Autor Tópico: Wikipedistas capitalistas, uni-vos  (Lida 770 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Wikipedistas capitalistas, uni-vos
« Online: 12 de Outubro de 2007, 17:04:08 »
Se você não é um hippie comunista, não vê nada de intrinsicamente malévolo e danoso no capital, e reconhece que vender espaço para anúncio é um meio válido para obter-se recursos, e ao mesmo tempo vê na Wikipédia em si uma incrível ferramente nunca antes existente na história da humanidade (sem exageros), que poderia se beneficiar e muito dessa forma de obtenção de recursos, junte-se a nós!

Mais informações:

Sick of how much time Wikipedia spends crashed? Though it is a minority of the time, we still seem to be one of the least reliable sites on the web. Would it really be *so* bad to have a few discreet adverts, if it means we can buy a few more servers..? There's a patch of whitespace on the left side of larger pages that could fit a nice little moneymaker. If we force companies to use our colour scheme, it shouldn't distract too much. What with us frequenting the top ten most visited sites on the whole web, think of the revenue!

Arguments for adverts
adverts = money = reliability + speed ...basically.

If text based and small, ads would put no strain on the servers. They don't necessarily have to be distracting, and only as many ads as we need would exist (none-profit). A trial with short contracts would make it easy to just "revert" back to the previous ad-less version.

http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Advertisements

Acrescente às suas userboxes uma que diz "This user supports the use of ads on Wikipedia":

{{User:Xiaphias/Userboxes/ProAds}}

E entre para as estatísticas.

Ah, isso é tudo referente a WP em inglês, não sei se há discussão similar na em português, ou se elas podem ter políticas diferentes sobre isso, ou se há essas userboxes para wikipedianos de outros idiomas entrarem nessas estatísticas aí...

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: Wikipedistas capitalistas, uni-vos
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2007, 17:24:04 »
Não sou wikipedista, mas concordo desde que os anúncios sejam pequenos, aliás.. desde que apareçam abaixo da navegação à esquerda somente.

Temma

• Visitante
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2007, 18:01:20 »
não abrindo nenhum pop-up com o botão de fechar oculto/escondido e anunciando "ENLARGE YOUR PENIS NOW", sem problema.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2007, 18:13:53 »
O problema é pra onde vai a grana? O que impede um moleque que fez 13 edições ameaçar de processo porque quer uma porcentagem?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2007, 18:26:00 »
O problema é pra onde vai a grana?

Investimento em servidores melhores. A Wikipedia já pede doações anualmente por isso. Doações pra projetos Open Source.

O que impede um moleque que fez 13 edições ameaçar de processo porque quer uma porcentagem?

Termos de serviço.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2007, 19:06:29 »
O problema é pra onde vai a grana? O que impede um moleque que fez 13 edições ameaçar de processo porque quer uma porcentagem?

O que impede do moleque querer uma porcentagem das doações?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2007, 21:59:51 »
Ele "querer"? Nada. Mas ele *conseguir* o que impede é que ela não tem fins lucrativos. Se põe propaganda e sobra dinheiro, isso é lucro?

Acho que alguém mais bem informado podia postar neste tópico... Eu só me lembro agora do Jimbo falando que até agora tem conseguido fazer com que a wp fique sem propaganda, e só balançou pela proposta quando falaram que ela podia por propaganda pra doar pra obras de caridade.

Detalhe: a wp já é complicada pra caramba do jeito que é (assino umas listas de discussão dela e vejo isso) imagine terem que gerenciar que propaganda vai aparecer no artigo sobre a Microsoft, por exemplo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2007, 22:27:08 »
Acho que ter fins lucrativos não é algo determinado por sobrar dinheiro além dum orçamento X que previam como básico ou ideal.

Para mim as possíveis desvantagens e problemas não superam a possibilidade de fazer a wikipédia ser maior e melhor, levar o conteúdo (e mais) para mais gente. Algo que será progressivamente mais difícil, conforme o conteúdo aumenta, aumentando os gastos junto.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2007, 22:37:43 »
Ele "querer"? Nada. Mas ele *conseguir* o que impede é que ela não tem fins lucrativos. Se põe propaganda e sobra dinheiro, isso é lucro?
A caracterização de entidade com fins lucrativos é para empresas em que proprietários ou acionistas retiram o lucro para si ou o repartem como dividendo entre os acionistas. Mesmos as empresas fazem investimentos com uma parte do lucro. Mas entidades sem fins lucrativos investem totalmente o lucro obtido no próprio negócio. Faz parte de seu estatuto social e da constituição das ongs.

Acho que alguém mais bem informado podia postar neste tópico... Eu só me lembro agora do Jimbo falando que até agora tem conseguido fazer com que a wp fique sem propaganda, e só balançou pela proposta quando falaram que ela podia por propaganda pra doar pra obras de caridade.

Detalhe: a wp já é complicada pra caramba do jeito que é (assino umas listas de discussão dela e vejo isso) imagine terem que gerenciar que propaganda vai aparecer no artigo sobre a Microsoft, por exemplo.
O problema é mais ético do que financeiro. Penso que exatamente sobre o gerenciamento das propagandas em relação ao conteúdo. O risco é perder a credibilidade por se considerar vendida. Embora já é possível empresas terem funcionários editando artigos de seu interesse.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2007, 22:40:57 »
Obrigada pelos esclarecimentos.

Sim, possível é, e ocorre o tempo todo. Mas o pessoal está de olho e edita o artigo pra ficar mais neutro. E se a empresa insistir demais, vai pegar mal, todo mundo pode ver o que ela tentou fazer. 

Mas propagandas como do adsense não haverá exatamente como controlar - ou mesmo saber - o que vai sair, certo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2007, 22:51:58 »
Há como ter algum controle, num dos links que eu passei, acho que talvez na página de discussão, há algo sobre isso. Eu não veria muito problema em ser quase totalmente "descontrolado", aleatório o que aparecesse, um lance como esse do google sem qualquer "calibragem". É diferente de ter pop-ups, ou de ter artigos patrocinados ou artigos eliminados por não serem favoráveis à patrocinadores. A "liberade editorial" tem que continuar total.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2007, 23:12:10 »
Bu, em termos de implementação técnica tem ene coisas que dá pra fazer pra controlar os anúncios. As objeções - e eu concordo - são no sentido que as discussões infindáveis entre editores que hoje já são um pé na jaca iam ficar ainda piores se houvessem interesses comerciais no meio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!