Autor Tópico: PC ou PI?  (Lida 1439 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
PC ou PI?
« Online: 17 de Outubro de 2007, 01:22:54 »
Isso é, afinal, politicamente correto ou incorreto?

« Última modificação: 17 de Outubro de 2007, 18:38:00 por Alenônimo »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: pc ou pi?
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2007, 01:55:32 »
Primeiro que eu acho uma babaquice tremenda este negócio de politicamente correto, se torma mais eufemismo e preconceituoso do que nunca. Exemplo: Um gordo, o cara não pode ser chamado de gordo, mas sim de uma pessoa que possui uma "imagem relativamente alternativa", ou então um surdo, ele não pode ser chamado de surdo, mas sim de "deficiente auditivo". Ou então, um preto, com aquela babaquice de "preto é cor, negro é raça". Por favor, sem essa. Politicamente correto, pra mim, é trabalhar com a diversidade e acentuar as mesmas, fazendo com que todos se respeitem.

Sobre o assunto principal do tópico, creio que seja como a anarquia, a longo prazo, funciona, mas vai botar isso na prática, humm...

Ou seja, temos um mundo, recheado de pessoas de cor de pele que não branca, de etnias diferentes, que não possuem os mesmos direitos que os demais, pois não tem acesso a educação, na qual, os demais tem, com isso, ganham menos que brancos. Babaquice total. Pra mim, o sistema de cotas, resolve também, a longo prazo, o problema da desigualdade social, quando tal problema for resolvido, creio que ele não seja mais necessário.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2007, 02:25:41 »
Sabe qual é o problema das cotas para negros? Estão trabalhando em cima do problema errado.

Não é o negro que tem dificuldade de cursar faculdade. É o pobre. O fato da maioria dos pobres serem negros não deveria gerar este tipo de confusão.

Muitos provavelmente vão me xingar, mas eu digo que cotas para negros é racismo puro.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2007, 02:57:53 »
Eu não sei e nem entendi.

o branquelinho chega pro negro e diz que estudou muito pra chegar lá. "e você?", pergunta ao negro. o negro diz que além de ter estudado muito também trabalhou, porque alguém tem de trabalhar nesse país.
seria politicamente incorreto por ser racista. mas ao mesmo tempo é politicamente correto porque racismo contra branco opressor pode. daí não sei onde se enquadra, no pc ou no pi.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2007, 08:35:20 »
Sabe qual é o problema das cotas para negros? Estão trabalhando em cima do problema errado.

Não é o negro que tem dificuldade de cursar faculdade. É o pobre. O fato da maioria dos pobres serem negros não deveria gerar este tipo de confusão.

Muitos provavelmente vão me xingar, mas eu digo que cotas para negros é racismo puro.

Porque te xingariam? sua opinião é sua opinião. Mas acredite, racismo é o que menos tem neste sistema de cotas.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: PC ou PI?
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2007, 18:45:04 »

Porque te xingariam? sua opinião é sua opinião. Mas acredite, racismo é o que menos tem neste sistema de cotas.

Como não? Ele favorece os negros. Favorece com base na cor da pessoa. E isso não é racismo?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2007, 19:58:56 »
Racismo pode ser entendido apenas como discriminação racial, independentemente de objetivos ou pressupostos, mas para alguns a discriminação racial só é racismo se houver objetivos moralmente condenáveis (como "limpeza racial", ou impedir que pessoas de alguma raça tenham acesso a alguma coisa, etc) e pressupostos de superioridade ou inferioridade racial, não sendo "racismo" uma discriminação racial objetivando melhorar as condições de um grupo racial historicamente prejudicado por racismo e políticas que acabaram sendo prejudiciais, ao mesmo tempo que não presume alguma superioridade ou inferioridade de qualquer grupo.

A possibilidade dessa segunda acepção de "racismo", de qualquer forma, não faz com que a discriminação racial das cotas seja uma coisa boa, óbvio.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2007, 20:57:02 »

Se as cotas fossem pra pobres, qualquer um pegaria o benefício, seria o caos. Filtrar candidatos pela etnia parece ser a melhor maneira, embora pareça injusta.

A única maneira de confirmar "pobreza" é pela comprovação de renda. É impossível fazer isso em um país no qual 60% ou mais dos trabalhadores são informais.

Uma outra maneira de atestar pobreza, mais ou menos, é pela escolaridade. Gente que estuda em escola pública costuma ter renda inferior. Os vestibulinhos pra Etecs no Estado de São Paulo dão 3% a mais na nota pra negros, e 10% pra estudantes oriundos de escolas públicas.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2007, 22:30:18 »

Como não? Ele favorece os negros. Favorece com base na cor da pessoa. E isso não é racismo?

Não favorece só a negros, Alenônimo. Favorece a pessoas de etnias, que não brancas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2007, 08:47:02 »

Não favorece só a negros, Alenônimo. Favorece a pessoas de etnias, que não brancas.

Se as outras etnias são privilegiadas e a branca não, é racismo contra brancos.............

Como seria se outras etnias fossem privilegiadas e os negros não?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2007, 11:34:50 »
Não é racismo contra brancos Barata Tenno, porque a questão não é preconceito social, mas sim desigualdade, formada desde quando índios foram mortos neste país. (E ainda estão a ser)

E sobre sua pergunta, ela não tem resposta, pois a questão, como disse, não é essa.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2007, 14:02:46 »
Entao nao precisa de cota racial e sim social........... Cota racial so serve para exacerbar o racismo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2007, 14:12:17 »
O objetivo não vai mudar se o nome mudar, é isso?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2007, 14:29:59 »
O objetivo e o mesmo sem a carga ruim e sem cometer enganos de negro rico roubar vaga por peguica de estudar.

Desculpe, teclado sem acento

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 18 de Outubro de 2007, 16:12:35 »
O objetivo e o mesmo sem a carga ruim e sem cometer enganos de negro rico roubar vaga por peguica de estudar.

Desculpe, teclado sem acento

Mesmo com o seu teclado sem acento, não entendi.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 18 de Outubro de 2007, 20:48:04 »
Isso é, afinal, politicamente correto ou incorreto?

Eu entendi um contexto histórico, em que os negros trabalharam para construir o Brasil de hoje, foram uma mão de obra que muito contribuíram para o desenvolvimento econômico no país.

Mas é claro que é um devaneio ideológico da minha parte.  ::)

Sobre o racismo, as universidades sempre foram racistas (discriminatórias) por terem apenas 2 a 5% de negros na universidades.

O pior de tudo é julgar que os negros não estão na faculdade por não terem mérito e todos que estão lá tem mérito. Se a causa dos negros não estarem na universidade é socioeconômica a causa dos brancos estarem também é a mesma.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Outubro de 2007, 21:02:01 »
Sobre o racismo, as universidades sempre foram racistas (discriminatórias) por terem apenas 2 a 5% de negros na universidades.
Céus!!! Pelas barbas do profeta! :stunned:
----------
Certa vez li que a UFRGS possui uma porcentagem de indígenas maior do que a porcentagem de indígenas do estado do RS.

Sendo isso verdade, seria certo dizer que ela é uma universidade racista? Que tem índios demais?

Claro que não! Porque aí é politicamente correto!

É tudo uma questão de "esquerdamente correto"... Aposto que se o Watson dissesse que os africanos são mais inteligentes que os brancos, não faltariam os que iriam sugerir a oferta de mais um Nobel ao cientista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 18 de Outubro de 2007, 21:24:00 »
Céus!!! Pelas barbas do profeta! :stunned:
----------
Também fico indignado com o que eu considero falta de compreensão em relação as cotas. Mas paciência, cada um defende as idéias de acredita, ainda mais no pantanoso terreno da política.

Certa vez li que a UFRGS possui uma porcentagem de indígenas maior do que a porcentagem de indígenas do estado do RS.

Sendo isso verdade, seria certo dizer que ela é uma universidade racista? Que tem índios demais?

É tudo uma questão de "esquerdamente correto"... Aposto que se o Watson dissesse que os africanos são mais inteligentes que os brancos, não faltariam os que iriam sugerir a oferta de mais um Nobel ao cientista.
Politicamente correto é dizer que cotas é racismo por tratar desigualmente os "iguais". Não existe igualdade alguma é apenas o resultado de uma condição socioeconômica melhor dos brancos. Tratar isso como sendo mérito é um absurdo.

A crítica é sempre apontada nas possíveis falhas, mas nada consistente. Os índios fazem parte das cotas e são numericamente inferiores no país. Não sei dos casos particulares como o que citou e também não sobre os índios. Mas o caso dos negros é bem visível não existe igualdade nenhuma, que os politicamente corretos querem defender em nome na "democracia racial".
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2007, 19:48:23 »

Politicamente correto é dizer que cotas é racismo por tratar desigualmente os "iguais". Não existe igualdade alguma é apenas o resultado de uma condição socioeconômica melhor dos brancos. Tratar isso como sendo mérito é um absurdo.

A crítica é sempre apontada nas possíveis falhas, mas nada consistente. Os índios fazem parte das cotas e são numericamente inferiores no país. Não sei dos casos particulares como o que citou e também não sobre os índios. Mas o caso dos negros é bem visível não existe igualdade nenhuma, que os politicamente corretos querem defender em nome na "democracia racial".
Adriano, responda a pergunta: seria certo dizer que é racista uma universidade cuja porcentagem de índios/negros excede a porcentagem de índios/negros existentes no país? Seria certo dizer que tal universidade possui indios/negros demais?

Se responder que não, estará contradizendo o que disse antes, sobre as universidades serem racistas por terem apenas 2 a 5% de negros em sua composição.

Se responder que sim, bem, então... :sad:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2007, 21:53:38 »

Adriano, responda a pergunta: seria certo dizer que é racista uma universidade cuja porcentagem de índios/negros excede a porcentagem de índios/negros existentes no país? Seria certo dizer que tal universidade possui indios/negros demais?

Se responder que não, estará contradizendo o que disse antes, sobre as universidades serem racistas por terem apenas 2 a 5% de negros em sua composição.

Se responder que sim, bem, então... :sad:
Tem que ser avaliado as causas como no caso dos negros. E essa sua questão é uma falácia, a Plurium Interrogationum, que é exigir uma resposta simples de uma questão complexa.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2007, 14:24:56 »
Os malabarismos argumentativos que você costuma fazer para escapar de respostas são ótimos!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2007, 14:34:30 »
Os malabarismos argumentativos que você costuma fazer para escapar de respostas são ótimos!
Eu que sou o malabarista? Suas especulações ad hoc apenas retóricas e sem embasamento é que são de se estranhar. Querer ir contra a realidade social através de casos que fogem do padrão encontrado nesta que é querer distorcer a mesma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!