Autor Tópico: Afegãs tiram burca na TV e quebram tabu  (Lida 2089 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Afegãs tiram burca na TV e quebram tabu
« Resposta #25 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:17:06 »
E entretanto, as mulheres islâmicas não são seres desprovidos de vontade e desejos. Se a maioria veste a burca e/ou o hajib é porque querem, ou porque são submetidas a isso (vejam vocês) por outras mulheres.

Isso não significa que não haja um elemento patriarcal opressor, óbvio que não. Mas significa que quando um número suficiente de mulheres se unirem para dizer "basta!", a mudança será inevitável.

Na minha opinião o estilo de vida feminino no Ocidente deve servir de exemplo, e não de propaganda.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #26 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:39:38 »
Nossa cultura garante ampla liberdade, como em escolher usar uma burca ou não, ser cristão, ateu, homossexual, hippie etc. A deles não. Por isso a nossa é melhor.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Outubro de 2007, 10:51:55 »
Nossa cultura garante ampla liberdade, como em escolher usar uma burca ou não, ser cristão, ateu, homossexual, hippie etc. A deles não. Por isso a nossa é melhor.

::)      8-)

Mas entendo o que o Dbohr quer mostrar, em dizer que por nos acostumarmos com a nossa temos uma posição repulsiva com a deles. Mas não é assim, Dbohr. Apenas temos uma cultura mais livre e mais “opcional” do que a deles e isso a torna melhor, neste sentido. É o que acho.  :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #28 Online: 08 de Outubro de 2007, 11:13:25 »
Veja só, não quero entrar no mérito desta questão melhor ou pior por achar que é um debate contra-producente. O que importa, para mim, é que a burca e o véu vão continuar sendo usados até que as muçulmanas decidam que chegou a hora de removê-los. Apenas isso :-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 08 de Outubro de 2007, 11:20:31 »

Mas tem o componente religião por traz da cultura deles. Estamos avaliando numa ótica secular, mas é possível valorar a liberdade no contexto religioso e é isso que eles fazem. Entra o valor da vida após a morte, da eternidade. É uma liberdade imensa a longo prazo. Claro que é irreal, mas penso que essa é a diferença nos valores.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #30 Online: 08 de Outubro de 2007, 12:19:50 »

Mas tem o componente religião por traz da cultura deles. Estamos avaliando numa ótica secular, mas é possível valorar a liberdade no contexto religioso e é isso que eles fazem. Entra o valor da vida após a morte, da eternidade. É uma liberdade imensa a longo prazo. Claro que é irreal, mas penso que essa é a diferença nos valores.

Não importa. Aqui a pessoa pode ter a mesma religião deles e a visão consequente ou outra qualquer, lá não.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #31 Online: 08 de Outubro de 2007, 13:16:58 »

Não importa. Aqui a pessoa pode ter a mesma religião deles e a visão consequente ou outra qualquer, lá não.
Sem dúvida, e por isso que também considero nossa cultura melhor. O laicismo é um dos pilares de nossa liberdade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Outubro de 2007, 20:27:11 »
Veja só, não quero entrar no mérito desta questão melhor ou pior por achar que é um debate contra-producente. O que importa, para mim, é que a burca e o véu vão continuar sendo usados até que as muçulmanas decidam que chegou a hora de removê-los. Apenas isso :-)

Até elas fazerem isso, em "uníssono", e se não sofrerem repressão masculina considerável.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Outubro de 2007, 20:31:53 »
:| Você foi irônico né Copenhagen?

Isso faz parte do livreto do Politicamente Correto. Que mal há em preferir nossa cultura à deles?
Tentei ser o mais imparcial possível para fazer esse comentário, mas o fato é que nossa cultura ocidental é melhor que a deles.

:) Na SUA opinião.

Mas tudo depende dos fatores analizados e da vivência de quem julga a questão.

Eu acho isso relativismo puro. Para mim uma cultura que, por exemplo, mata bebês gêmeos, porque acha que um é bom e o outro mal (prática existente em algumas tribos indígenas), mas não dá para saber qual é qual, é objetivamente pior que a nossa. Mesmo que eles acreditem, por terem uma perspectiva ignorante, que seja melhor, o certo a ser feito. O mesmo vale para outros aspectos culturais diversos.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:09:25 »
:o Esse garoto está realmente ressabiado com casamento.

Quem? Eu? Não tenho nada contra casamentos, não sendo eu o noivo, tudo bem.

Endosso.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 09 de Outubro de 2007, 10:21:00 »

Até elas fazerem isso, em "uníssono", e se não sofrerem repressão masculina considerável.

E nisso não será lá muito diferente dos movimentos feministas daqui. Claro está que em países mais autoritários haverá mais violência do que houve no Ocidente, mas a caixa de Pandora já está aberta. É questão de tempo.

E, não custa lembrar, se países mais secularizados como a Turquia ajudarem, a transição talvez seja mais suave.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!