Autor Tópico: 'Tigre dente-de-sabre mordia mais fraco que leão'  (Lida 10407 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
'Tigre dente-de-sabre mordia mais fraco que leão'
« Online: 04 de Outubro de 2007, 16:34:00 »
'Tigre dente-de-sabre mordia mais fraco que leão'

Apesar da aparência assustadora, os extintos tigres dente-de-sabre tinham uma mordida relativamente fraca, se comparada à de um leão moderno, afirmam cientistas australianos.
Os pesquisadores da Universidade de Newcastle, em Callaghan, na Austrália, analisaram o crânio do felino e descobriram que apesar do tamanho exagerado, os seus caninos mordiam com apenas um terço da força de um leão da savana africana.

Os pesquisadores fizeram radiografias de fósseis do extinto tigre e construíram um modelo digital de alta definição no computador.

Em seguida, os cientistas simularam um ataque do predador, aplicando uma força ao crânio, mandíbula e dentes para avaliar como esses membros reagiriam à tensão provocada pela mordida.

Um modelo de leão também foi desenvolvido para efeitos de comparação.

Divergências

Ao aplicar uma força de mil Newtons, a simulação do crânio “mordia” com um terço da força de um leão e lutou para agüentar a pressão imposta pelo movimento, enquanto a presa se debatia e chutava por dez minutos até ser completamente sufocada.

A pesquisa também demonstrou que os tigres dente-de-sabre não matavam as presas como os leões de hoje, que tentam asfixiá-las com uma mordida no pescoço, imobilizando-as.

"O dente-de-sabre era como um urso, extremamente forte, mas não era um animal feito para correr, era um animal feito para lutar contra outros animais no chão”, explicou o pesquisador-chefe, Colin Mc Henry.

Cor vermelha mostra os locais sob maior pressão na hora da mordida

A pesquisa buscou pôr um fim a cerca de 150 anos de discussão sobre o modus operandi do dente-de-sabre.

Há muitos anos a estratégia do predador vinha sendo motivo de divergências, com algumas correntes afirmando que o felino capturava as presas ao saltar sobre elas, enquanto outras diziam que o animal usava os dentes como ganchos para montar nas presas.

Uma terceira teoria ainda defendia que o uso dos caninos provocavam feridas que levavam à morte.

Os tigres dente-de-sabre foram extintos há cerca de 9 mil anos. Eles viveram na América do Norte e, segundo cientistas, mudanças climáticas teriam sido um dos fatores responsáveis pelo desaparecimento da espécie.

Alguns cientistas ainda defendem que a queda de um asteróide ou cometa há cerca de 13 mil anos também poderia ter colaborado para a extinção dos animais.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071002_dentedesabre_fp.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: 'Tigre dente-de-sabre mordia mais fraco que leão'
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:04:20 »
Pelo que já li algumas vezes, as presas do dente-de-sabre não ajudavam muito, ao contrário, atrapalhavam!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:07:28 »
Pelo que já li algumas vezes, as presas do dente-de-sabre não ajudavam muito, ao contrário, atrapalhavam!

Por isso. Era incompetente, acabou extinto...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:15:52 »
É, alguns são bem incompetentes, e independente dos esforços humanos, estão condenados. O panda é um deles.
Mas sinto pena daqueles que são obras primas da evolução, mas estão ameaçados, como o tigre e o urso polar!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:22:30 »
Bem, elas tinham que ter ajudado para poder evoluir, nem que fosse ajudar na reprodução... imagino que talvez pudessem ser meio como os dentes das morsas... por outro lado, é menos provável terem evoluído repetidas vezes, que é mais característico de caracteres adaptativos... se bem que, de vez em quando repetem também os caracteres usados como adorno sexual, como a cauda de várias aves...

Eu acho que pode ter sido uma combinação das duas coisas.... adaptação extremamente especializada, para bichos que não fossem bons lutadores, que pudessem ser derrubados, expondo o pescoço, e algo relacionado à exibição / briga entre machos (principalmente se for característica exclusiva dos machos, o que eu não sei se é o caso, em algum dos casos), sem necessariamente ser de qualquer ajuda na caça, podendo até ser (inegavelmente é) uma limitação... se serve como adaptação para matar alguns tipos de animais, talvez fosse uma adaptação mais "imposta", mais uma adaptação comportamental (talvez até por aprendizado) "exaptando" esses dentes, dando melhor uso para eles, do que uma adaptação convencional para predação...

... mas pode ter de qualquer forma a origem ter sido inversa, adaptação para predação primeiro e então seleção sexual, ou ser apenas alta especialização para predação, de qualquer forma....

Um ponto que não foi mencionado, ao menos no texto aí, é que apesar da mandíbula ser mais fraca, esses pontos isolados de pressão acabam implicando em mais PSIs, de qualquer forma.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:36:52 »
Por si só, poderiam ter surgido por deriva simplesmente. Mas, tu colocou algo interessante. Presas nessas proporções não surgiram apenas uma vez em mamíferos; característico de adaptação. O único animal atual que me lembro com grandes presas (como do dente-de-sabre) é a morsa, e para elas, as presas servem pra conseguir alimento (moluscos) e para seleção sexual. Mas, a ecologia de um dente-de-sabre é bem diferente, difícil dizer se as causas da adaptação são as mesmas nas duas espécies!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2007, 16:29:02 »
Acho que surgir dentes desse tamanho por deriva simplesmente é muito improvável, antes fosse só por uma mutação-"salto" (ou a súbita expressão de algo imanente, por deriva, de qualquer forma :hein: )

Eu não comparei eles com as morsas no sentido ecológico de adaptação, mas de exibição sexual e luta. Talvez os leões com dentes quebrados (o tamanho os deixa também mais frágeis, pelo simples tamanho mesmo, como é mais fácil quebrar uma vareta mais comprida, como um lápis da primeira vez, do que depois que já está na metade, quebrar em um quarto, porque tem alavanca maior) ou menores fossem rejeitados pelas fêmeas, além de talvez poder ser usado para matar dentro da própria espécie... me parece que algo assim acontece com leões mesmo, a juba parece que cai em algo depois de um leão levar uma boa surra e/ou a juba preta é indicativo de uma juba mais antiga, de um leão mais "provado" pela vida do que uma juba clara, e ao menos num experimento as leoas preferiam bonecos de leões com juba preta.

E os dentes de sabre não foram uma espécie apenas, mas surgiram acho que repetidas vezes, mesmo dentro dos felídeos, e ainda ao menos uma vez independentemente nos nimravídeos e/ou barbourofelídeos, havendo outros bichos meio dentuços fora de carnivora até (um marsupial e um creodonte ao menos) com dentes de sabre.

Thylacosmilus (marsupial) - esse tinha no queixo duas metades de bainhas para os dentes aumentados.

Eusmilus, nimravídeo (feliformia)

Barbourofelis (barbourofelidae, "entre" nimravidae e felidae) à esquerda e Smilodon (felidae)

http://en.wikipedia.org/wiki/Saber-toothed_cat

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2007, 16:40:31 »
É, depois pensei que deriva ter ocasionado algo que surgiu mais de uma vez! Bem..essa deriva seria o mesmo que a mesma pessoa acertar várias vezes na loteria!:D Deve ser adaptação mesmo. Mas a dúvida fica quanto a função...pois pra alimentação, não parece ser (já li tempos atrás que as presas poderiam ser um problema), quem sabe seleção sexual e luta, acho bem provável, já que esses "adornos" geralmente são mais evidentes em machos que lutam por dominância num bando!

O crânio desse marsupial é medonho!:D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2007, 16:53:08 »
A única coisa que faltaria para estabelecer isso de seleção sexual seria ser menos pronunciado nas fêmeas, como nas morsas e outras características do tipo (tamanho dos gorilas, cauda dos pavões), o que eu não sei se é o caso... uma vez perguntei num grupo do google mas ninguém respondeu.... acho que provavelmente não é então, ou seria algo mais conhecido/divulgado..... se não for, aí estranhamente poderia ter a ver com predação...

Mas sei lá, acho mais provável algo intra-específico, que envolvesse fêmeas também, igualmente... lembro de já ter visto numa vez que um gato meu confrontava outro, antes de brigar, que ele abria a boca de perfil para o outro gato, não sei se isso é comum, mas fico imaginando se eles não exibem o tamanho dos dentes como uma forma de dizer "olha só o meu dente, é melhor para você mesmo não brigar comigo"... uma espécie de ave tem coisa parecida de acordo com o tamanho dumas manchas brancas no peito, as de manchas pequenas sempre fogem das de manchas grandes ou médias, em vez de brigar... uma "estrategia evolutiva estável", acho que deve ter no "gene egoísta" sobre isso.... não lembro...

Temma

• Visitante
« Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:09:51 »
moral da história: de que adianta ter uma ferramenta grande se não serve pra nada

tá, parei  :vergonha:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2007, 19:05:06 »
Uma adição inusitada aos dentes de sabre, que havia me esquecido:

o veado* dentes-de-sabre

Meu alter-ego criacionista poderia ter acrescido esse animal na argumentação de que as presas não necessariamente implicam em carnivoria darwinista imoral.

* Ou, Moschus moschiferus, para o nome técnico, ou cervo almiscarado siberiano, para o nome popular politicamente correto.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:23:27 »
Não sei se além de Homem (ou primatas em geral) dá pra saber o sexo do fóssil, portanto, fica difícil saber se há seleção sexual ou não! 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2007, 20:15:10 »
Em muitos mamíferos, o pênis tem um osso, o clitóris também, talvez seja possível, se tiver sido suficientemente preservado, ver se há um dimorfismo que caracterizaria um ou outro.

http://en.wikipedia.org/wiki/Baculum

Por outro lado, sei lá se haveria... presumivelmente dos machos seria maior..... mas você mesma me falou acho, que as hienas fêmeas tem uns pseudo-pênis que usam para estabelecer hierarquias sociais....

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2007, 13:42:28 »
Sim, a hiena tem um clitoris avantajado!:D É o pênis ósseo é mais comum do que eu imaginava, mas fóssil é bem raro encontrar esqueleto completo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!