Autor Tópico: Como são as ofensas de tema sexual em sociedades matriarcais?  (Lida 2052 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Como são as ofensas de tema sexual em sociedades matriarcais?
« Online: 18 de Outubro de 2007, 16:32:13 »
Na maior parte do mundo, pode-se considerar que os homens dominam a sociedade, e por conta disso várias ofensas são sugestões de se assumir o papel tipicamente feminino numa relação sexual (o que talvez possa ser algo meio recente e ocidental judaico/cristão ou monoteísta).

Alguém sabe se em sociedades matriarcais ocorreria o inverso, se teríamos coisas como ofensas a sugestão da pessoa ofendida realizar o papel masculino?

...E entre as feministas?

Palmas para mim pela minha descrição técnica do caráter das ofensas sem ser explícito :D

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Como são as ofensas de tema sexual em sociedades matriarcais?
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2007, 16:58:35 »
Acho que uma pesquisa antropológica cairia bem aqui. O mais importante é que, creio eu, que tais ofensas não sejam tão recentes, acho que na idade da Grécia, já se falava nisso.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2007, 17:01:53 »
Curioso. Pensei que poderiam ser mais recentes, enquanto digitava, justamente por pensar na Grécia & cia, porque se fala bastante de coisas como que não haveria tanta discriminação com homossexuais; alguns chegando até a afirmar que ainda não existiria heterossexualismo, só bissexuais.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2007, 17:08:11 »
Eu me baseio em filmes e leituras nas quais nem lembro onde li. :D
Uma coisa que iria exemplificar o que digo, o filme Alexandre tem bastante disso, os gays eram tratados como algo que fosse pra rir, e eram achincalhados. Mas todos gostavam de comer, quando precisavam.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2007, 21:42:46 »
Danniel, vai achar coisa mais interessante para pesquisar... vai tomar no cu! :D

Falando sério, eu acho que ofender o outro falando da sexualidade do sexo oposto é algo bem masculino mesmo. As mulheres só repetem essas ofensas por cultura mesmo. Acho.

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2007, 22:28:25 »
Buckaroo, não dá idéia...  :lol:

Imagina...

Mimi, contenha seus níveis de testosterona!  :lol:

Suydara, vai fazer uns cálculos para ver se relaxa!  :)

Alegra, quanto mal humor, é só brincadeira, não leve as coisas tão a ferro e fogo!  :biglol:

Nina, vai estudar uns fósseis!  :D

Lela, vê se cresce!  :hihi:

Luz, vá à merda!  ::)  (ninguém entendeu essa)  :histeria:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2007, 22:36:06 »
Depois de uns 7s eu entendi, infelizmente. :lol:

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2007, 01:44:49 »
Bem eu acho que esse tipo de ofensa é algo mais masculino mesmo, acho que as mulheres não ficavam se enaltecendo, por isso talvez tenha deixado de existir sociedades matriarcais, pois os homens assim que assumiram o posto, foram rápidos em passar para as novas gerações a exaltação do masculino e a degeneração de tudo que remete ao feminino.

Quanto a Grécia pelo que sei e inclusive por uma entrevista de segunda dessa semana no Jô, onde ele entrevistou um homem que escreveu um livro sobre curiosidades da Grécia Antiga, se não me engano o nome do livro é “O calcanhar de Aquiles”. O bissexualismo é que era praticamente imposto socialmente, segundo ele um garoto que não tivesse o que ele chamou de “padrinho”, era mal visto. Pois o “padrinho” é quem lhe ensinava tudo sobre a vida e a sexualidade.  :oba:  :hihi:

Acho que nasci na época errada.  :chorao:  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2007, 02:05:42 »
deve ser tipo "nossa, que cabelo horrível!", "o seu que é, porque você tá na MENOPAUSA, né, com esse seios aí todos caídos", "ih, menina, fica na sua que você não manda em nenhum homem!". coro: "nóóóóó".
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2007, 20:46:31 »
Ué, e eu que ouço mulher xingar outra "você nem tem peito, parece um homem"...

Narkus

• Visitante
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2007, 13:54:14 »
Não acho que haveria insultos "inversos" caso tivéssemos uma sociedade matriarcal (existe isso mesmo?).

Eu acho que por instinto os homens são mais ofendidos por serem chamados de bichas, gays ou afeminados do que mulheres chamadas de masculinas etc.

Provavelmente nos primórdios mulheres com testosterona (mais fortes e masculinas) eram menos violentadas sexualmente, conseguiam mais recursos... Em termos de sobrevivência individual uma mulher ser masculina é até uma vantagem.
O problema é quando há a necessidade de formação de grupos de homens (tribos de caçadores) para se conseguir comida e proteção. Provavelmente mulheres femininas neste seriam beneficiadas por sua atratividade e conseguiriam mais alimentos e proteção de seus machos. Mas mesmo neste caso não vejo tantas desvantagens para uma mulher ser masculina, mesmo que não consiga machos que seriam capazes de morrer por ela. A única desvantagem diz respeito à reprodução, pois normalmente são menos férteis.

Podem perceber que uma mulher ser chamada de "gorda" pode ser mais ofensivo do que ser chamada de "máscula". Curiosamente não vemos as mulheres musculosas com tantos problemas de auto-estima e sabemos que cerca de mais de 90% dos homens não sentem atração por mulheres assim. Mas pelo menos estas mulheres se sentem fortes, e muitas delas não aceitaria nem perder 5kg de músculo por homem nenhum.

O problema para uma mulher é ser vista como fraca e "não-atraente" ao mesmo tempo. O sonho de qualquer ambiciosa é ser atraente e forte ao mesmo tempo. É claro que isso é só um sonho, porque os homens se atraem mais pelas "fraquinhas e atraentes" (pq geralmente são mais férteis) e dificilmente por mulheres com músculos e sucesso profissional. Os homens até enxergam isso como afronta... Que homem gosta de estar casado com uma mulher que ganha mais que ele ou que tem mais sucesso ou até mesmo massa muscular?

Se vc xingar uma dessas bodybuilders de que não tem peito, que não tem quadril, que parece homem etc... Certamente ela vai se ofender, mas não pelos xingamentos, mas sim por sua intenção de tentar ofender e ainda vão te chamar de "invejosa". Elas se orgulham de ser musculosas e até tiram sarro das "mulheres normais" dizendo que o corpo delas é cheio de banha e que dependem de homem.

Agora quando você xinga uma mulher frágil de feia ou masculinizada é diferente. Ela já tem uma auto-estima questionável por não ser forte e o fato de não ser atraente pode ser a gota d'agua.

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:13:14 »

Acho que em sociedades matriarcais não seria diferente - mulheres não gostam de ser comparadas a homens.

E o fato de algumas pessoas confundirem o desejo das mulheres de ususfruir dos mesmos direitos que usufruem os homens com o desejo de ser homem é algo que incomoda bastante, mas...  :P

Se existe algo que os homens possuem que as mulheres desejam, não é a força, mas a liberdade conquistada pela força e mesmo sem ela estamos conquistando a nossa - ou seja, cerveja...   :tintin:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:40:29 »
Eu também acho que não seria diferente. Até porque não vejo nesse caso O Homem e A Mulher e sim O Ser Humano.

Esse modo de ser é do ser humano e não uma maneira de ser só do homem ou só da mulher.

Talvez a diferença estaria na maneira e intensidade com que as mulheres fariam tais ofensas.

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:43:55 »
Na maior parte do mundo, pode-se considerar que os homens dominam a sociedade, e por conta disso várias ofensas são sugestões de se assumir o papel tipicamente feminino numa relação sexual (o que talvez possa ser algo meio recente e ocidental judaico/cristão ou monoteísta).

Alguém sabe se em sociedades matriarcais ocorreria o inverso, se teríamos coisas como ofensas a sugestão da pessoa ofendida realizar o papel masculino?

...E entre as feministas?

Palmas para mim pela minha descrição técnica do caráter das ofensas sem ser explícito :D

Ficou tão implícito, tão implícito que eu custei para entender do que se tratava o tópico... :hihi:
Minha pobre cabeça...  :chorao:

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 27 de Novembro de 2007, 16:01:28 »
Ficou tão implícito, tão implícito que eu custei para entender do que se tratava o tópico... :hihi:
Minha pobre cabeça...  :chorao:

Mas fica difícil "visualizar" a coisa já que temos apenas brinquedinho de encaixar...  :lol:
« Última modificação: 27 de Novembro de 2007, 16:06:06 por Luz »

Narkus

• Visitante
« Resposta #16 Online: 27 de Novembro de 2007, 17:23:58 »
Querendo ou não, pra mim o aspecto feminino é instintivamente interpratado como submissão. E isso é tão evidente que até nossa cultura reprimiu e ainda reprime qualidades femininas por julgar que estas estão necessariamente vinculadas à submissão.

Não me parece ser tão ofensivo uma mulher ser chamada de sapatona ou lésbica da mesma forma quanto um homem é chamado de viado.
Embora exista o esteriótipo de lésbicas machonas e feiosas, o fato de uma mulher se sentir atraída por outra não está vinculado a idéia de submissão... Na verdade é até o oposto disso... São vistas como "mulheres que não precisam de homem". É claro que existem lésbicas casadas e sustentadas por homens, mas o fato de gostar de mulheres (seres frágeis) está mais associado a pessoas fortes. Portanto não é de se impressionar que lésbicas sejam vistas como seres fortes.

Se formos calcular os xingamentos sexuais...
Chamar de vagabundo(a)...
Vagabundagem significa viver sem trabalhar, de malandragem...
O homem vagabundo é aquele que não precisa trabalhar pra viver. É um chingamento, claro, mas está mais restrito ao seu próprio significado e pode estar vinculado à bandidagem e até mesmo dominação (o que é visto como coisa boa no que diz respeito a "poder").
Na mulher já sabemos bem... E claro... Na natureza qualquer mulher feminina, frágil, que não exerce tanto o papel de cuidar de filhos e nem de trabalhar viveria do que??? A prostituição sempre existiu e provavelmente perdure enquanto os homens continuarem a valorizar demais o sexo. E mesmo que uma prostituta consiga dominar sexualmente alguns homens, sabemos que se o desejo do homem acabar a puta não vive.

Hoje em dia ser vagabundo (homem) é muito mais imoral do que antes. E isso se deve à cultura e ao sentimento de "senso de justiça".

Naturalmente condenamos mulheres que se prostituem por 2 motivos:
- Naturalmente os homens (e até mulheres) condenam mulheres que fazem sexo com muitos homens por razões óbvias (preciso mencionar o porquê?);
- Pelo senso de justiça é uma vagabundagem por que qualquer mulher que já tenha sentido prazer sexual vai reconhecer que o sexo pode ser diversão e não necessariamente uma obrigação. E quem disse que prostituta só faz sexo por obrigação? Muitas adoram ser tratadas como objetos descartáveis de pouca importância... (claro que to falando isso sobre impulsos do comportamento feminino da "cintura pra baixo").

Quando um homem fala: "vamos transar gatinha"?
É óbvio que é chingamento porque sexo pelo sexo não é negócio para uma mulher, exceto se o cara tiver genes bons e malícia. No caso a malícia é instigar o ego feminino de forma a conduzi-la a "querer provar pra vc que ela vale a pena". Você pode sugerir um sexo casual de outras maneiras, exceto chamá-la de gostosa e ao mesmo tempo insistir numa transa casual pois você está assumindo o papel de um homem que não respeita e ao mesmo tempo, o que é pior, está extremamente necessitado (geralmente homens com genes ruins estão sempre mais necessitados).

Quando uma mulher fala: "vamos transar gatinho"?
Se for uma mulher feia, gorda ou prostituta pode ser considerado como chingamento, porque fere o ego masculino (que sabemos muito bem qual é). Mas se for uma mulher +- atraente ou com poderes aquisitivos provavelmente a proposta não irá ferir seu ego por que sabemos que dificilmente uma mulher procura um homem para transar se não tiver "bons motivos". Mulheres são mais seletivas (selecionam homens por aparência, status social, poder etc.), portanto uma proposta sexual partindo de uma mulher é obviamente associada a um extremo elogio (que as vezes até envergonha ou causa desconfiança).

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:43:25 »
Querendo ou não, pra mim o aspecto feminino é instintivamente interpratado como submissão. E isso é tão evidente que até nossa cultura reprimiu e ainda reprime qualidades femininas por julgar que estas estão necessariamente vinculadas à submissão.

Está, inclusive, escrito na Bíblia.  :P 

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:59:06 »
Não me parece ser tão ofensivo uma mulher ser chamada de sapatona ou lésbica da mesma forma quanto um homem é chamado de viado.

Se se for para voce.... Se me chamarem de sapatona fico ofendida sim dependendo do contexto e por não ser verdade....Talvez até mais do que um homem.

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:32:42 »

Se se for para voce.... Se me chamarem de sapatona fico ofendida sim dependendo do contexto e por não ser verdade....Talvez até mais do que um homem.

Acho que ele talvez não possa compreender, uma vez que parece pensar que as mulheres queriam ser como os homens  :D  quando queremos apenas ter como os homens e ainda ter os homens...  :lol:

Lésbica é a P frígida QP...  |( (não estou zuando a mãe de ninguém, apenas demonstrando a consequência)  :hihi: mas, em geral, levamos na brincadeira...  :lol:

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2007, 19:55:02 »
Buckaroo, não dá idéia...  :lol:

Imagina...

Mimi, contenha seus níveis de testosterona!  :lol:

Hahaha ai meu deus, o pior é que é verdade, Luz, o pior é que é.

"sociedades matriarcais" são uma coisa sobre a qual se fantasia muito, né? Eu não saberia mencionar uma, muito menos a maneira como se xingaria.

Porque, vejam, criticar a aparência da mulher é exigir dela uma satisfação por não se OBJETIFICAR, correto? É uma coisa machista, num ponto de vista feminista ortodoxo (e também num não-tão-ortodoxo-meramente-SINCERO).

E ninguém realmente QUESTIONA a sexualidade feminina (não como acontece quando se chama de "viado") - porque, convenhamos, ninguém gosta de falar claramente sobre isso, a não ser as lésbicas convictas mesmo; só não é ofensiiiivo porque todo mundo ABAFA, porque os rapazes gostam de acreditar que lesbianismo é algo que Deus criou para poder existir sexo a três e as moças fingem que não estão encarando a gostosa no vestiário e vice-versa :lol:

Narkus

• Visitante
« Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2007, 20:39:08 »
Talvez exista um jeito de transformar a sociedade (níveis "reptilianos") em uma sociedade matriarcal: eugenia

Por mais que nosso lado racional procure a igualdade, nosso lado réptil (instintivo) tente a nos direcionar ao machismo (no caso de competições) ou feminismo (no caso de assuntos de paz) dependendo do contexto. Se não fosse por isso provavelmente homens com "cara de bebê" ou "com mais traços femininos" seriam símbolos sexuais. As mulheres, da cintura pra baixo, preferem os homens com aquele "tempero" de agressividade (pq os agressivos podem ser classificados como selvagens sub-humanos).

E ofensas diretas, ao meu ver, está mais vinculado ao aspecto masculino (xingar é coisa de homem!).
Mulheres tendem a ofender de forma indireta.

E mesmo com uma sociedade patriarcal que temos, mas mulheres ofendem de forma indireta e os homens de forma direta.

Pelo meu ponto de vista "biológico" um homem não se ofenderia por ser chamado de "gostoso objeto sexual", exceto se já estivesse "de saco cheio de tanto transar".

Narkus

• Visitante
« Resposta #22 Online: 28 de Novembro de 2007, 20:57:47 »
Eu acredito que sejam ofensas universais, independente de qual aspecto seja o dominante.

As vezes eu até acho certo exagero taxar nossa sociedade de patriarcal...

Sociedade patriarcal são aquelas do oriente médio onde reprimem as mulheres de verdade, inclusive obrigando-as a esconder sua beleza.

A beleza feminina é uma arma! Arrisco minha reputação em afirmar isso! Acho pouco provável eu estar enganado! huahauhauha
Se bem que existem algumas espécies em que os machos é que se exibem (leões e pavões), mas na espécie humana são as fêmeas que se exibem mais fisicamente.

Xingamentos sobre aparência física (gordo, peito caído, bundudo etc) afetam muito mais as mulheres do que homens e, ao meu ver, por tendências biológicas.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Novembro de 2007, 12:20:14 »
Narkus, este aí no seu avatar é você?
Só curiosidade....

rizk

• Visitante
« Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2007, 15:07:11 »
Sociedade patriarcal são aquelas do oriente médio onde reprimem as mulheres de verdade, inclusive obrigando-as a esconder sua beleza.
Não, é bem mais simples que isso. Sociedade patriarcal é aquela baseada na família, cujo pai é a autoridade maior. Daí que são as sociedades em que os homens que assumem os cargos públicos e governam a família. Quando o poder é igualmente distribuído, não há que se falar em patriarcado.

Se bem que existem algumas espécies em que os machos é que se exibem (leões e pavões), mas na espécie humana são as fêmeas que se exibem mais fisicamente. Xingamentos sobre aparência física (gordo, peito caído, bundudo etc) afetam muito mais as mulheres do que homens e, ao meu ver, por tendências biológicas.
Então, não me parece que seja o caso de falar de "se exibir". Cada macho faz o que pode pra se mostrar melhor que o resto e "se exibe" com o que tem. Como a nossa estrutura social é super diferente e mais complexa que a dos pavões, os nossos machos contam com atrativos outros que o bumbum bonito.

Se é de comum acordo que o nosso "sucesso" tem a ver com muitas coisas além de ser bonito e saudável, a "vaidade" feminina não tem a ver com se exibir, mas com a sua objetificação, conforme eu disse anteriormente. Afinal de contas, conforme eu disse acima, há a necessidade da fêmea se garantir e dar uma contrapartida, visto que ela não tem poder político pleno e sua situação é simpre precária e instável (é sabido que, até relativamente pouco tempo atrás, mulher não tinha autonomia nem pra gerir suas próprias posses, coisa que acontece ainda em alguns lugares do leste e tal).

O que resta é que o homem não dependeu diretamente das graças femininas pra poder comer - tanto que, ainda hoje, é recriminada a moça que "escolhe demais". Daí que ele não precisa ser lindão nem  nada, porque o valor dele é outro. Já as mulheres, por muito tempo, tiveram como trunfo basicamente a sua linhagem (e a capacidade de continuá-la). Aparte rapidinho pra lembrar que, enquanto um soldado pode vencer a batalha lá e ganhar seu "status de macho alfa", a mulher meio que já nasce com o que vai ter pelo resto da vida. Afinal de contas, a "mulher de carreira" é um fenômeno super recente.

Daí que se a moça ainda se ofende se a chamam de feia, é porque ela ainda teme perder o seu único meio de sustento. Daí que discordo VEEMENTEMENTE da "tese biológica" do colega.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!