Primeiro que eu acho uma babaquice tremenda este negócio de politicamente correto, se torma mais eufemismo e preconceituoso do que nunca. Exemplo: Um gordo, o cara não pode ser chamado de gordo, mas sim de uma pessoa que possui uma "imagem relativamente alternativa", ou então um surdo, ele não pode ser chamado de surdo, mas sim de "deficiente auditivo". Ou então, um preto, com aquela babaquice de "preto é cor, negro é raça". Por favor, sem essa. Politicamente correto, pra mim, é trabalhar com a diversidade e acentuar as mesmas, fazendo com que todos se respeitem.
Sobre o assunto principal do tópico, creio que seja como a anarquia, a longo prazo, funciona, mas vai botar isso na prática, humm...
Ou seja, temos um mundo, recheado de pessoas de cor de pele que não branca, de etnias diferentes, que não possuem os mesmos direitos que os demais, pois não tem acesso a educação, na qual, os demais tem, com isso, ganham menos que brancos. Babaquice total. Pra mim, o sistema de cotas, resolve também, a longo prazo, o problema da desigualdade social, quando tal problema for resolvido, creio que ele não seja mais necessário.