Autor Tópico: Beber com moderação pode ajudar memória  (Lida 475 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Beber com moderação pode ajudar memória
« Online: 27 de Setembro de 2007, 20:35:25 »
Beber com moderação pode ajudar memória

Até dois copos por dia podem fortalecer capacidade do cérebro, afirma estudo.
Pesquisa também derruba mito de "beber para esquecer" eventos traumáticos.

O consumo moderado de vinho, o equivalente a um ou dois copos ao dia, pode melhorar a memória, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Auckland divulgado hoje pela imprensa neozelandesa.

O estudo adverte, porém, que beber em excesso impede o desenvolvimento das células cerebrais e pode prejudicar a memória, embora em momentos emotivos reforce a lembrança, segundo o jornal "New Zealand Herald".

A pesquisadora Maggie Kalev, que participou do estudo, explicou que, "ao contrário da crença popular", a equipe descobriu que "uma quantidade excessiva de álcool estimula a lembrança de estímulos altamente emotivos, o que leva a pensar que é pouco provável que a idéia de beber para esquecer esteja certa". Kalev, do departamento de ciências médicas e da saúde da Universidade de Auckland, acrescentou que as pesquisas "sugerem que beber em excesso reforça as memórias negativas".

O estudo, realizado com ratos, demonstrou que é necessária a presença de um receptor ("fechadura" química) no cérebro, denominado NMDA (N-metil-D-aspartato, abundante no sistema nervoso humano), para que ocorra uma melhora na memória. A pesquisadora acrescentou que novos estudos poderiam ajudar no desenvolvimento do tratamento de problemas da memória, como os causados pelo mal de Alzheimer.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Beber com moderação pode ajudar memória
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2007, 22:50:53 »
 :P Está explicado por que minha memória é péssima.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2007, 23:05:51 »
e a minha não, eheh
bota o fígado agora, stefano, quero só ver!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2007, 21:15:50 »
e a minha não, eheh
bota o fígado agora, stefano, quero só ver!
Esqueceu como era ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2007, 22:17:25 »
Yeah, e eu li na revista que vinho ajuda a emagrecer. O que complica é que são mais cento e cinqüenta calorias no orçamento diário, e quem está em dieta não tem muitas sobrando.

A não ser que a pessoa resolva trocar os poucos carbs que restam por álcool, naturalmente. Não só tem o benefício nutricional do vinho, mas ajuda a superar a infelicidade de comer mal e incentiva atividades físicas com grande queima de calorias. :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!