Autor Tópico: Ilusões de óptica  (Lida 6989 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Ilusões de óptica
« Online: 13 de Outubro de 2007, 21:24:32 »
http://listverse.com/miscellaneous/20-amazing-optical-illusions/
Há no link acima 20 ilusões de óptica com as suas explicações. Muito bom.

As que eu achei mais legais:

6. Fraser Spiral Illusion

The illusion is also known as the false spiral, or by its original name, the twisted cord illusion. The overlapping black arc segments appear to form a spiral; however, the arcs are a series of concentric circles.

13. Lilac Chaser

Lilac chaser is a visual illusion, also known as the Pac-Man illusion. It consists of 12 lilac (or pink or magenta-like), blurred disks arranged in a circle (like the numbers on a clock), around a small, black, central cross on a grey background. One of the disks disappears briefly (for about 0.1 second), then the next (about 0.125 second later), and the next, and so on, in a clockwise direction. When one stares at the cross for about 20 seconds or so, one first sees a gap running around the circle of lilac disks, then a green disk running around the circle of lilac disks, then a green disk running around on the grey background, the lilac disks appearing to have disappeared or to have been erased by the green disk.

14. Motion Illusion

One type of motion illusion is a type of optical illusion in which a static image appears to be moving due to the cognitive effects of interacting color contrasts and shape position. To properly view this effect, click the image above to see the full sized version.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"Ilusões" interessantes
« Resposta #1 Online: 01 de Março de 2012, 19:17:43 »
Ia postar isso no tópico sobre consciência, mas acho que iria ficar um pouco "aleatório" demais, e é algo que poderia ter um tópico próprio.

Acho bem interessante a "cegueira" induzida por movimento:

<a href="http://www.youtube.com/v/vw101eBziHI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/vw101eBziHI</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/Dnw40nrI8sE" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/Dnw40nrI8sE</a>

Funcionam melhor/apenas com os vídeos em tela cheia, e ficando mais próximo da tela do que de costume.

Com relação a cores, acho muito curiosos esses:

A casa preta "A" é da mesma cor que a casa branca "B".

Parecido com o anterior, quadrado laranja na face sombria e o marrom na face iluminada na verdade têm a mesma cor.

O que parece azul-ciano/"verde água" é na verdade o mesmo verde saturado.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re:"Ilusões" interessantes
« Resposta #2 Online: 02 de Março de 2012, 13:47:01 »
Ilustrações interessantíssimas de como vemos por contexto.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Março de 2012, 14:08:53 »
Efeito do constante movimento involuntário de nossos olhos (pode ser controlado com bastante atenção):

"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Março de 2012, 19:40:33 »
A última é muito boa mesmo.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Ilusões de óptica
« Resposta #5 Online: 02 de Março de 2012, 20:17:57 »
Tópicos unidos.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #6 Online: 09 de Março de 2012, 03:12:20 »

aceitem jesus

Essas de movimento são muito perturbadoras para mim.

If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Março de 2012, 22:39:06 »
Algumas ilusões dessas (ou outras) "não funcionam" com vocês?

Comigo tenho a impressão de que não funcionam como com as outras pessoas aquelas em que há uma forma implícita obstruída por "buracos" da mesma cor do fundo geral (acho). Pelo que as pessoas falam, elas vêem alguma espécie de continuidade nesses buracos, dando continuidade à forma implícita. Eu mal chego a considerar esses uma espécie de "ilusão de ótica", na minha percepção. Não me parece mais "ilusão" do que a capa ou poster de "scarface".

Eu não sou completamente imune, no entanto, tem um outro que tem o mesmo princípio (apesar de ser móvel, diferentemente desse que falo, que é estático) e algumas outras coisas um pouco parecidas que me iludem sim. Esse "móvel" é algo como se houvessem "pilares" de uma cor obstruídos por um espaço branco a frente (sendo na verdade então apenas dois quadrados ou retângulos separados por uma faixa branca), mas se movem cooredenadamente e entre eles, na faixa branca, é como se houvesse uma "sombra", uma "transparência", algo meio parecido com uma "after image". Outro mais simples de entender são simplesmente desenhos com algumas hachuras simples como a parte mais escura de uma sombra de uma esfera (por exemplo), com a parte mais clara da sombra, com alguma luz refletida, deixada quase totalmente em branco. Esse "branco" fica parecendo mesmo ao menos um pouco cinza, mesmo não sendo um efeito de "impressionismo"/"dithering" das hachuras, sendo praticamente branco puro mesmo.   

Também não consigo ver aqueles esterogramas que são duas fotos. Mas aí parece ser um caso de não conseguir coordenar o movimento dos olhos de forma independente do foco, o que me parece ser um requerimento.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2012, 15:36:10 »
Ilusão das faces distorcidas, ou, "para não assustar as pessoas, evite andar ao lado de alguém com um ponto que desvie o foco do olhar para entre sua face e a da outra pessoa, diz estudo":

<a href="http://www.youtube.com/v/VT9i99D_9gI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/VT9i99D_9gI</a>

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2012, 13:39:08 »
Interessante. Essa usa um efeito distinto dos expostos. Parece-me que está associada ao esquema de identificação de imagens pelo cérebro, e sua consequente confusão por ter que involuntariamente identificar rostos diferentes.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, 13:42:52 por Feynman »

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2012, 13:43:28 »

Mais do mesmo (movimento involuntário dos olhos).

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2012, 19:52:19 »
Olhe para o centro da figura por cerca de um minuto, e após olhe para um objeto qualquer a sua volta:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2012, 20:12:26 »
Algumas ilusões dessas (ou outras) "não funcionam" com vocês?
 [...]

Algo curioso que encontrei, sobre diferenças "culturais" na percepção:

Essa conhecida ilusão de ótica:

Não funciona igualmente às pessoas de qualquer lugar do mundo, diferentemente do que se poderia esperar. As sociedades da direita são mais suscetíveis à ilusão do que as sociedades da esquerda:

O pesquisador, Joseph Henrich, suspeita que isso talvez se deva ao desenvolvimento da pessoa em ambientes "mordernos" ou com uma arquitetura mais retilínea do que ambientes mais naturais:

…visual exposure during ontogeny to factors such as the “carpentered corners” of modern environments may favor certain optical calibrations and visual habits that create and perpetuate this illusion.  That is, the visual system ontogenetically adapts to the presence of recurrent features in the local visual environment.

Fonte: http://thesocietypages.org/socimages/2011/12/26/cultural-differences-in-cognitive-perception/

O artigo em si:
http://www2.psych.ubc.ca/~henrich/Website/Papers/McCauleyHenrich.pdf

Se pessoas de diferentes culturas podem variar em suas respostas/percepções em algo que parece uma questão de "percepção pura", isso talvez sugira ser ainda mais problemático do que já se imaginava se ter generalizações sobre o "comportamento humano" a partir de dados obtidos quase que apenas da observação de universitários americanos.

...

E por falar nessa ilusão, lembrei de uma "trapaça" que um cara fez numa apresentação do TED. Apresentou essa ilusão, e perguntou qual era maior, boa parte/a maior parte talvez já respondeu que as linhas eram iguais, por ser uma ilusão "clássica", e então o palestrante revelou que não, a que parecia maior era mesmo maior, que tapeou todo mundo. :biglol:

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Dezembro de 2012, 08:44:57 »
Só uma observação que pode parecer muito antipática, mas é também informativa, para aqueles que não sabem.

Se você, ao falar óptica, pronuncia o P, pois bem, pode continuar escrevendo óptica com o P.
Mas se, ao falar, você não costuma pronunciar esse P, não deve escrevê-lo também.
E se não quiser forçar o leitor a pronunciá-lo, omita-o.

No idioma português não existe o P mudo. Se escrever o P, faça o favor de pronunciá-lo também.

Nos dicionários e no Vocabulário da ABL existem ambas as formas.

Parabéns ao tópico.
Esse assunto, bem como as gravuras e ilustrações de Mauritius Cornelius Escher sempre me fascinaram.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 00:18:41 »
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 02:57:26 por Pasteur »

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 03:41:40 »
Só uma observação que pode parecer muito antipática, mas é também informativa, para aqueles que não sabem.

Se você, ao falar óptica, pronuncia o P, pois bem, pode continuar escrevendo óptica com o P.
Mas se, ao falar, você não costuma pronunciar esse P, não deve escrevê-lo também.
E se não quiser forçar o leitor a pronunciá-lo, omita-o.

No idioma português não existe o P mudo. Se escrever o P, faça o favor de pronunciá-lo também.

Nos dicionários e no Vocabulário da ABL existem ambas as formas.

Parabéns ao tópico.
Esse assunto, bem como as gravuras e ilustrações de Mauritius Cornelius Escher sempre me fascinaram.

Sinceramente, qual a relevância disso?

-

Também não consigo ver esterogramas por mais que eu tente, mas gostaria.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 10:29:55 »
Tem umas coisas ai que dão dor de cabeça...

e estas imagens em que os padrões formam outras imagens, dá pra postar aqui, acho bem interessante...

Ceticismo é para poucos!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2013, 17:29:09 »
Não é estritamente "de ótica", mas quase o contrário, uma interação entre visão e audição:

<a href="http://www.youtube.com/v/G-lN8vWm3m0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/G-lN8vWm3m0</a>

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Setembro de 2014, 05:39:59 »
Acho que talvez essa não dê bem certo para daltônicos. :/

1 - olhe fixamente para um ponto arbitrário ao centro da animação a uma distância de uns 20cm (acho que não precisa ser tão próximo) e note em que sentido os pontos vermelhos estão se movendo;

2 - ainda à mesma distância, fixe o olhar ao canto esquerdo da animação, e note novamente o sentido do movimento dos pontos vermelhos.

http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=1902700

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Setembro de 2014, 18:42:19 »
Interessante tb é olhar a postagem do Feynmam com os círculos em branco e preto,  depois rapidamente pular para última marcada com o número 14.

O efeito aparece muito mais.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Maio de 2015, 21:20:25 »
alguém ja viu a série truques da mente da BBC, na Netflix?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Maio de 2015, 21:57:00 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Maio de 2015, 22:04:34 »
Ducas. Fez os testes?

Cegueira Inatencional e cegueira de mudança de estado (acho que é isso). Usadas com precisão, faz com que um prestidigitador consiga roubar até os óculos de uma pessoa sem ela perceber.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Maio de 2015, 23:35:40 »
<a href="https://www.youtube.com/v/kdfLlh15iYI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/kdfLlh15iYI</a>

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!