Hhahaha....então....
Não ofende. Sim, claro que dá pra lavar direito, inclusive o miolo. Os dreads de seu amigo devem ser diferentes dos meus, visto que, os meus dreads são naturais. Meu cabelo não é pra ser dreads, porque ele não é tão seco, e crespo, mas não tanto, é grosso, devido a anos de corte com máquina.
O que é bom nele, é que ele é fácil de embolar, mas, cabelos de pessoas negras são mais ainda. Sobre o cabelo de seu amigo, seboso é normal, pois o próprio couro cabeludo produz uma espécie de "óleo" que é bom, inclusive, quando eu faço manutenção nos meus, tenho que passar cera especial pra ressecar mais.
O problema dos dreads é o preconceito, pois nem todos são sujos, os meus tem caspinha no meio, mas não no couro, porque no início dá caspa mesmo, pois tem que ficar muito tempo sem lavar pra "pegar", mas agora, só lavo uma vez por semana e não tem nada de fedido nele, eu os adoro, os cultivo muito bem, e estou ancioso pra crescerem rápido.

Dreads, quer dizer, horrível, então, quem faz esta escolha, tem que gostar muito mesmo.