Autor Tópico: Uma proposta de explicação para a Energia Escura  (Lida 516 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Uma proposta de explicação para a Energia Escura
« Online: 09 de Outubro de 2007, 19:49:14 »
Os físicos de plantão podem aclarar o assunto e corrigir falhas na tradução.  :)

Uma idéia interessante foi sugerida pelo físico sul-coreano Jae-Weon Lee: a misteriosa energia escura que parece estar forçando o universo a acelerar sua expansão poderia talvez ser explicada pela similitude do universo com os Buracos Negros.

A Física Quântica prediz que o espaço vazio em realidade está cheio de uma “espuma” composta por partículas virtuais, cuja existência dura um átimo de instante antes de ser aniquilada por sua anti-partícula virtual. Suponha-se que estas partículas apareçam a cada lado do horizonte de eventos de um buraco negro – o raio a partir do qual a gravidade é tão forte que nem sequer a luz pode escapar. Então, se tornariam "definitivamente reais" no universo real, incapazes de encontrar-se e destruir-se entre si, ficando uma das partículas gêmeas situada no exterior do horizonte de eventos, fora do buraco negro, um fenômeno conhecido como radiação Hawking.

Lee e sua equipe trabalham com o fato de que o universo observável possui um análogo a este horizonte de eventos, chamado “horizonte cosmológico”. Este horizonte é a distância, em constante expansão, em o que as fontes de luz estão demasiado longe de nós para ter conseguido nos alcançar no intervalo de tempo desde o nascimento do universo (é citado “nós” como referência, pois o conceito é válido para qualquer ponto do universo).

O grupo coreano calculou a quantidade de energia que seria gerada pelas pares partículas que iniciassem sua existência, separadas por este horizonte cosmológico, por suas gêmeas anti-partículas, e crêem que o resultado se encaixa com a quantidade de energia necessária para explicar a expansão em aceleração do universo.

Fonte: NewScientist Space
http://space.newscientist.com/article.ns?id=mg19626243.600&feedId=space_rss20
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Uma proposta de explicação para a Energia Escura
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2007, 06:56:50 »
Hmmmmm...

Bem, eu não posso opinar qualitativamente sobre a idéia dos caras lendo apenas esse caput. Mas e quanto a todas as propriedades exóticas da ME - como por exemplo, só interagir gravitacionalmente, etc.?

Vamos ver se encontro a publicação deles no arxiv.org

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2007, 10:04:43 »
Uma perguntinha e por favor tenham paciência comigo, pois tenho pouco ou quase nenhum acesso à internet e portanto o que sei são de livros e artigos de revistas nada atualizados.
O que houve com os bósons de Higgs?

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:21:11 »
Até onde sei, nada, literalmente. Continuam sendo uma conjectura. Uma boa conjectura, mas nada além disso.

Bom ver esse entusiasmo todo por Física, Lara. Você pretende seguir carreira na área ou é apenas curiosa?

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2007, 12:42:21 »
Se minha familia não fizer mais nenhuma loucura e sossegar numa cidade pretendo sim!
Apesar que aqui em Itajaí não dá, terei que tentar na federal em Floripa...se o grande unicornio desejar vou conseguir!
Porque concluir é melhor que acreditar!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!