Autor Tópico: Pulso de raio laser consegue destruir vírus no sangue  (Lida 347 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Pulso de raio laser consegue destruir vírus no sangue
« Online: 26 de Setembro de 2007, 21:12:10 »
Pulso de raio laser consegue destruir vírus no sangue

Destruir os vírus no interior do corpo utilizando um raio laser pode parecer uma boa idéia para filmes de ficção científica. Mas o pesquisador Shaw-Wei David Tsen, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, acaba de demonstrar que o conceito é viável e funciona extremamente bem.

Descontaminação do sangue

Hoje, quando uma amostra de sangue para transfusão precisa ser descontaminada, ela é tratada com irradiação de raios ultravioleta. O método funciona, mas deixa um rastro de células danificadas e até com mutações. Tsen, que é estudante de imunologia, discutiu o assunto com seu pai, que é especialista em raios laser. O resultado da conversa foi realmente um presente de pai para filho - "Por que você não usa raios laser?"

Os raios laser conseguem atravessar a água, que é um elemento altamente absorvedor de energia e interfere largamente com as ondas ultrassônicas. Desta forma, teoricamente, o laser conseguiria passar pelo líquido ao redor dos vírus e dar-lhes uma sacudida tão forte que eles seriam destruídos instantaneamente.

Laser pulsado destrói vírus

Da teoria à prática foi um passo. Utilizando um laser pulsado de baixa potência, Tsen conseguiu reduzir a quantidade de vírus em uma solução entre 100 e 1000 vezes. "Eu repeti o experimento várias vezes para convencer a mim mesmo que o laser funcionava tão bem," diz ele.

O laser pulsado é diferente dos lasers tradicionais, que emitem um feixe de luz contínuo. "Nosso laser envia repetidamente um rápido pulso de luz e então interrompe, permitindo que a solução ao redor do vírus se resfrie," explica ele. "Isso reduz significativamente os danos que o calor causa aos componentes normais do sangue."

O pulso de laser causa uma intensa vibração que destrói a capa protetora do vírus. O cientista teve que descobrir a dose precisa - a potência do laser a ser aplicada - capaz de destruir apenas os vírus e deixar as demais células intactas.

Bibliografia: Inactivation of viruses with a very low power visible femtosecond laser
K T Tsen, Shaw-Wei David Tsen, Chih-Long Chang, Chien-Fu Hung, T-C Wu, Juliann G Kiang
Journal of Physics: Condensed Matter
Vol.: 19 322102 (9pp)
DOI: 10.1088/0953-8984/19/32/322102

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110070926

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!