Autor Tópico: Produção industrial atinge nível recorde em agosto  (Lida 1017 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Produção industrial atinge nível recorde em agosto
« Online: 05 de Outubro de 2007, 22:38:03 »
O nível da produção industrial brasileira alcançado em agosto é recorde, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O chefe da coordenação de indústria do instituto, Silvio Sales, explicou hoje que o recorde anterior havia sido registrado em junho deste ano. "Quando a indústria apresenta uma trajetória de expansões consecutivas na produção, como está acontecendo agora, há também, naturalmente, sucessivos recordes."

Das 27 atividades industriais pesquisadas pelo IBGE, 17 apresentaram crescimento em agosto ante julho. O principal destaque de alta foi do setor de alimentos (3,7%), além de veículos automotores (3,3%), máquinas e equipamentos (3,7%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (6,7%). A principal pressão negativa foi dada pelo segmento de edição e impressão (-4,1%).

Bens de capital

A produção de bens de capital, que sinaliza os investimentos no País, cresceu 4% em agosto ante julho e aumentou 21% em relação a agosto do ano passado, segundo os dados divulgados hoje pelo IBGE. Essa categoria acumula alta de 17,6% na produção de janeiro a agosto e de 13,6% no período de 12 meses encerrado em agosto.

Respectivamente ante julho e ante agosto de 2006, foram os seguintes desempenhos: bens intermediários (0,9% e 4,2%); bens de consumo duráveis (2,7% e 13%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,7% e 4,2%).

Revisão

O IBGE revisou a produção industrial de julho ante julho de 2006, de crescimento de 6,8% divulgado anteriormente para 6,9%. A modificação ocorreu sobretudo por causa da revisão no resultado de bens de consumo duráveis, que passou de uma alta de 15,1% nessa base de comparação para 15,4%. Segundo a economista Isabella Nunes, da coordenação de indústria do instituto, a revisão ocorreu por causa de "retificação de dados fornecidos por empresas informantes".

http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=795005
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Produção industrial atinge nível recorde em agosto
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2007, 23:34:55 »
Os sucessivos aumentos no item "máquinas e equipamentos" é um ótimo sinal.

O grau de confiança num ciclo de crescimento auto-sustentável parece se consolidar.
Só vimos algo assim no pós-guerra, e mesmo assim foi circunstancial.
Torço para que possamos dar um salto de qualidade no nosso estágio de desenvolvimento. As condições para isso estão cada vez mais claras.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2007, 16:47:42 »
Sem cortar tributos não tem como crescer. Simplesmente nossos produtos não terão como competir lá fora, apenas uma parcela deles.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2007, 18:04:28 »
Todo esse crescimento é rastro do incrível crescimento mundial atual e da estabilização econômica promovida pelo FHC.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2007, 18:14:19 »
A bem da verdade: promovida pelo FHC e mantida pelo Lula.

A melhor ação dos governos Lula: não fazer nada. Nada, digo, do que sonhava o PT até
recentemente. Aliás, essa é uma das especialidades do Lula.
Não fazer nada, encher a cara e falar besteira.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2007, 19:48:33 »
Todo esse crescimento é rastro do incrível crescimento mundial atual e da estabilização econômica promovida pelo FHC.

Êta discursinho antigo.  :P

Putz. FHC levou o país à bancarrota por duas vezes, deixou o país em situação de default, e ainda se torna herói.  :no:
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2007, 20:28:59 »
E alguns aspectos tranquilizadores e ainda mais animadores:

Segundo nota do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial):

"Relativamente a agosto de 2006 a produção física da indústria cresceu 6,6% e no acumulado de janeiro a agosto a evolução já supera 5%, alcançando 5,3%".
"Uma expectativa apontando para um crescimento de 6% no ano como um todo não é despropositada."

"O Iedi rechaça a possibilidade deste crescimento não ser acompanhado pelo aumento da capacidade instalada --o que, em médio prazo, poderia causar inflação por excesso de demanda.

"Por caminharem juntos a produção e o produto potencial da indústria, o grau de utilização da capacidade produtiva pouco se altera. Isso resulta dos investimentos que vêm sendo executados pelo setor", explica a entidade.
"O nível, que ainda é inferior a 85%, comporta uma significativa margem de acréscimo de produção sem causar nenhuma pressão sobre os preços."

Tudo aponta para que alcancemos um novo patamar em nosso estágio de desenvolvimento.
"Por quê?"

Chaves

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2007, 20:40:24 »
Tudo isso graças à bonança da economia mundial.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2007, 20:44:07 »

Êta discursinho antigo.  :P

Putz. FHC levou o país à bancarrota por duas vezes, deixou o país em situação de default, e ainda se torna herói.  :no:

Mas controlou a inflação e privatizou algumas estatais.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2007, 20:53:26 »
Como bem disse o Dr Manhattan o Lula não fez nada. Podem postar um milhão de artigos, essa verdade jamais será contestada.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:04:56 »
O importante aqui, relatado na notícia, é que os investimentos de bens de capitais estão sendo feitos e são maiores. Isso significa um otimismo do mercado e a indicação de um crescimento mais consistente por parte do setor produtivo.

Os bens de capitais são os investimentos das empresas em produção, o que significa que elas estão planejando produzir mais.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:21:34 »
A excessiva ideologização das discussões que tem se apossado de diverso Tópicos do Fórum é, pelo menos para mim, um desincentivo para a discussão.

Caramba, que importância exagerada é dada, por alguns, aos governos e governantes de plantão.

Tá danado!  :(
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!