Autor Tópico: Lula propõe acordo de livre-comércio entre Mercosul, África do Sul e Índia  (Lida 1234 vezes)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Lula propõe acordo de livre-comércio entre Mercosul, África do Sul e Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs hoje a criação de um acordo trilateral de livre-comércio que inclua os países do Mercosul, a África do Sul e a Índia.

"Esse grupo criará a maior área de livre-comércio do mundo", afirmou Lula no discurso de abertura do Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul (Ibas), realizado em Pretória. "Será um grande espaço econômico do Sul", acrescentou.

Lula, o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, participam desta edição do Fórum Ibas, grupo criado em 2003 para unir os três países em negociações com os países mais ricos.

Durante a abertura da cúpula, o presidente brasileiro insistiu na necessidade de as três nações manterem uma cooperação cada dia mais estreita.

Para isso, Lula afirmou que tentará atrair os outros integrantes do Mercosul para assinar acordos comerciais com os dois países. Ele pediu que Mbeki faça o mesmo com os países da União Aduaneira da África Austral (SACU, que reúne África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Suazilândia), esforço ao qual a Índia se uniria individualmente.

Segundo Lula, esse espaço econômico reuniria 1,5 bilhão de pessoas e mais de US$ 2 trilhões de Produto Interno Bruto (PIB).

Fonte (e resto da notícia) : Aqui

Inicialmente a idéia não parece ruim.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Lula propõe acordo de livre-comércio entre Mercosul, África do Sul e Índia
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:25:57 »
muita falação, pouca coisa concreta. é este o resumo da política externa da era lula.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:49:05 »
E o pior é que o avião do presidente quase caiu  :P

Ia ser tão bacana  :twisted:

Ah sim, africanos são bons consumidores e as confecções brasileiras fazem um sucesso danado por lá  :)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2007, 16:06:49 »
muita falação, pouca coisa concreta. é este o resumo da política externa da era lula.

Você votou nele?

E Ricardo, sim, a idéia é ótima, mas há sempre um lado que se beneficia nestes acordos, uns ganham mais, outro menos, o que é uma merda.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2007, 17:12:59 »
não votei.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2007, 09:49:08 »

Você votou nele?

E Ricardo, sim, a idéia é ótima, mas há sempre um lado que se beneficia nestes acordos, uns ganham mais, outro menos, o que é uma merda.

Apesar de ser contra 95% (pelo menos) das propostas do governo Lulla, eu achei a idéia boa sim, mas "de boas intenções o inferno está cheio".

Não sei quantos anos algo assim levaria para ser negociado e aprovado pelos congressos dos respectivos países, e qual seria a reação e interferência de outros países (China, EUA, para citar dois), que poderiam oferecer, talvez, acordos mais vantajosos e considerando a velocidade dos políticos (todos, do PT ao DEM) para tomar decisões é bem possível que o país venha a novamente ficar para trás numa hipotética negociação. Por demora excessiva em resolver, nas votações do congresso.

Mas a idéia é boa, pena que acho que vai ficar apenas no campo das intenções.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2007, 11:21:09 »
O que nos resta, Ricardo, é esperar, vamos ver o resultado.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2007, 14:27:37 »
Quem quer fazer negocio com pobre?Vai se comprar o que da Africa?Ou vamos explorar eles domo os EUA  explora o mexico?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2007, 14:38:17 »
Quem quer fazer negocio com pobre?Vai se comprar o que da Africa?Ou vamos explorar eles domo os EUA  explora o mexico?

Plumas para o carnaval??

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
  • Love will tear us apart.
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:46:21 »
Havia pensado o mesmo...
Your GOD device is unspecified or not detected. Cannot sync. Faith panic.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2007, 18:54:18 »
A lógica é jogada no lixo.

Se são os EUA propondo livre-comércio, é exploração, dominação e imperialismo. Se é o Brasil, é apenas livre comércio. Se é a ALCA, é imperialismo, dominação, "entreguismo". Se é bloqueio contra Cuba, é "embargo criminoso".

Decidam-se, afinal, esquerdas: o livre comércio capitalista é bom ou mau?

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2007, 19:17:25 »
Procedure, depende. Primeiramente pela definição de "livre", que, como é aplicada atualmente, não tem nada de livre.Se os países se comprometessem a fazer comércio, e não negócios, acho que muitos problemas seriam resolvidos.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2007, 21:28:29 »
Eu acho que é mais uma questão dos países subdesenvolvidos dependerem menos dos nortistas. A princípio me parece boa idéia.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2007, 22:42:07 »

Possivelmente o ilustre vai importar todo tipo de lixo como o que costuma vir da China com preços baixissimos . E quanto a exploração, podemos ficar tranquilos já que o bondoso vive perdoando dividas que os outros  tem conosco enquanto leva na B* com  o Evo e o Chavez.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2007, 02:11:15 »
Eu acho que é mais uma questão dos países subdesenvolvidos dependerem menos dos nortistas. A princípio me parece boa idéia.

not quite. depender dos eua não é pior do que depender da índia.
o comércio com paisecos do sul foi o maior responsável pelo (grande) aumento das exportações brasileiras nos últimos anos, isso é fato. é o que os defensores da política externa lulista costumam levantar. o que eu ainda não entendi é por que haveria motivo pra comemorar o fato de esquentar relações com o mundo pobre e esfriar com o mundo rico? não seria melhor esquentar com todo mundo?

Temma

• Visitante
« Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2007, 03:50:23 »

o comércio com paisecos do sul foi o maior responsável pelo (grande) aumento das exportações brasileiras nos últimos anos, isso é fato. é o que os defensores da política externa lulista costumam levantar. o que eu ainda não entendi é por que haveria motivo pra comemorar o fato de esquentar relações com o mundo pobre e esfriar com o mundo rico? não seria melhor esquentar com todo mundo?

seria, mas parece que a rodada de doha só sai acordo do tipo "nós entramos com a pica e vocês com a bunda". O BRIC não cedeu porque os países ricos não quiseram diminuir os subsídios agrícolas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2007, 05:11:52 »

seria, mas parece que a rodada de doha só sai acordo do tipo "nós entramos com a pica e vocês com a bunda". O BRIC não cedeu porque os países ricos não quiseram diminuir os subsídios agrícolas.

a rodada doha foi pelo o que o governo brasileiro pediu. tendo feito bandeira de política externa o multilateralismo e se segurando a um moribundo mercosul, não fizemos a nossa parte na brincadeira. veja que a alca, quando se apresentou, não foi sequer negociada.
isso não quer dizer, é claro, que a responsabilidade pelo fracasso também não tenha sido dos eua e da europa.
mas veja que ao mesmo tempo em que a rodada doha naufraga, boa parte dos países latino-americano buscam acordos bilaterais com os estados unidos e em alguns casos até com a ásia. nós preferimos ficar fingindo que o mercosul é uma união aduaneira, entravando a nós mesmos e aos nossos nanicos do bloco.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2007, 07:56:24 »
... o livre comércio capitalista é bom ou mau?

Puro maniqueísmo sem pé nem cabeça.

Não faz sentido em se reduzir a questão a "bom ou mau".
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!