Autor Tópico: Vida artificial (!?)  (Lida 1464 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Vida artificial (!?)
« Online: 06 de Outubro de 2007, 10:35:44 »
Craig Venter, um pesquisador que atuou nos trabalhos para decifrar o código genético humano afirmou ao jornal The Guardian que “construiu” um cromossomo sintético a partir de compostos químicos em seu laboratório e está preparado para anunciar a criação da primeira forma de vida artificial da Terra.
Segundo ele, se transplantará o cromossomo a uma célula bacteriana viva,  e se espera que este tome o controle da célula e se converta em uma nova forma de vida.
A nova forma de vida dependerá de sua habilidade de autoreplicar-se e de metabolizar no interior da maquinaria celular em que vai ser injetada.

Matéria original: I am creating artificial life, declares US gene pioneer
http://www.guardian.co.uk/science/2007/oct/06/genetics.climatechange

Se a coisa avançar, teremos fortes debates éticos pela frente.

O Papa vai arrancar os cabelos, se é que ele os tem. :lol:
Já prevejo o Vaticano afirmando que a humanidade está querendo brincar de deus. :twisted:
« Última modificação: 06 de Outubro de 2007, 13:15:09 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Vida artificial (!?)
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:38:59 »
Supondo que isso dê certo...

O que aconteceria se o troço escapasse do laboratório e acabasse na natureza?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:44:08 »

Frankesntein II, o retorno.   :susto:
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2007, 10:47:16 »

Frankesntein II, o retorno.   :susto:

Ou seja...cada vez que botam a mão para mudar algo, fica pior.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2007, 11:24:23 »
Provavelmente não teria grande problema se "escapasse", provavelmente é menos eficiente que as coisas originais, e pelo texto, a célula na qual seria implantado o novo genoma é de um parasita obrigatório, o que deve dar um bom controle sobre a coisa toda no sentido de não se espalhar.

Mesmo se "escapasse", não é uma espécie de "vírus dominador de corpos", que tivesse a capacidade de fazer isso com outras células, como a notícia levemente sugere, mas que a célula hospedeira deve ser inicialmente destituida do próprio genoma, e então colocam outro. É como uma transgenia massiva.

É o que se chama de abordagem "de cima para baixo" na pesquisa da origem da vida, tentam "diminuir" as células, tirar os "acessórios" até eventualmente encontrar uma "célula mínima".

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2007, 13:02:53 »
A matéria é interessante. Quero ver o que os crédulos vão falar agora. Antes vinham com essa de "ai, ciência é bom mas não explica como surgiu a vida".

Esfregar na cara deles até sair sangue vai ser divertido à beça.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2007, 13:43:22 »
Um debate semelhante deve ter surgido quando o Friedrich Wöhler sintetizou uréia em laboratório, eventualmente derrubando a teoria vitalista e abrindo caminho para a Química Orgânica moderna.

Não vejo nada de anormal ou anti-ético nisso. As pessoas é que colocam um peso exagerado na expressão "brincar de Deus". Todo mundo brinca de Deus o tempo todo, mas poucos se dão conta disso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2007, 14:39:42 »
A matéria é interessante. Quero ver o que os crédulos vão falar agora. Antes vinham com essa de "ai, ciência é bom mas não explica como surgiu a vida".

Mas não faça isso, ainda não foi criada vida. Para a criação da vida, isso é como colocar o motor de um patinete motorizado simplificado numa cadeira de rodas motorizada da qual se tirou o motor, e se dizer que "se descobriu a origem do automóvel".

Se faz uma colocação exageradamente "otimista", não tarda a um criacionista fazer uma comparação desse tipo (que nem é incorreta), te pintando como ignorante, fanático, com fé atéia-materialista, prejudicando no embalo a coisa toda, diminuindo as descobertas da pesquisa de origem da vida, e por non-sequitur estender o desconhecimento da origem da vida à evolução e parentesco, que são um terreno BEM mais conhecido.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2007, 14:44:57 »
E é por isso, meninos e meninas, que eu acho que o Ceticismo não pode ser tratado leviana e apaixonadamente ;-)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Cientista está prestes a criar vida sintética
« Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2007, 11:57:06 »

O cientista Craig Venter, um dos "líderes" na corrida para decodificar o genoma humano, disse ao jornal "The Guardian" que está próximo de criar a primeira vida artificial.

O anúncio pode ser feito já amanhã, quando ocorre o encontro anual de seu instituto científico. Para Venter, o acontecimento "é um passo filosófico muito importante na história de nossa espécie. Nós iremos da leitura do código genético à sua escritura. Isso nos dá a hipotética habilidade de fazer coisas jamais imaginadas".

Mas a porta-voz do cientista, Heather Kowalski, negou à France Presse a fabricação de um cromossomo sintético. "Não conseguimos o que alguns estão especulando a respeito de vida sintética."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u334554.shtml

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Cientista está prestes a criar vida sintética
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:07:03 »

Cena de Blade Runner.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:28:40 »
Notícia muito interessante.

Fico imaginando a reação dos religiosos.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:33:27 »
Já há um Tópico em andamento em:

../forum/topic=13350.0.html
"Por quê?"

Chaves

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2007, 11:14:58 »
Craig Venter é o que é cristão?? Tem um eminente pesquisador do projeto Genoma que é cristão, acredita em milagres e tudo.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Chaud

• Nível 01
  • *
  • "Quem pouco pensa, engana-se muito". - Da Vinci
« Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2007, 19:16:19 »

Provavelmente eles vão dizer algo como:

"Estão vendo? Isso prova que a vida precisa de uma inteligência maior por trás! Cientistas (seres inteligentes) demoraram vários anos para criar um único ser artificial, e para fazer isso, precisam de grande esforço e diversos equipamentos. Isso mostra que somente um criador, (insira-aqui-o-seu-Deus), poderia ter originado o universo e a vida."

Sim, sim... Esse argumento é velho. Mas sempre volta! :nojo:

Mas não faça isso, ainda não foi criada vida. Para a criação da vida, isso é como colocar o motor de um patinete motorizado simplificado numa cadeira de rodas motorizada da qual se tirou o motor, e se dizer que "se descobriu a origem do automóvel".

Se faz uma colocação exageradamente "otimista", não tarda a um criacionista fazer uma comparação desse tipo (que nem é incorreta), te pintando como ignorante, fanático, com fé atéia-materialista, prejudicando no embalo a coisa toda, diminuindo as descobertas da pesquisa de origem da vida, e por non-sequitur estender o desconhecimento da origem da vida à evolução e parentesco, que são um terreno BEM mais conhecido.

Realmente, isso não diz nada sobre a "origem" da vida. Mas não deixa de ser, de certa forma, a criação de uma vida artificial. Afinal, o carro é muito mais o motor dele do que a lataria. Algo semelhante ao que acontece naqueles programas, como o "Overhauling" onde eles pegam um carro velho e transformam ele, colocando um motor novo, bancos, pintura e tudo mais. Mas ainda assim, esse teste é algo muito importante, sem dúvida.

Acho que um passo importante para descobrir a origem da vida seria decifrar a "linguagem de programação" do DNA. Mas também acho que ainda estamos muito longe disso! :umm:
« Última modificação: 09 de Outubro de 2007, 19:18:22 por Chaud »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2007, 11:20:04 »
Não deixa de ser vida artificial, mas é meio como um tipo de emplastro microbiano, transgenia, não fazer vida "do zero". No que se refere a entender a origem da vida, apenas mostra que mesmo com vida atual e simples, ainda é possível torná-la mais simples e ainda ser funcional, que a vida conhecida não tem, como em muitos casos argumentam (apenas os criacionistas), uma organização complexa crucial, irredutível, que teria que ter surgido inteira já funcionando, por puro acaso.

A linguagem do ADN já foi praticamente totalmente descoberta, são os códons, sub-unidades dos genes, que codificam para cada tipo de aminoácido; a relação entre o códon que codifica cada aminoácido é chamada de "código genético", é praticamente universal (meio como teclados QWERTY e suas variações menores) termo que é muitas vezes pouco apropriadamente utilizado para se referir ao genoma, o que talvez passe um pouco a impressão que não se saiba ainda como os genes mesmos funcionam.

Offline Chaud

• Nível 01
  • *
  • "Quem pouco pensa, engana-se muito". - Da Vinci
« Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2007, 15:24:47 »
A linguagem do ADN já foi praticamente totalmente descoberta, são os códons, sub-unidades dos genes, que codificam para cada tipo de aminoácido; a relação entre o códon que codifica cada aminoácido é chamada de "código genético", é praticamente universal (meio como teclados QWERTY e suas variações menores) termo que é muitas vezes pouco apropriadamente utilizado para se referir ao genoma, o que talvez passe um pouco a impressão que não se saiba ainda como os genes mesmos funcionam.

Sim, mas nada disso é realmente a "linguagem", isso seriam as letras - no máximo. Saber quais "letras" estão sendo usadas, e certas propriedades dessas letras (saber por exemplo, que há letras que não combinam, e outras mais comuns), mas não se sabe ainda de forma exata o que cada palavra "significa". Apenas temos informações soltas, como "tais genes são responsáveis pela cor dos olhos", ou "tais genes tem relação com determinada doença".

Quando eu digo linguagem, quero dizer que ainda não se sabe o que exatamente "determina" o código genético. Sabendo a linguagem, você pode construir suas próprias frases. Por exemplo, você poderia construir um "zigoto" de uma quimera! Poderia criar um ser com a "cara" de um leão, as "asas" de uma águia, pernas de cavalo... Etc! O que foi feito nesse teste, é pegar o código genético de uma bactéria que já existia, e artificialmente, duplicar esse código retirando a parte "inútil" dele, deixando o "mínimo necessário para a sobrevivência".

Isso seria como pegar um texto de alguém, retirar as frases "inúteis" e deixar o "fundamental". (Sem grande precisão do significado daquilo que exatamente ficou - sabendo algo como "tal frase tem relação com a reprodução", e "tal frase tem relação com alimentação".) Não é como escrever um texto completamente novo, usando o mesmo alfabeto. É nesse sentido que eu digo que não há um conhecimento aprofundado da linguagem de programação do DNA. Não temos como sentar em uma mesa, e criar um novo ser vivo do "zero", escolhendo que órgãos ele vai ter, como eles vão funcionar, onde eles vão estar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:05:45 »
Sim, mas nada disso é realmente a "linguagem", isso seriam as letras - no máximo. Saber quais "letras" estão sendo usadas, e certas propriedades dessas letras (saber por exemplo, que há letras que não combinam, e outras mais comuns), mas não se sabe ainda de forma exata o que cada palavra "significa". Apenas temos informações soltas, como "tais genes são responsáveis pela cor dos olhos", ou "tais genes tem relação com determinada doença".

Isso não tem exatamente a ver com conhecimentos sobre genética, mas mais sobre o desenvolvimento dos organsimos, como o produto imediato dos genes, a proteína que ele produz, que é algo geralmente pode-se saber, acaba resultando nos organismos. Mas é um detalhe que beira ao pedantismo/picuinha, poderia-se dizer que não se entende de "programação genética" e significar a mesma coisa, da mesma forma que quando se quer entender o funcionamento de um programa fala-se sobre "compreender a programação" e não necessariamente algo como "ver o "debug"/"tron" do programa em execução para entender como ele funciona". É que num primeiro momento você passou uma idéia de que os genes mesmo fossem bem mais misteriosos...

Quando eu digo linguagem, quero dizer que ainda não se sabe o que exatamente "determina" o código genético. Sabendo a linguagem, você pode construir suas próprias frases. Por exemplo, você poderia construir um "zigoto" de uma quimera! Poderia criar um ser com a "cara" de um leão, as "asas" de uma águia, pernas de cavalo... Etc!
Bem, mais ou menos, algo bem parecido com isso poderia ser feito, mas não poderia ser uma quimera muito "homóloga", teriam que, na maior parte das coisas inexistentes no organismo modificado, se tentar construir convergências... mais ou menos como se pode dizer que um galgo é uma "quimera" de cachorro com guepardo, ao mesmo tempo em que, não necessariamente o que dá pernas longas há ambos seja geneticamente a mesma coisa (ainda que possa ser algo parecido). O que nem sempre seria possível, fazer qualquer coisa que se quisesse, por restrições impostas ao desenvolvimento, pela natureza dele. Meio como, você ou faz um bolo ou uma pizza, não pode fazer um bolo-pizza meio a meio, com a mesma massa. Teria que necessariamente ser um "frankenstein" manipulado, uma quimera real, não uma massa homogênea. 

[...]Não é como escrever um texto completamente novo, usando o mesmo alfabeto. É nesse sentido que eu digo que não há um conhecimento aprofundado da linguagem de programação do DNA. Não temos como sentar em uma mesa, e criar um novo ser vivo do "zero", escolhendo que órgãos ele vai ter, como eles vão funcionar, onde eles vão estar.
Realmente, algo assim está mesmo muito distante até de algo como criar quimeras a partir de modificações em um "organismo-base" com a maior parte daquilo que queremos para o resultado final, que também não se consegue fazer, senão em detalhes bem pequenos... nem tenho esperança de ver algo assim antes de morrer, fora em ficção científica :D  E acho que ainda tem um bocado de gerações pela frente antes mesmo de algo como tentar criar algo relativamente simples como um "morcego funcional" a partir de um rato.... não duvido que a humanidade tenha acabado antes de chegarmos nesse ponto, mas pode ser exagero meu.

... mas talvez se consiga num futuro próximo criar um "rato" a partir de um morcego... :roll:

coitados desses bichos e dos projetos falhos...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!