Chávez nacionalizará escolas que não usarem novo método de ensinoO presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lembrou neste domingo aos "diretores de estabelecimentos privados" que o SEB (Sistema de Educação Bolivariano) é obrigatório, e prometeu "nacionalizar" as escolas que não o aplicarem.
"O estabelecimento que não se conformar com o programa definido será nacionalizado", insistiu Chávez durante seu programa dominical "Alo Presidente".
Se uma escola não respeitar suas obrigações "ela deverá ser fechada", havia avisado Chávez em 18 de setembro. "O Estado intervirá, nacionalizará esta escola e assumirá a responsabilidade de seus alunos", acrescentou.
Na véspera, no dia da volta às aulas da maioria dos estudantes venezuelanos, Hugo Chávez havia definido as grandes linhas do SEB, cujo objetivo principal é "substituir os valores capitalistas por valores humanos."
O novo sistema --que deve ser aplicado em todas as escolas do país até 2010-- pretende eliminar qualquer ensino glorificando "os conquistadores, Cristóvão Colombo e até Super-Homem."
O SEB vai privilegiar "a essência indígena, afro-americana, mestiça e multicultural" da Venezuela, disse Chávez.
Fonte