EUA exibe fóssil multicolorido de 80 mi de anos
Fóssil de criatura marinha, chamada amonita, possui várias cores em sua superfícieO Museu de História Natural de Nova York exibe a partir de hoje um fóssil de um animal marinho de 80 milhões de anos, que, além das proporções extraordinárias, chama a atenção pelo seu colorido.
A entidade abriu ao público a exibição de um exemplar fossilizado de amonita, uma criatura marinha já extinta. Com um diâmetro de 61 cm, ela oferece um leque de cores quase infinito em sua superfície.
"É um exemplar espetacular e muito importante do ponto de vista científico. Com a passagem do tempo, o fóssil se transformou num objeto precioso graças à sua variedade de cores", disse o encarregado da seção do museu dedicada aos fósseis, Neil Landman.
Verdes, alaranjados, púrpuras e azuis formam "a espetacular pigmentação" na carapaça. As cores são resultado do reflexo da luz sobre a amonita. "Só existe outra semelhante no Canadá", afirmou Landman.
A peça foi descoberta no Canadá, em 2004. Para os estudiosos, a descoberta indica "a presença de um mar ou oceano que cobria toda aquela parte da América do Norte, até os atuais Estados Unidos", explicou o cientista. Isso mostra "as mudanças na superfície terrestre em milhões de anos", acrescentou.
Segundo os cientistas, a amonita, uma das três pedras preciosas produzidas por organismos vivos, além do âmbar e das pérolas, ajuda a determinar a localização exata de mares de milhões de anos atrás. O fóssil chega agora ao museu nova-iorquino após três anos de negociação com a companhia mineradora Korite International.
"O Museu de História Natural é a única instituição nos EUA que apresenta um exemplar destas características, que pode ser considerado uma enorme pedra preciosa, a maior que se pode encontrar em Manhattan atualmente", concluiu Landman.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1942464-EI319,00.html