Autor Tópico: Politicamente correto: O termo "gay" deve ser abandonado em favor de "queer"  (Lida 2331 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Gay. The preferred term for a male homosexual. However, a self-described "spokeslesbian" for the advocacy group Queer Nation has demanded that the term "queer" be used instead. "Gay," journalist Mat Coward quotes her as saying, refers to "a certain kind of white, middle-class assimilationist." "No doubt this will all seem vital news to homosexual Kurds, starving on Mt. Ignatieff," Coward observes.

(Beard and Cerf, 25 - The Official Politically Correct Dictionary and Handbook: Updated! New Entries!)

Segundo me disseram, já tem cerca de 16 anos que o termo deveria ter sido abandonado. Que vergonha, que vergonha. Vivemos mesmo num país atrasado e ignorante... se as pessoas se informassem melhor sobre isso, se ganhasse maior destaque na mídia, aposto que nesses 16 anos passados os queers teriam sofrido muito menos.  :(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Politicamente correto: O termo "gay" deve ser abandonado em favor de "queer"
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2007, 17:39:17 »
isso quer dizer, então, que o movimento GLBSTTSBXY vai virar movimento QLSBTTTWAS?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
Re: Politicamente correto: O termo "gay" deve ser abandonado em favor de "queer"
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2007, 22:45:45 »
Ai pelo saco de nsjc.

Eu cá me sinto rejeitada por terem tirado os "simpatizantes" da sigla. Bote aí, brunão. Bote "gente que pra todos os efeitos é (sigla formerly-known as a palavra "gay"), menos pro que realmente faz diferença". Eu quero uma sigla pra mim também, pôxa. GQPTOEÉQLSBTTTWASMPQI. Da hora.

Tinha "spicy", single person não-lembro-o-quê que era simpática.

Temma

• Visitante
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2007, 12:38:11 »
maldito PC. pelo direito de chamarmos os deformados de aleijados, se assim quisermos. viva a liberdade de expressão. uhuu

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2007, 15:40:03 »
Liberdade de expressão uma ova. Isso é simplesmente liberdade de ofender, de humilhar, de destroçar a estabilidade emocional de uma pessoa. Esse exemplo que deu, por exemplo, seria trágico para uma pessoas nessas condições, ser chamado de uma coisa ou de outra. "Deformado", é simplesmente um desvio das formas convencionais, não tem nada demais. Agora, "aleijado", tenho até medo de saber a raiz etimológica disso e o seu poder tenebroso.

De forma similar, quem fuma maconha não pode ser "maconheiro", tem que ser "usuário de Cannabis sativa"; e quem dirige caminhão não pode ser "caminhoneiro", tem que ser "condutor de veículo de grande porte".

Temma

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2007, 19:18:19 »
Liberdade de expressão uma ova. Isso é simplesmente liberdade de ofender, de humilhar, de destroçar a estabilidade emocional de uma pessoa. Esse exemplo que deu, por exemplo, seria trágico para uma pessoas nessas condições, ser chamado de uma coisa ou de outra. "Deformado", é simplesmente um desvio das formas convencionais, não tem nada demais. Agora, "aleijado", tenho até medo de saber a raiz etimológica disso e o seu poder tenebroso.

De forma similar, quem fuma maconha não pode ser "maconheiro", tem que ser "usuário de Cannabis sativa"; e quem dirige caminhão não pode ser "caminhoneiro", tem que ser "condutor de veículo de grande porte".

foi o PC que instituiu o termo deficiente em substituição a aleijado, não? e depois houveram mais alguns updates, até chegar ao termo 'portador de deficiência', que acho ser atualmente o termo vigente, na cartilha PC; que pra mim parece bem razoável, pois deficiente dá uma idéia de 'todo', já portador de deficiência denota uma limitação em apenas alguma função, o que de fato me parece ser melhor, algo pra não tomar a parte pelo todo

deformado realmente é insultante, mas o meu propósito é mostrar algo, que eu acho meio óbvio, mas em meio a tantos ataques ao que se considera PC, parece ter sido esquecido. há alguns exageros em alguns neologismos politicamente corretos? sim, eu concordo, só que isso não quer dizer também que todo e qualquer termo PC seja dispensável, ou ainda haveria uma 'ditadura do PC' sendo imposta por um monte de intelectuais babacas. meio algo como um reduction ad absurdum pra atacar o PC. ainda mais porque sempre existe uma distância enorme entre a linguagem formal e informal. sem contar que não é nada realmente 'imposto', como uma novilíngua. Publicações oficiais, veículos de informação passam a adotar novos termos ponderando sobre o uso e as implicações deles(ao menos se espera), e não simplesmente porque há um selo de 'PC' colado neles.

mas agora que eu vi que isso está no piadas e brincadeiras

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2007, 01:20:24 »
E fag?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:18:25 »

foi o PC que instituiu o termo deficiente em substituição a aleijado, não? e depois houveram mais alguns updates, até chegar ao termo 'portador de deficiência', que acho ser atualmente o termo vigente, na cartilha PC; que pra mim parece bem razoável, pois deficiente dá uma idéia de 'todo', já portador de deficiência denota uma limitação em apenas alguma função, o que de fato me parece ser melhor, algo pra não tomar a parte pelo todo

deformado realmente é insultante, mas o meu propósito é mostrar algo, que eu acho meio óbvio, mas em meio a tantos ataques ao que se considera PC, parece ter sido esquecido. há alguns exageros em alguns neologismos politicamente corretos? sim, eu concordo, só que isso não quer dizer também que todo e qualquer termo PC seja dispensável, ou ainda haveria uma 'ditadura do PC' sendo imposta por um monte de intelectuais babacas. meio algo como um reduction ad absurdum pra atacar o PC. ainda mais porque sempre existe uma distância enorme entre a linguagem formal e informal. sem contar que não é nada realmente 'imposto', como uma novilíngua. Publicações oficiais, veículos de informação passam a adotar novos termos ponderando sobre o uso e as implicações deles(ao menos se espera), e não simplesmente porque há um selo de 'PC' colado neles.

mas agora que eu vi que isso está no piadas e brincadeiras

Eu não sou a favor de simplesmente não se ligar para nada e sair até xingando como se fosse uma coisa normal e etc. Sou mesmo contra é o que vejo mais como um tipo de histeria PC, que mais do que ajudar as pessoas dentro das descrições dos termos, prejudica, e tanto mais quanto mais fragilizadas por coisas relacionadas pelas quais tiverem passado, na medida que em vez de deixar os termos terem o seu valor nautural, "real", acaba imputando uma carga ofensiva que não é inerente a ele, ampliando a percepção de ofensa/discriminação (e isso que é ruim para as pessoas discriminadas, tanto mais quanto mais já tiverem sofrido com a coisa)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:20:22 »
Esse lance do "queer" para mim foi surpreendente. Imaginava que fosse insulto. Mas parece que tem algumas coisas até como "Center for Queer Studies".... o que eu imaginaria que seria um instituto meio "homofóbico" ou algo assim, antes de saber disso.

Offline Kosher-X

• Nível 02
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2007, 02:04:04 »
E fag?
'Fag' é cigarro em inglês britânico. Não dá muito certo. Assim como 'gay' também causava complicações, visto que antigamente significava apenas "alegre, feliz".

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2007, 02:38:53 »
Queer é viado?

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2007, 03:06:58 »
Queer é viado?
Sim, como no programa de tv, queer eye for the straight guy.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2007, 03:49:13 »
Nunca vi não, mas obrigado.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2007, 03:53:31 »
é legal até.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:33:10 »
isso quer dizer, então, que o movimento GLBSTTSBXY vai virar movimento QLSBTTTWAS?

:histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria::histeria:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:36:51 »
E fag?

Eu conhecia "faggot", é a mesma coisa?

Anti money, anti hate
Anti things I fucked and ate
Anti cop and anti fun
Here is an anti-president gun
Anti Satan, anti black
The anti world is on my back
Anti gay and anti dope
I am the faggot anti-pope

http://letras.terra.com.br/marilyn-manson/24407/

"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:55:59 »
Haters call me bitch
Call faggot call me whitey
But I am something that you'll never be
(Hey)

Outra. :lol:

http://letras.terra.com.br/marilyn-manson/97251/

Acho que o Marilyn Manson é viado. :D

Offline Kosher-X

• Nível 02
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2007, 22:41:47 »

Até onde sei, é. Mas fiquei curioso de onde tiraram essa palavra.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #18 Online: 18 de Dezembro de 2007, 01:55:37 »

Até onde sei, é. Mas fiquei curioso de onde tiraram essa palavra.

Eu também. :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 18 de Dezembro de 2007, 05:59:45 »
A Wikipedia anglófona não é muito categórica quanto à origem da palavra.

Mas dá para perceber que o uso habitual de "fag" ou "faggot" como termo pejorativo para homossexuais é um fenômeno americano.  Possivelmente derivado do uso de "fag" como pejorativo para "últimas unidades" ou "resto".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!