Autor Tópico: A Importância do Auto-Conhecimento  (Lida 1316 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
A Importância do Auto-Conhecimento
« Online: 04 de Outubro de 2007, 22:46:40 »
De muitos e diferentes  modos e modelos o homem segue o seu curso . Mas em dado momento  resolve  saber mais de si mesmo.Costuma ser aí que nos perguntamos ..." quem sou eu  ? " " qual é a imagem que as outras pessoas fazem de mim " e principalmente..." o que eu mesmo sei de mim? "

Hoje li este texto e gostei ...por isso o coloco na íntegra aqui...para servir de reflexão...e comentários serão bem vindos.

Abraço fraterno .

A Importância do Auto-Conhecimento

Por que se conhecer ? Esta é uma pergunta que só você poderá responder. E este é um dos próprios motivos que me leva a olhar constantemente para dentro. É olhando para o nosso interior, examinando e transcendendo nossos padrões herdados de nossos pais, de nossos familiares e da própria cultura e sociedade que poderemos encontrar um sentido em nossas vidas, uma resposta para a pergunta que a maioria de nós tem na mente: "Para que estamos vivos ?"

O auto-conhecimento nos leva a uma profunda viagem ao nosso interior, fazendo nos compreender por que reagimos a uma determinada situação, tornando-nos capazes de fazer uma escolha mais consciente, e que consequentemente nos levará à uma satisfação e sentido de vida cada vez mais significativo.

Desde a mais tenra infância, fomos criando "couraças" para proteger nossa verdadeira essência. Fomos adquirindo padrões sócio-culturais que quando são rígidos e inflexíveis bloqueiam nosso processo de desenvolvimento. Vamos "levando" a vida, escutando apenas o que os outros, a sociedade e os nossos padrões nos dizem para fazer, muitas vezes, não dando ouvidos à nossa própria voz que vem do nosso coração, do nosso interior.

Muitos nem sequer tem consciência dessa voz interior, outros tentam silenciá-la a qualquer custo. Estão ainda iludidos pelas pressões, determinações e medos impostos pela sociedade e pelo próprio ego: "Mas o que vão pensar de mim se eu fizer isto?"

Certas pessoas têm medo do que pode vir a acontecer, mas esquecem que a vida está presente no agora. E é no agora que o coração, que o Ser clama para que o sigamos, confiando e fluindo, pois é aí que está a verdadeira evolução e o verdadeiro aprendizado que trará a paz e a satisfação interior.

Assim, o auto-conhecimento nos leva ao des-envolvimento de nossa Consciência, transcendendo as "couraças" e indo em direção da nossa verdadeira essência de Amor, uma viagem que exige mais coragem do que segurança.

Autor: Saulo Nagamori Fong

Instituto União

http://www.institutouniao.com.br/

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Lua

• Visitante
Re: A Importância do Auto-Conhecimento
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2007, 16:05:35 »

Gostei do texto, pq estou passando por um momento de 'mergulho em mim mesma'. Durante anos eu adotei uma postura de vida para agradar mais aos outros do que a mim mesma, o que acabou me fazendo sofrer bastante.
É uma atitude tola querer ser aquilo que os outros esperam de nós, já que só conseguiremos certa tranquilidade (e nem me refiro a felicidade) se agirmos de acordo nossa razão e, em alguns momentos, segundo nossa emoção. E para isso, é essencial que saibamos quem somos, o que pensamos a nosso respeito, nossas posturas e o porquê delas serem de uma forma e não de outra.

É se permitir errar, consciente de que somos seres falhos. É tropeçar e enxergar um caminho diferente pra não cair de novo, pelo menos evitando tropeçar nas mesmas pedras...

Quando sabemos quem somos e admitimos que uma infinidade de fatores norteiam nossas atitudes e a dos outros, aprendemos a conviver melhor com o mundo... É fato...

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2007, 01:29:40 »
A parte chata de abundar mulher no CC é esta :lol:

Enfim. Isso de "auto-conhecimento" parece-me, às vezes, conformismo e escapismo. Sem dúvida que a gente precisa ter bem definidas as nossas expectativas e tal, mas a literatura (?) parece dizer "conheça-se, aceite-se, você é uma pessoa valiosa na sua singularidade e não precisa progredir, a culpa é do mundo que não te entende".

Isso de ouvir a voz interior é uma coisa romântica e não civilizada. Se todos formos viver de acordo com os nossos corações, não tem sociedade que se agüente. Penso que "nem tanto ao mar, nem tanto à terra", hm. Sorte tem a pessoa que consegue equacionar.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2007, 12:50:19 »
Olá Mimi, tudo bem?
Você tocou em um ponto muito sensível. O de seguirmos nossa voz interior. Certo é que nossa voz interior só pode ser ouvida através de nosso autoconhecimento. Por isso muitas e muitas vezes julgamos querer algo, ou fazer seja o que for... Seguir um caminho... E lá na frente ao 'seguir ' aquilo que pensamos ter entendido... Pronto já estamos atolados, mergulhados no caos  provocado  por nós mesmos.Pois é aí que reside a grande diferença  do  entendermos de fato aquilo que queremos ou de acharmos o que  sabemos e o que queremos ou sentimos... Isso não é  de modo algum algo fácil de equacionar.
É sem dúvida no momento em que deu tudo errado e percebemos   o porque( a interpretação  errada que fizemos  do nosso próprio querer) que gostaríamos imensamente de conhecermos-nos. Ah! Isso evitaria tantas confusões em nossa vida...
Mas nem tudo está perdido... a partir desses erros de auto- conhecimento e interpretações de nossos verdadeiros desejos é que estaremos mais próximos para adentrarmos  mais e mais na realidade do nosso eu. Existe uma pergunta que sempre gosto de fazer as pessoas que estão convivendo comigo..." você quer ser conhecido ?" Por que eu pergunto isso ?...Bem.. Porque se você não o quiser, certamente estará mascarando   você mesmo. Estará tentando passar uma imagem do que gostaria de ser e não  do que é de fato.Quantos de nós gostaríamos de ter  uma outra vida  que não a nossa ...ao menos em alguns aspectos?...Mas se a sua resposta for: sim eu gostaria de ser conhecido pelas pessoas, gostaria que elas soubessem quem sou realmente... Aí é porque você está satisfeito com você, com a sua vida  ( e não conformado! Conformismo gera insatisfação ) .
Por isso creio que  a importância do auto conhecimento iria arrefecer muito do que acreditamos estar bem ou mal em nossas vidas, em nossas escolhas...Nossa vida está em nossas mãos  desde que não percamos o controle dela.
Nossas escolhas boas ou más tem  que partir do princípio da livre escolha...e temos que estar  prontos para as conseqüências de nosso sim e de nosso não, de nossas repontas  ou de nossas omissões.De atos e ações....será  o modo de encarar as conseqüências de tudo  isso que implicará conhecermos-nos ou não ...estarmos de fato sendo nós mesmos  ou aquilo que esperam que sejamos...Satisfação não é conformismo , é antes , desejar ir adiante.
Grande Beijo  Mimi.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 13:13:32 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2007, 13:04:10 »
Oi Lua querida!
Também estou  mergulhando nesse abismo que sou eu mesma, para tentar me conhecer melhor.Na verdade  é bom que estejamos sempre dispostas a  isso...pois somos muito mutantes..( kkkkkk)  o que  hoje é bom e maravilhoso amanhã já pode ser obsoleto pra minha vida , obrigando -me assim a repensar  minhas escolhas , meu modo de ser ...Estar constantemente voltada  para a minha verdade  já é , creio o primeiro passo para me auto-conhecer...me fazer feliz  de fato e a quem  está partilhando a vida comigo.
Viver é uma caminhada  onde passamos  por muitos lugares diferentes e para tal temos de estar 'vestidas'  adequadamente...porém mesmo com as 'gafes' a vida é linda e é muito bom estar nessa caminhada.Vivendo e aprendendo sempre .
Beijos querida!
(Nelson Mandela)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2007, 19:18:21 »
Olá, Artemis!!!

Não sou o Oráculo de Delfos, mas possuo a minha opiniao.O auto-conhecimento é importante pra nossa evolução pessoal.Serviria como uma forma de GPS: onde estou?
Se descobrirmos nossas virtudes e vícios, e ficarmos olhando pra eles como que embasbacados, não vai adiantar muita coisa não! Eu sou uma pessoa que gosto de rotinas no dia-a-dia e o que eu faço com isso?Sou detalhista e perfeccionista...e daí?
Nada como um bom bate-papo com uma pessoa com alguns 'degraus' acima pra elucidar certos pontos.
E essa frase no teu 'rodapé' - chamo assim!!!- é uma das máximas que eu tento nunca esquecer na minha vida!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:48:53 »
Caríssimo  RickRJ.
Bem, sobretudo o seu texto me diz qeu você se conhece.E isso  por si só é maravilhoso.Quanto ao que você fará com este conhecimento  aí é outra coisa...mas acredito que o primeiro passo para tomarmos boas decisões é nos conhecer bem...evita no minimo remorços .
Quanto a frase...ah ! É a minha preferida sem dúvida...todos tem o que falar  sob seu proprio prisma...seu ponto de vista, e a liberdade de  dizer seja o que  for pertence ao homem .

ps.: mesmo vc  não sendo o oráculo de  Delfos  é muito bom ler  sua opinião.
Grande beijo !
(Nelson Mandela)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2007, 16:43:52 »
Obrigado por ler o que eu escrevi! Grande Beijo pra você também!!!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!