Autor Tópico: Talessemia e anemia falcimorme: projetos inteligentes?  (Lida 4313 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Talessemia e anemia falcimorme: projetos inteligentes?
« Online: 02 de Junho de 2005, 21:43:00 »
Gostaria de saber dos criacionistas se os genes recessivos para talessemia e anemia falciforme são projetados inteligentemente para conferir resistência à malária quando em heterozigose (sendo os efeitos danosos, por vezes letais, de quando em homozigose um mal ao qual nada se pôde fazer, apesar da onipotência - se bem que não é uma assunção necessária para a hipótese de DI... nem a inteligência é, algumas vezes).

E a malária? Foi criada inteligentemente? Tem que ser, de outra forma ela não seria apta, seria?

Isso e outras coisas me sugerem fortemente o poli-ID-ísmo. Se pode-se inferir o design, pode-se também inferir que há designs que competem. Quem é que ficaria desenvolvendo aparelhos que destroem uns aos outros? Só os designers de "derbys" de destruição. Será que é essa a função das adaptações de predador e presa? Um show de demolição para o deleite divino?

O design de diferentes armas e defesas é forte indicativo de forças antagônicas, de dois ou mais designers, com interesses particulares que atrapalham os interesses de outros designers.

Parece uma hipótese mais corerente do que a do designer comum universal, que se diverte com seu "videogame" de guerra biológica, mas os defensores do ID relutam covardemente em inferir sobre o(s) designer(s) mesmo nessas coisas que parecem tão óbvias, deixando essas questões embaraçosamente sem resposta.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Talessemia e anemia falcimorme: projetos inteligentes?
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2005, 22:08:02 »
Se fomos inteligentemente projetados, por que ao tentar expulsar um rotavírus de nosso organismo, nós não temos êxito e acabamos com sérias diarréias? Por que a falta de resistência para com o ácido siálico se muitas espécies de macacos tem uma resistência melhor que nós? Isso é devido a uma falhagenética, por que nós temos uma falha genética e eles  não? Afinal, foram eles ou nós que fomos especialmente criados? Ao meu ver, a maior consistência cabe a explicação de que fazemos parte deuma natureza, e não somos nada de especial, não fugimos dela. Outra coisa, em um projeto inteligente, por que nossa memória é anacrônica? E por aí vai...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2005, 19:49:35 »
mas essa é manjada... o pecado original.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Talessemia e anemia falcimorme: projetos inteligent
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2005, 21:15:09 »
Citação de: bruno
mas essa é manjada... o pecado original.

Mas o pecado original têm o poder de criar? De criar informação útil, adaptação???

O ponto é que segundo os criacionistas, adaptação se deve ao planejamento. Que coisas macabras só surgiram depois do pecado original não afeta em nada essa preposição.

Se essas coisas horrendas podem consideradas adaptações por serem funcionais para seu organismo, mesmo que em detrimento de outros, elas também requereriam planejamento, como as adaptações "normais", pré-pecado.

Então tem que se optar entre as possibildades:

-  Javé ou o ID de sua preferência ter planejado todas as adaptações de predador/presa, e outras coisas horríveis como a leishmaniose - o que condiz com a preposição da necessidade do planejamento para a adaptação, mas é um tanto estranho, teologicamente, parece que Deus já sabia do pecado original, como se tramasse contra Adão e Eva premeditadamente.

-  ou todas essas coisas aparentemente perfeitamente aptas à essas funções horrendas são na verdade adaptações casuais, ou exaptações, termo de Gould. Ou seja, garras e presas de carnívoros como leões não foram planejadas para os hábitos carnívoros - que não existiam no Éden, mas para outros fins, e por acaso, após o P.O., foram aproveitadas para esses fins maléficos, apenas por acaso sendo perfeitamente aptas a esses fins; os que ainda são herbívoros, por azar, não tinham nada que podia ser aproveitado para esses fins, e tiveram que se contentar a continuar com os vegetais. Isso vai um tanto contra a preposição do requerimento de planejamento para adaptação, porque adaptações aparentemente perfeitas para uma função, não foram planejadas para ela na verdade, apenas deram uma tremenda sorte.

- ou as adaptações podem se originar através da seleção natural de modificações hereditárias nos seres.

As duas últimas alternativas negam a premissa de que adaptação requer planejamento, a última elimina tremendamente o fator acaso nas adaptações hoje encontradas nos seres.

Aqui há uma listinha de organismos irredutivelmente grotescos, que só podem ser grotescos assim por planejamento:
http://winace.andkon.com/designed_organisms/

Offline Edson Martins Medrado

• Nível 15
  • *
Re: Talessemia e anemia falcimorme: projetos inteligentes?
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2005, 18:12:13 »
Citação de: Danniel
Gostaria de saber dos criacionistas se os genes recessivos para talessemia e anemia falciforme são projetados inteligentemente para conferir resistência à malária quando em heterozigose (sendo os efeitos danosos, por vezes letais, de quando em homozigose um mal ao qual nada se pôde fazer, apesar da onipotência - se bem que não é uma assunção necessária para a hipótese de DI... nem a inteligência é, algumas vezes).
E a malária? Foi criada inteligentemente? Tem que ser, de outra forma ela não seria apta, seria?
Isso e outras coisas me sugerem fortemente o poli-ID-ísmo. Se pode-se inferir o design, pode-se também inferir que há designs que competem. Quem é que ficaria desenvolvendo aparelhos que destroem uns aos outros? Só os designers de "derbys" de destruição. Será que é essa a função das adaptações de predador e presa? Um show de demolição para o deleite divino?

O design de diferentes armas e defesas é forte indicativo de forças antagônicas, de dois ou mais designers, com interesses particulares que atrapalham os interesses de outros designers.

Parece uma hipótese mais corerente do que a do designer comum universal, que se diverte com seu "videogame" de guerra biológica, mas os defensores do ID relutam covardemente em inferir sobre o(s) designer(s) mesmo nessas coisas que parecem tão óbvias, deixando essas questões embaraçosamente sem resposta.

Olah Daniel voce eh o Huxley lah do site do Sodreh?
Me responda uma questao:
Aqui no Rio tem um elevado chamado Paulo de Frontim.Algumas decadas atraz ele caiu e matou varias pessoas . Me responda agora ele eh ou nao um D.I.??
Ele foi ou nao projetado por inteligencia??
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2005, 18:33:04 »
Citação de: Edson Martins Medrado

Me responda uma questao:
Aqui no Rio tem um elevado chamado Paulo de Frontim.Algumas decadas atraz ele caiu e matou varias pessoas . Me responda agora ele eh ou nao um D.I.??
Tá querendo dizer que Deus projeta algumas coisas com o intuito de matar as pessoas?
  • Porque ele não mata ele mesmo? Já fez isso antes, conforme a Bíblia...
  • Seu Deus é tão malvado assim a ponto de criar um ser vivo que mata indiscriminadamente crentes e descrentes? Ele não se importa com os seus?[/list:u]Acho que o projeto carece de inteligência ainda...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Edson Martins Medrado

• Nível 15
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2005, 18:38:15 »
Citação de: Alenônimo

Me responda uma questao:
Tá querendo dizer que Deus projeta algumas coisas com o intuito de matar as pessoas?
  • Porque ele não mata ele mesmo? Já fez isso antes, conforme a Bíblia...
  • Seu Deus é tão malvado assim a ponto de criar um ser vivo que mata indiscriminadamente crentes e descrentes? Ele não se importa com os seus?[/list:u]Acho que o projeto carece de inteligência ainda...
Eu fiz uma pergunta e espero uma resposta e nao indagacoes.
Respondam por obsequio.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão que existe um tal relógio e um relojoeiro não"
Voltaire

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2005, 18:58:33 »

Me responda uma questao:

Não sou esse ou qualquer outro Huxley não.

E quanto a sua pergunta, eu diria que não, que simplesmente o elevado não foi projetado com esse fim; por alguma falha de planejamento, ou pelo planejamento não ter levado em conta algo que veio a resultar nisso, isso ocorreu.

Me parece que você considera a segunda alternativa que coloquei como correta, de que as perfeitas adaptações letais são meros acidentes cometidos por Deus, apesar de aparentarem serem planejadas para essas funções. Isso o obriga a admitir que adaptação, para o "bem" ou para o "mal", não requer planejamento; isso ou dizer que só as adaptações para o "bem" requerem, e as para o mal podem ser mero produto acidental de algo planejado para o bem, mas com o mesmo grau de perfeição - nào tem o menor sentido.

O problema é que um desmoronamento acidental de uma estrutura projetada e construída por meros seres humanos inteligentes, porém falíveis, não serve como analogia ao que eu coloquei. As coisas que coloquei são mais análogas à armas de fogo, bombas, e venenos (aí até deixa de ser analogia e passa a ser a coisa em si). Essas últimas são claramente projetadas para matar. Os exemplos que dei não são de coisas que por acaso, acabam matando os animais, como um raio acertando um animal ou árvore indefesa. Garras, dentes, venenos e outras adaptações são muito perfeitas para serem produto do puro acaso, do puro azar. O ataque de um leão à jugular ou à traquéia de sua presa é preciso demais para ser mero acidente.

Curioso que neguem que essas coisas sejam adaptações planejadas, quando um exemplo clássico de projeto inteligente exaustivamente repetido, apesar dos erros fundamentais do exemplo (a fisiologia "irredutivelmente complexa" descrita do ser está errada, o bicho não funciona como descrito, e há graves erros também de química)  é o "canhão" do besouro bombardeiro, cuja função é de defesa ou de ataque (uma das duas, pelo menos).
Para que planejar uma arma, se no Éden não deveria haver o mal? Se a função fosse defesa, para quê? Defender-se do quê, se não haviam predadores?

O mesmo vale para o mimetismo.

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2005, 21:30:41 »
Genesis 3 fala que a natureza sofreria as seguintes mudanças:

1.Produziria cardos, espinhos
2. Não seria mais pródiga, necessitando do suor do homem
3. Parto com dor

Os componentes , as moléculas, são passíveis de combinações, se afetam, os orgânicos são mais frágeis ao calor , as mudanças.

Grandes mudanças ocorreram na antureza 1. Por ocasião do pecado 2. Por ocasião do macro-tsunami (Diluvio) e a anulação da atmosfera protetora de agua.

Os sinais de mudanças, degenerações, surgimento de elementos maus, queda da longevidade, foram marcantes.

A jornada de aprendizagem que a decisão de Adão daria ao apoiar o sistema do bem e do mal de Lucifer, teria a morte e sofrimento, as consequencias, como o nosso  "chão de giz".

Além de um DI, teríamos tambem milhares de Inimigos inteligentes que logicamente sabem muito de quimica e genetica
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2005, 23:03:41 »
Citação de: Sodré
Grandes mudanças ocorreram na antureza 1. Por ocasião do pecado 2. Por ocasião do macro-tsunami (Diluvio) e a anulação da atmosfera protetora de agua.

De novo essa história? Até agora não vi sua refutação para o artigo http://home.entouch.net/dmd/canopy.htm
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2005, 00:23:19 »

3. Parto com dor

Os componentes , as moléculas, são passíveis de combinações, se afetam, os orgânicos são mais frágeis ao calor , as mudanças.

Os sinais de mudanças, degenerações, surgimento de elementos maus, queda da longevidade, foram marcantes.

A jornada de aprendizagem que a decisão de Adão daria ao apoiar o sistema do bem e do mal de Lucifer, teria a morte e sofrimento, as consequencias, como o nosso  "chão de giz".

Além de um DI, teríamos tambem milhares de Inimigos inteligentes que logicamente sabem muito de quimica e genetica
Sodré... Porque Deus teria feito o dilúvio? Não era pra matar o que havia de ruim? Então na época havia muita coisa ruim... Nada foi feito até agora porquê? Cadê a água? :P

E como funcionaria essa camada protetora de água que supostamente foi usada para fazer o dilúvio? E pra onde foi essa água?

E porque que os erros ou o mal não pode ser projetado por Deus? O que o obriga a só fazer coisas boas? :P

E isso aí de Lúcifer? Não havia sido uma cobra a apenas oferecer uma fruta? Agora Adão conspirou com um anjo caído sobre um sistema de bem ou mal, sendo que ele supostamente tava no bem bom e só tinha a perder? Conta outra...

Olha... Sei que vocês se esforçam bastante, mas não dão respostas tão convincentes assim...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2005, 09:23:37 »

Então há realmente um poli-ID-ísmo, e as adapações de predadores são produto de evolução guiada por eles, é isso?

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2005, 14:17:45 »

3. Parto com dor

Isso é o que eu costumo chamar de tautologia.Ora, porque existem existem falhas no DI?Digamos que foi consequência do pecado de Adão que degenerou a  natureza...Mais uma vez se recorre aos caprichos sobrenaturais de Deus para responder o que não tem explicação.Sim porque se o Criacionismo é chamado de Ciência, onde estão as evidências científicas que um homem chamado Adão pecou num tal de Jardim do Éden?
Ah, sim.É preciso antes se converter para a teoria fazer sentido.Acho que isso responde definitivamente a questão de que se há ou não evidências científicas que mostram o DI confirmando o criacionismo bíblico.NÃO HÁ.Se existisse, não seria necessário se converter para ela parecer fazer sentido.Aí , surgiu outra dúvida minha: Onde está o DI do protozoário da malária? Vai ver esse protozoário se especiou a partir de um microorganismo mutualístico que ajuda a digerir alimentos, tendo Satanás dirigindo o processo microevolutório, depois que Adão e Eva foram expulsos do paraíso...
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!