Autor Tópico: Evento IMPORTANTE para ATEUS nesta segunda-feira dia 15/10/2007 em São Paulo!  (Lida 1231 vezes)

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
Evento extremamente importante para religiosos e ainda mais para ateus que lutam contra o preconceito e por terem seus direitos reconhecidos!

Na sequência de eventos promovidos pela ABLIRC (Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania), esse acontecerá segunda-feira dia 15/10/2007 das 9 às 18 horas, no auditório Queiroz Filho (edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça) que fica na Rua Riachuelo, 115 (fica bem próximo ao Metrô Sé).

MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo) Realiza seminário sobre liberdade religiosa

Com o tema “Liberdade Religiosa: Expressão de Cidadania”, o CAO Cidadania realiza na próxima segunda-feira (15/10), das 9 às 18 horas, no auditório Queiroz Filho (edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça), seminário sobre religiões, intolerância, discriminação e visão jurídica.

Confira a programação

Notícia do dia 10 de outubro de 2007 no MPSP
MP realiza seminário sobre liberdade religiosa

I Seminário de Liberdade Religiosa do Ministério Público do Estado de São Paulo - 15/10/2007

Liberdade Religiosa: Expressão de Cidadania

RELIGIÕES - INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO - VISÃO JURÍDICA

São Paulo – 15 de outubro de 2007

Realização
Ministério Público do Estado de São Paulo

Apoio e Patrocinadores
Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP
ABLIRC
INTECAB
CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-SP

Apresentação

O reconhecimento de que todos os seres humanos têm direitos e liberdades fundamentais inerentes a condição humana e de que toda nação têm a obrigação de respeitar os direitos fundamentais de seus cidadãos inspirou o Ministério Público do Estado de São Paulo, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil e com a Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania a promover o Seminário Liberdade Religiosa: Expressão de Cidadania com o intuito de discutir a intolerância e a discriminação da liberdade religiosa para poder construir caminhos de superação e respeito aos direitos humanos, particularmente, do direito à liberdade de pensamento, consciência, religião ou de qualquer crença.

Programação
Segunda-feira, 15 de Outubro

• 09:00 – 09:30 - Abertura Dr. Rodrigo César Rebello Pinho – Procurador Geral da Justiça
  • 09:30 – 10:00 - Direitos Humanos e os Aspectos Jurídicos da Liberdade Religiosa no Estado Brasileiro
  • 10:00 – 10:30 - O Ministério Público do Estado de São Paulo e as Ações Afirmativas - Fernanda Leão de Almeida e Jaqueline Mara Lorenzetti Martinelli
  • 10:30 – 11:00 - A Liberdade Religiosa da Maioria à Minoria
  • 11:00 – 11:30 - A Liberdade Religiosa e a Mídia
  • 11:30 – 12:00 - Atividade Cultural
  • 11:30 – 14:00 - Almoço
  • 14:00 – 14:30 - Cultos religiosos e Intolerância
  • 14:30 – 15:00 - Realidade numérica das minorias religiosas no Brasil
  • 15:00 – 15:30 - Discriminação Religiosa é Crime - Hédio Silva Jr
  • 15:30 – 16:00 - Pluralismo Religioso, Democracia e Cultura de Paz
  • 16:00 – 16:30 - Debates/ Encerramento
  • 16:30 – 17:00 - Atividade Cultural
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 22:15:19 por Alenônimo »
mUKA

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Evento IMPORTANTE para ATEUS nesta segunda-feira dia 15/10/2007 em São Paulo!
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2007, 17:27:15 »
hehe, eu vou estar do lado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
Re: Evento IMPORTANTE para ATEUS nesta segunda-feira dia 15/10/2007 em São Paulo!
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2007, 17:39:19 »
Eu vou no evento, podemos reunir um grupo de ateus lá!

Provavelmente seremos meia dúzia de ateus no meio de centenas de religiosos de diversos credos, como foi no outro evento!
mUKA

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2007, 18:58:15 »
Eu moro muito longe, mas é algo do qual eu participaria se pudesse.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Evento IMPORTANTE para ATEUS nesta segunda-feira dia 15/10/2007 em São Paulo
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2007, 19:13:21 »

Provavelmente seremos meia dúzia de ateus no meio de centenas de religiosos de diversos credos, como foi no outro evento!

Cara, você que já foi, diga-me: já houve alguma desavença nesses seminários? como "Isso é um forum religioso. O que um ateu está fazendo aqui?" ou algo parecido?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2007, 20:08:22 »
Se não for para criar caso, nem para discutir religião alheia é uma boa idéia. Se não, não.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2007, 23:10:42 »

Cara, você que já foi, diga-me: já houve alguma desavença nesses seminários? como "Isso é um forum religioso. O que um ateu está fazendo aqui?" ou algo parecido?

Não houve desavença alguma no outro evento da ABLIRC (aquele em que o Daniel discursou). Única coisa que aconteceu foi em relação a preconceito contra ateísmo, quando o presidente da mesa anunciou que um ateu iria fazer um discurso a vereadora ficou assustada e disse apreensivamente algo do tipo "quero só ver o que ele vai falar".

Outras coisas peculiares (mas já esperadas) que aconteceram foram alguns discursos que eram quase pura pregação (e podem ter sido meio constrangedores/desrespeitosos para ateus e pessoas de outros credos), mas isso foi num evento puramente da ABLIRC e não num seminário com oradores e temas pré-estabelecidos como será nesta segunda-feira.

Estou realmente curioso a respeito do conteúdo dos discursos. Quero ver o quanto serão injustos em relação ao ateísmo. E no final terá tempo pra debate! hehehe

Se não for para criar caso, nem para discutir religião alheia é uma boa idéia. Se não, não.

Á idéia não é criar caso nem discutir uma religião específica mas a liberdade de religião, como consta no próprio anúncio do evento:

"discutir a intolerância e a discriminação da liberdade religiosa para poder construir caminhos de superação e respeito aos direitos humanos, particularmente, do direito à liberdade de pensamento, consciência, religião ou de qualquer crença."

E é aí que o bicho pega pois parece que os crentes não entendem muito bem que faz parte da liberdade religiosa a opção de não crer em deus(es).
mUKA

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2007, 23:15:25 »
Eu moro muito longe, mas é algo do qual eu participaria se pudesse.

Pega um busão! hehehe
Obrigado por ter acertado o texto!
mUKA

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2007, 12:14:32 »
Estou desfixando o tópico, já que já passou.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!