AeroLula interfere em Congonhas; aeroporto tem 10% de atrasosO avião presidencial, conhecido como AeroLula, interferiu no seqüenciamento do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), na manhã desta segunda-feira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva --que passou o final de semana em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), segundo a assessoria do Palácio do Planalto-- partiu de São Paulo para cumprir agenda no Rio, no começo da manhã.
De acordo com o centro de comunicação social da Aeronáutica, o avião presidencial tem prioridade no seqüenciamento dos vôos e, portanto, pode passar à frente de outras aeronaves ao decolar ou pousar. Para a Força Aérea, o procedimento é "discreto" e não provoca atrasos.
Porém, passageiros enviaram e-mails para a Folha Online dizendo ter ocorrido uma demora nos pousos, naquele mesmo horário.
Segundo o balanço da Infraero (estatal que administra os aeroporto do país), dos 22 atrasos superiores a uma hora registrados entre as 6h e as 18h30 desta segunda, mais da metade --12 deles-- ocorreram entre as 6h e as 10h30.
Na agenda da Presidência da República, publicada no site, a partida do AeroLula de Congonhas estava marcada para 8h40.
Nesta segunda-feira entrou em vigor a nova malha aérea nacional, que impôs diversas restrições às operações em Congonhas. O objetivo é diminuir o número de movimentos por hora para a aviação regular ----no começo do ano, antes da reforma da pista principal, eram 48. Para diversos passageiros, o dia foi marcado pelo desencontro entre as informações prestadas pelas companhias aéreas.
No Rio, Lula participou da inauguração na Fundação Oswaldo Cruz e de um almoço no BNDES. Segundo o Planalto, o presidente volta hoje para Brasília.
Fonte