Autor Tópico: Estudar leis...  (Lida 669 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Estudar leis...
« Online: 28 de Setembro de 2007, 23:09:39 »
Olá, galera.

Venho pedir uma ajudinha aos advogados deste fórum sobre a forma "correta" de estudar as leis. Até pode parecer idiota a pergunta, mas isso é melhor do que ficar em dúvida.

Por exemplo, no post abaixo há um artigo que foi revogado. Ao ler a lei, devo pular a parte do artigo que foi revogado (óbvio?) e ler a lei que o revoga para entender o porquê de sua revogação?

http://rv.cnt.br/viewtopic.php?p=216283#216283

Citação de: Jack Torrance
Pessoal, recorro-me mais uma vez a vós pra exclarecer-me mais uma dúvida.

LEI Nº 1.283, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1950.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L1283.htm

(...)

(...)

O que está riscado significa o quê? Que foi revogado?

Desde já agradeço.

[]'s

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Estudar leis...
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2007, 23:19:55 »
 :) Me recordo que são leis ultrapassadas, que sofreram alterações ou foram retiradas.

Caso seja uma simples alteração, a nova citação estará abaixo, então não é preciso lê-la, a menos que queira saber o que foi mudado.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2007, 23:40:41 »
:) Me recordo que são leis ultrapassadas, que sofreram alterações ou foram retiradas.

Caso seja uma simples alteração, a nova citação estará abaixo, então não é preciso lê-la, a menos que queira saber o que foi mudado.

Por preguiça não tinha olhado antes, mas pelo que vejo, o que interessa, é a alteração. Ela, no caso, já está no lugar da revogada e ao lado demonstra qual a sua revogação. Umas nem trazem os artigos riscados, já trazem diretos as leis atualizadas.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2007, 23:44:30 »
 :ok: Exatamente isso.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2007, 00:08:51 »
Imagine o gasto extra de papel... [/greenpeace]

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2007, 01:30:29 »
a revogação pode se dar de várias maneiras... pode sair uma lei mais nova tratando do mesmo conteúdo, a própria lei pode ser modificada, e uma lei dizendo expressamente que tal lei está revogada. quando isso acontece, no caso de códgos, fica lá [revogado].
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:29:57 »
Acho o estudo de leis bastante dificil. Fiz uma cadeira onde estudamos o código civil e agora faço uma e estamos com a CLT. Acho complicado pois tem vários assuntos em várias partes do código e também em leis federais. Acho difícil estudar sem ajuda de um professor
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2007, 18:48:18 »
você não precisa de um professor, freddy. pra estudar leis, não precisa. não precisa fazê-lo sozinho, tampouco. basta pegar uma ou várias doutrinas e ir vendo o que se diz ...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2007, 14:35:20 »
 :| Quando tive que estudar leis era:

* Ler
* Ler
* Ler
* Ler

:) E anotar as dúvidas para perguntar depois.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!