Sociedade patriarcal são aquelas do oriente médio onde reprimem as mulheres de verdade, inclusive obrigando-as a esconder sua beleza.
Não, é bem mais simples que isso. Sociedade patriarcal é aquela baseada na família, cujo pai é a autoridade maior. Daí que são as sociedades em que os homens que assumem os cargos públicos e governam a família. Quando o poder é igualmente distribuído, não há que se falar em patriarcado.
Se bem que existem algumas espécies em que os machos é que se exibem (leões e pavões), mas na espécie humana são as fêmeas que se exibem mais fisicamente. Xingamentos sobre aparência física (gordo, peito caído, bundudo etc) afetam muito mais as mulheres do que homens e, ao meu ver, por tendências biológicas.
Então, não me parece que seja o caso de falar de "se exibir". Cada macho faz o que pode pra se mostrar melhor que o resto e "se exibe" com o que tem. Como a nossa estrutura social é super diferente e mais complexa que a dos pavões, os nossos machos contam com atrativos outros que o bumbum bonito.
Se é de comum acordo que o nosso "sucesso" tem a ver com muitas coisas além de ser bonito e saudável, a "vaidade" feminina não tem a ver com se exibir, mas com a sua objetificação, conforme eu disse anteriormente. Afinal de contas, conforme eu disse acima, há a necessidade da fêmea se garantir e dar uma contrapartida, visto que ela não tem poder político pleno e sua situação é simpre precária e instável (é sabido que, até relativamente pouco tempo atrás, mulher não tinha autonomia nem pra gerir suas próprias posses, coisa que acontece ainda em alguns lugares do leste e tal).
O que resta é que o homem não dependeu diretamente das graças femininas pra poder comer - tanto que, ainda hoje, é recriminada a moça que "escolhe demais". Daí que ele não precisa ser lindão nem nada, porque o valor dele é outro. Já as mulheres, por muito tempo, tiveram como trunfo basicamente a sua linhagem (e a capacidade de continuá-la). Aparte rapidinho pra lembrar que, enquanto um soldado pode vencer a batalha lá e ganhar seu "status de macho alfa", a mulher meio que já nasce com o que vai ter pelo resto da vida. Afinal de contas, a "mulher de carreira" é um fenômeno super recente.
Daí que se a moça ainda se ofende se a chamam de feia, é porque ela ainda teme perder o seu único meio de sustento. Daí que discordo VEEMENTEMENTE da "tese biológica" do colega.