Parar de comer doces 'pode prolongar a vida em até 15 anos' Uma pesquisa realizada na Alemanha sugere que abdicar de doces e carboidratos pode aumentar a expectativa de vida em até 15 anos.Os cientistas, do Instituto de Nutrição Humana, da Universidade de Jena, realizaram experiências em minhocas e observaram que o corte da ingestão de glicose, encontrada em alimentos ricos em açúcar e carboidratos, levou os invertebrados a aumentarem consideravelmente a produção de radicais livres.Os radicais livres são moléculas que podem ser prejudiciais ao organismo porque estão ligadas a processos degenerativos, como o câncer e o envelhecimento.Os pesquisadores, no entanto, observaram que a falta de glicose fez com que as minhocas rapidamente reagissem aos radicais livres, produzindo enzimas de defesa contra estas moléculas e aumentando a expectativa de vida em 20%. Este número, calculam os pesquisadores, seria o equivalente a 15 anos na espécie humana. “Se este resultados se mostrarem efetivos para a espécie humana, isto significa que o fim do consumo de glicose pode ter efeitos positivos na expectiva de vida”, afirmou Michael Ristow, um dos líderes da pesquisa. “Durante o processo, as minhocas produziram mais radicais livres, mas ao mesmo tempo ativaram rapidamente as defesas contra essas moléculas. O mal acabou produzindo algo bom no fim”, acredita.Ainda de acordo com ele, o consumo de açúcar corresponde de 15% a 20% da ingestão diária de calorias, que não são necessariamente glicose, mas acabam se transformando na substância durante a digestão. http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071003_glicoseexpectativavida_fp.shtml
eu não sou uma minhoca.
Show, mais um artigo a favor das dietas "low carbs".
Eu prefiro viver quinze anos menos - mesmo não sendo minhoca - a deixar de comer um saborose doce, principalmente após as refeições, hehehe...
Se for pensar assim, nem sexo eu faço mais, pois certamente haverá algum flagelo humano por detrás disto também.
Mas algumas coisas eu posso evitar, como comer carne, por exemplo.Posso fazer eu mesmo os meus doces, usando adoçantes alternativos como o açúcar de maça - não precisa ser de cana-de-açúcar.
que diferença faz? comer doce de açucar demaçã que vira glicogênio ou comer doce de cana-de-açucar que vira glicogênio também?