deprimido com o Ditko e o seu objetivismo.
Por isso que no meu primeiro post de resposta coloquei, "apesar do objetivismo de Ditko..." ou algo assim. Eu tendo a ver o "grandes poderes, grandes responasbilidades" como exemplo do tal "realismo" que o Lee se propôs a colocar no Universo Marvel (e que mais me parece melodrama mexicano).
mas, a biografia do Ditko está imersa em controvérsias, entre os que conviveram com ele há quem o considere arrogante e quem lembre de um homem educado e respeitoso (não que essas duas características sejam excludentes). Acho que só o que não se discute é sua honestidade intelectual.
Nem me fale dessas coisas.... há um bom tempo que não leio nada, só acompanho pela wikipédia e notícias...... sei que hoje em dia..... o Duende, o Venom, que agora aparentemente é o Gargan, o Octopus e praticamente todo mundo virou "herói".... acho que já estavam exagerando com a rainha branca... daqui a pouco não tem mais vilões, só esses confrontos do tipo capitão américa versus homem de ferro, hulk versus coise e etc..... (não me surpreenderiam se fizessem um confronto entre o universo normal e o "ultimate", uma coisa meio como as duas Terras da DC, talvez até fundindo os dois)... ainda tem isso da identidade pública, a May ter morrido, etc.... a MJ já há algum tempo é supermodelo (tendo um boom na carreira com 25 anos ou mais?).... muito pouco sobrou do original..... agora além de lançadores de teia biológicos (imagino se ele tem algum tipo de "teiorréia"), parece que tem umas garras para inocular veneno, controla aranhas por telepatia e não sei mais o que...

.... ironicamente algumas dessas coisas são até mais compatíveis com o Ditko, na medida em que estreita o laço com o dr. estranho.... mas sei lá... acho que os quadrinhos deveriam ter uma linha meio como a Mônica, Pato Donald, etc, que nunca envelhecem nem acontece nada com implicações fundamentais.... e cronologias totalmente isoladas, mais ou menos como os filmes, onde os autores podem fazer praticamente a doideira que quisessem, meio como nos "elseworlds"...

Ah, e por falar nisso, o dentes de sabre parece ter sido finalmente morto pelo Wolverine, decapitado... o que vem a seguir? O dr. destino fará uma plástica para ficar com um rosto normal? Hehe
E olha que você ainda está esquecendo [spoiler?]a Gwen ter dado pro Norman Osborn na época em que namorava com o Parker[/spoiler?]
Agora, as porradas entre heróis do Universo Marvel são clichê já... [piada reciclada do Aragonés]É do regimento interno da Marvel que quando dois ou mais heróis de seu universo se encontarm eles devem quebrar o pau, sem qualquer motivo aparente[piada reciclada do Aragonés/]

Eu mesmo desisti de ler as revistas de linha tanto da Marvel quanto da DC... só vejo alguns especiais, principalmente quando não estão comprometidos com qualquer cronologia...

Não tinha imaginado ainda esse agravante....
Eu também não, li isso na tal biografia que mencionei. mas achei que faz sentido. Aliás, devo a Ditko ter lido Atlas shrugged e Anthem, são ótimos, embora não concorde totalmente com a filosofia da autora.

« Última modificação: 30 de Setembro de 2007, 11:14:57 por Thufir Hawat »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2007, 16:30:07 »
É que não tinha entendido o "uau, 6 páginas..."

Me pareceu impressionante o cara escrever uma carta de seis páginas para explicar o porque de uma fala ser incongruente com o personagem.... em vez de algo muito mais curto ou um telefonema, não sei.

Fico pensando se ele, desse jeito que é, leria as hqs atuais. Acho que se lê deve ter que tomar sedativos para elefantes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!