Autor Tópico: Mãe solteira leva multa de R$ 400 mil por download ilegal  (Lida 1663 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Mãe solteira leva multa de R$ 400 mil por download ilegal
« Online: 05 de Outubro de 2007, 14:19:55 »
Mãe solteira leva multa de R$ 400 mil por download ilegal nos EUA

da Folha Online

A norte-americana Jammie Thomas, mãe solteira de dois filhos, terá de pagar US$ 222 mil (mais de R$ 400 mil) a seis empresas da indústria fonográfica. Ela é acusada pelas gigantes da música de fazer download ilegal de suas obras, protegidas por direitos autorais.

A multa é equivalente a cinco vezes ao que Thomas recebe anualmente em seu trabalho. Entre as músicas baixadas pela internauta --o total seria de 1.702, mas o processo se restringe a 24 arquivos-- estavam canções dos grupos Destiny's Child, Green Day e Guns N' Roses.

Receberão o dinheiro da multa as empresas Warner Bros. Records, Sony BMG, Arista Records LLC, Interscope Records, UMG Recordings e Capitol Records.[/b]

A decisão foi tomada ontem (4) pela Justiça de Minnesota, onde Thomas mora. Ela terá que pagar US$ 9,25 mil por cada um dos 24 arquivos compartilhados ilegalmente na web no programa Kazaa, em 2005. Thomas negou as acusações, afirmando nunca ter usado uma rede de troca de arquivos.

"Espero que isso [a multa] seja uma mensagem de que baixar e compartilhar nossos arquivos não está certo", disse o advogado Richard Gabriel, que representa as empresas da indústria fonográfica que processaram a mulher.

"Um quarto de seu salário está comprometido até o fim da vida", afirmou Brian Toder, o advogado da mulher. O advogado disse que ela chorou ao ouvir o veredicto.

A decisão judicial prevê que Jammie Thomas pague US$ 9,25 mil (cerca de R$ 16,7 mil) por cada uma das 24 músicas apontadas no processo.

Até agora, a Associação Americana da Indústria fonográfica (RIAA, na sigla em inglês) já entrou com 26 mil processos contra indivíduos acusados de compartilhar músicas pela rede, mas esta é a primeira vez que uma disputa vai parar no tribunal.

:o :o :o

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u334111.shtml

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Mãe solteira leva multa de R$ 400 mil por download ilegal
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:39:22 »
Algumas pessoas que conheço diriam que ela foi condenada pelo mau gosto!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:58:22 »
Como é que provaram que ela era quem estava baixando? Como é que provaram que ela baixou? Tem outra forma de se provar isso que não invadindo a privacidade dela?

Quero ver neguinho fazer isso com cliente meu aqui no Brasil!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2007, 15:07:53 »
A rede deve ter algum cadastro de login dos usuários com IP, e de arquivos que eles disponibilizam nela...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2007, 16:01:44 »
De onde eles tiram que cada música vale U$9,25 mil? Se um CD custar U$30,00 , tendo 10 músicas e desconsiderando outros custos na produção do CD, paga-se U$3,00 por música.

Ela está pagando 3083,3... vezes o que seria pago por uma música (9.250 / 3 = 3083,33). Não faz o menor sentido.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Atheist

• Visitante
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2007, 17:12:51 »
O que não entendi foi a categorização "mãe solteira"... O que uma coisa tem a ver com outra? Algum jornalista ou estudante de jornalismo pode esclarecer quais os critérios para se fazer uma manchete?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2007, 17:14:38 »
De onde eles tiram que cada música vale U$9,25 mil? Se um CD custar U$30,00 , tendo 10 músicas e desconsiderando outros custos na produção do CD, paga-se U$3,00 por música.

Ela está pagando 3083,3... vezes o que seria pago por uma música (9.250 / 3 = 3083,33). Não faz o menor sentido.
Duas razões:

1. Avaliação dos possíveis prejuízos, já que o usuário baixa e distribui.

2. Nos Estados Unidos da América eles gostam de aplicar um instituto jurídico chamado "Punitive Damages", que consiste em obrigar o causador de umdano a não só repará-lo, com também apagar um valor maior para que, com isso, não cometa mais o mesmo erro.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2007, 17:17:18 »
O que não entendi foi a categorização "mãe solteira"... O que uma coisa tem a ver com outra? Algum jornalista ou estudante de jornalismo pode esclarecer quais os critérios para se fazer uma manchete?
"Mãe solteira (com dois filhos)" = Mulher sem marido com crianças para cuidar e orçamento apertado = eles não dão a mínima se a pessoa é um grande pirata chinês que vive de ilegalidaes ou se é um cidadão comum gozando das possibilidades da Grande Rede.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2007, 18:21:50 »
Para não dizer que é mais fácil pisar em cima da mãe solteira do que do grande pirata chinês.

Download Wars, Episode V: RIAA Strikes Back!

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2007, 23:16:18 »
Ai, meu Deus, eu nem chego aos 20.000 arquivos no Soulseek mas sinto MEDO!!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2007, 23:26:41 »
estavam canções dos grupos Destiny's Child, Green Day e Guns N' Roses.

Se pelo menos ela baixasse bandas de qualidade...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Against

• Nível 03
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2007, 23:30:49 »

x2 ... hahaha

Pode ser paranoia minha, mas na minha lista de musicas no soulseek eu nao deixo ultrapassar 5 musicas, mas geralmente ficam 2 ou 3... É Pra não chamar atenção!
Why would I need to sacrifice Myself to Myself to allow me to change a rule I made Myself?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2007, 19:55:15 »
Para não dizer que é mais fácil pisar em cima da mãe solteira do que do grande pirata chinês.

Download Wars, Episode V: RIAA Strikes Back!

Verdade. :histeria:
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2007, 01:15:51 »
Vou colocar uma gaveta de HD e deixar o de 40Gb sempre escondido.  :medo:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2007, 09:03:42 »
Saindo um pouco do assunto, dia desses eu entrei no tal do Baixahits pra ver como era. Estava até inclinado a baixar arquivos legalmente, até perceber que para baixar um disco inteiro em arquivos mp3 (baixa qualidade) eu teria que pagar cerca de 30 reais. Vão tomar no cú!!! Se um álbum nas Lojas Americanas, com encarte, gravado em mídia de boa qualidade e que passa por n etapas de produção eu pago em média 15 reais como os caras têm a cara de pau de cobrar 2 ou 3 reais por música e ainda chamarem os outros de ladrões?

Ladrões são eles, FDP.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2007, 09:12:43 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Outubro de 2007, 09:08:44 »
Dia destes eu lí uma notícia no Clarin sobre uma inovação do Radiohead. A matéria dizia que a banda    vai lançar seu novo disco na rede e os consumidores vão poder escolher quanto querem pagar pelos arquivos, tipo, vai ter uma caixa de diálogo antes de iniciar o download e você digita o preço que você quer pagar. Apesar de não ser muito fã de Radiohead (tenho dois álbuns que eu quase não escuto) talvez eu baixe só pra incentivar a idéia. Se o sistema aceitar entre 5 ou 10 cents de dolar por faixa... ::)

O link da matéria:
http://www.clarin.com/diario/2007/10/01/um/m-01510454.htm
« Última modificação: 08 de Outubro de 2007, 09:12:27 por Donatello van Dijck »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:40:51 »
Tô lascado.....  :lol:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 09 de Outubro de 2007, 16:32:17 »
Como é que provaram que ela era quem estava baixando? Como é que provaram que ela baixou? Tem outra forma de se provar isso que não invadindo a privacidade dela?

:P

Putz!

Queria contratar um advogado assim...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #18 Online: 09 de Outubro de 2007, 16:40:12 »

:P

Putz!

Queria contratar um advogado assim...

:hihi:  Idem. 

Tem desconto para ateus?  :P

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #19 Online: 15 de Outubro de 2007, 17:58:15 »

O critério é o mesmo daqueles que pedem indenizações por danos morais de 40 salários mínimos, às vezes por um simples xingamento. Ou seja, não tem critério.

A diferença é que se fosse uma empregada doméstica processando um tubarão de uma multinacional, todos achariam justo que ela recebesse até mais do que isso. Mas como são os tubarões processando a mãe solteira, todos dizem: "Que injustiça!". Dois pesos e duas medidas.

Eu não vou dizer que nunca roubei músicas ou filmes. Mas parei no dia em que percebi que era estupidez roubar coisas que não preciso. Mas ainda faço um esforço para aceitar quando me dão de presente ou dão de presente para meus filhos. Eu não posso recusar algo que é dado para eles e às vezes fico sem graça de recusar quando é para mim, especialmente quando vem de amigo ou parente próximo. Mas considero desagradável a oferta.

Meus filhos serão educados de forma a nunca precisarem desses subterfúgios. Se quiserem o produto, comprem.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2007, 18:29:12 »
Por essas e outras que eu acredito em CopyLeft e outras iniciativas semelhantes :-)

Recuso-me terminantemente a comprar produto pirata.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Outubro de 2007, 19:10:57 »
Nem MP3, Dbohr? Mas é verdade, você tem toda a razão, comprar produtos piratas é muito mais moralmente condenável do que pode parecer a princípio.

rizk

• Visitante
« Resposta #22 Online: 15 de Outubro de 2007, 19:14:48 »
Não entendo, Mioto. Acho que perdi a sua explicação :D

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Outubro de 2007, 19:24:57 »
Acho que não teve explicação, Mimi. :D

Nós somos levados a não se importar muito com os nossos atos piratas. Há milhões de justificativas canalhas para comprar produtos que não sejam originais: é muito caro e a empresa malvada não abaixa o preço, eu não ia comprar de qualquer jeito se não existisse o pirata, eu sou só um no meio de milhões e se eu não comprasse a pirataria continuaria do mesmo jeito...

Mas, no fundo, todos nós sabemos que as pessoas só dizem essas coisas para limpar as suas consciências ao achar uma desculpa ruim (porém boa o suficiente) para que elas se enganem achando que não fizeram nada realmente errado ao comprar o aqueeele CD bão demais do César Menotti e Fabiano no camelô.

De qualquer forma, acho que todos concordamos que é algo realmente errado e que o mundo é um lugar pior com a pirataria. Tanto por motivos morais quanto econômicos. Mas aí já é tarde demais e estaremos ouvindo eu vooou fazer um leilão, queeeem dá mais pelo meeu coração.... :D

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Outubro de 2007, 19:28:21 »
Se bem que eu gosto mais da outra, aquela assim: eu só queeeria dizeer pra você que te amoo e não veeejo saídaa! nosso casoo é marcado, nosso amoor é jurado, você é minha vidaa! vê volta correndo pra mim, sem voocê eu não durmo direeeito! queero estar em seus braaços e ouvir de voocê: tee amooo de qualqueeer jeito!

Viu como eu conheço? :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!