Algumas ilusões dessas (ou outras) "não funcionam" com vocês?
Comigo tenho a impressão de que não funcionam como com as outras pessoas aquelas em que há uma forma implícita obstruída por "buracos" da mesma cor do fundo geral (acho). Pelo que as pessoas falam, elas vêem alguma espécie de continuidade nesses buracos, dando continuidade à forma implícita. Eu mal chego a considerar esses uma espécie de "ilusão de ótica", na minha percepção. Não me parece mais "ilusão" do que a capa ou poster de "scarface".
Eu não sou completamente imune, no entanto, tem um outro que tem o mesmo princípio (apesar de ser móvel, diferentemente desse que falo, que é estático) e algumas outras coisas um pouco parecidas que me iludem sim. Esse "móvel" é algo como se houvessem "pilares" de uma cor obstruídos por um espaço branco a frente (sendo na verdade então apenas dois quadrados ou retângulos separados por uma faixa branca), mas se movem cooredenadamente e entre eles, na faixa branca, é como se houvesse uma "sombra", uma "transparência", algo meio parecido com uma "after image". Outro mais simples de entender são simplesmente desenhos com algumas hachuras simples como a parte mais escura de uma sombra de uma esfera (por exemplo), com a parte mais clara da sombra, com alguma luz refletida, deixada quase totalmente em branco. Esse "branco" fica parecendo mesmo ao menos um pouco cinza, mesmo não sendo um efeito de "impressionismo"/"dithering" das hachuras, sendo praticamente branco puro mesmo.
Também não consigo ver aqueles esterogramas que são duas fotos. Mas aí parece ser um caso de não conseguir coordenar o movimento dos olhos de forma independente do foco, o que me parece ser um requerimento.