Quais seriam os efeitos colaterais???
"O problema que nos preocupa mais é a acidificação. Nós estamos trazendo para a superfície níveis mais altos de CO2 junto com os nutrientes", diz Kithil.

Lela, acho que é como aquela história de naufragar navios e plataformas marítimas vellhas, que criam habitats favoráveis a corais e outros que atraem determinadas espécies de peixes e assim por diante... não acho que seja potencialmente danoso (se for nesse sentido).
Mas esse plano é muito mais ambicioso dó que os anteriores, é impossível prever todas as conseqüências.
Bem, isso é verdade... mas para isso realizam-se testes em pequena escala antes de implementar a provável solução (até por que pode não ser nada prático do ponto de vista de implementação instalar 134 milhões de canos nos oceanos...)
Por outro lado me parece promissor. Não é a primeira vez que ouço falar em se armazenar parte do gás carbônico em excesso no oceano (apesar da questão da acidez), mas só vale se associada a uma solução que diminua as emiissões de CO
2, seja por substituição de fontes de energia, seja pelo uso mais consciente das atuais ou por ambas as alternativas simultaneamente.
De qualquer forma, acho muito mais produtivo procurar soluções técnicas e científicas que podem ser testadas e avaliadas sob diversos aspectos para resolver a questão do aquecimento global do que fazer documentários para ganhar capital político ou shows que liberam milhões de toneladas de CO
2 na atmosfera (e sim, eu estou falndo do Al Gore e do
Live Earth.)