Autor Tópico: O que falta no brasil  (Lida 1262 vezes)

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
O que falta no brasil
« Online: 24 de Outubro de 2007, 17:14:23 »
Falta no brasil algum órgão que regularize a política e o direito, como na noruega (eu acho), onde existe um órgão que faz com que o direito seja comprido da forma certa e que a politica seja exercida para o país, e não para os políticos (como aqui no brasil), já repararam que no direito (me desculpem os advogados) não interessa quem está certo ou errado, o advogado que mentir melhor ganha a causa!!!!!!!!!, e na política, já deram uma olhadinha no estatuto? uma graaaaande parcela das leis é benefícios e mais benefícios para eles mesmo, os políticos, o restante se resume em frescura e uma que outra lei a favor de algo realmente importante para o povo, tá aberta a discução  :smartass:
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: O que falta no brasil
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2007, 17:26:36 »
Eu acho que se os políticos fossem julgados em tribunal comum já ajudaria.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2007, 17:41:37 »
 :) Eu acho que se os políticos fossem REALMENTE julgados já ajudaria.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2007, 17:43:49 »
Acho que se existissem políticos, já ajudaria.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2007, 18:10:18 »
Continuando a sequência... hum, não sobrou muita opção... :?  Eu acho que se não existisse político, já ajudaria...  :P

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2007, 18:30:33 »
Continuando a sequência... hum, não sobrou muita opção... :?  Eu acho que se não existisse político, já ajudaria...  :P

Aí você está por ser utópica demais. :D

Anarquia é utopia, faça uma todo dia. :lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2007, 19:58:54 »
Acho que se todos fossemos políticos resolveria( no sentido grego do termo , membros da pólis).
Somos todos habitantes de um país sem tradição de cidadania.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2007, 20:27:12 »
Uma mudança cultural utópica que faça com que o povo cultive o trabalho e a busca pela verdade.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2007, 20:38:52 »
Projeto de Constituição para a República Federativa do Brasil

Artigo 1º Todo cidadão terá vergonha na cara.

§ Único: Revogam-se as disposições em contrário

( Proposta de Capistrano de Abreu quando se discutia a primeira constituição da República , lá se vão 118 anos)

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2007, 22:59:56 »
Artigo 1º Todo cidadão terá vergonha na cara.

§ Único: Revogam-se as disposições em contrário

Gostei. :ok:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2007, 23:48:56 »
Acho que se todos fossemos políticos resolveria( no sentido grego do termo , membros da pólis).
:medo:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2007, 10:33:32 »

Imagina só a plebe rude no poder? hehe...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2007, 10:45:47 »
Outro dia recebi um slide falando sobre isso, ou seja  sobre  o problema dos políticos e as  reclamações que todos temos.Porém com uma abordagem um tanto diferente , o que certamente gera alguma reflexão.Lá, eles retiravam a 'culpa' dos políticos e a  entregavam ao povo, pois que dele  é que deveria emanar o dever e não somente o direito de  criar e usufruir das leis que os senhores  políticos  criam em nosso nome .Segundo a opinião  do texto , eles estavam ou teriam que estar a serviço do povo .Não acontecendo isso , seria , ou antes , é a nossa omissão que  acaba gerando a situação em voga.Achei interessante , queria ver  se há um jeito de colocar um slide aqui ...mas não sei  fazer .Por isso se alguém souber como como   , me diz , ok?
Beijos
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:44:48 »
Educação. Em todos os níveis, direção e sentido... u.u

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2007, 13:01:53 »

Democracia significa o governo do povo  ,ou em outras palavras , da população enquanto cidadã. Neste caso a plebe (não mais rude) e a elite se igualam pela isonomia em relação ao poder.
Frisei que o termo político foi usado no sentido grego original , de habitante da pólis , espaço comum organizado e gerido pelos seus habitantes. Isto não somos , se o fossemos , não haveria espaço para Malufs e Renans , Lulas e Sarneys porque o conceito pleno de cidadania não se extingue no direito de escolher os governantes ( que são representantes dos cidadãos) mas no dever de fiscalizar as instâncias de poder.
Se fossemos um país com cidadãos o mandato da maioria dos nossos "representantes" seria cassado na eleição seguinte , ou melhor teriamos instâncias de controle sobre os mandatos para coibir o seu uso de forma particular e corrupta ( como por exemplo , a possibilidade de revogação do mandato a qualquer momento pelo voto ) evitando ao máximo que a locupletação ocorresse.
Mas não interessa que uma cultura cidadão seja criada ( não há "genes cidadãos" , ela não surge espontâneamente) pois a plebe, enquanto rude , mantem o patriarcalismo , a política do favorecimento , o nepotismo.
Reafirmo: enquanto o brasileiro não for " politikós , enquanto permanecer apenas escolhendo em intervalos regulares aqueles que irão dominá-lo mas não representa-lo , permaneceremos patinando na mesma lama.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Outubro de 2007, 13:28:36 »
Reafirmo: enquanto o brasileiro não for " politikós , enquanto permanecer apenas escolhendo em intervalos regulares aqueles que irão dominá-lo mas não representa-lo , permaneceremos patinando na mesma lama.

:louva:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2007, 10:08:51 »

Democracia significa o governo do povo  ,ou em outras palavras , da população enquanto cidadã. Neste caso a plebe (não mais rude) e a elite se igualam pela isonomia em relação ao poder.
Frisei que o termo político foi usado no sentido grego original , de habitante da pólis , espaço comum organizado e gerido pelos seus habitantes. Isto não somos , se o fossemos , não haveria espaço para Malufs e Renans , Lulas e Sarneys porque o conceito pleno de cidadania não se extingue no direito de escolher os governantes ( que são representantes dos cidadãos) mas no dever de fiscalizar as instâncias de poder.
Se fossemos um país com cidadãos o mandato da maioria dos nossos "representantes" seria cassado na eleição seguinte , ou melhor teriamos instâncias de controle sobre os mandatos para coibir o seu uso de forma particular e corrupta ( como por exemplo , a possibilidade de revogação do mandato a qualquer momento pelo voto ) evitando ao máximo que a locupletação ocorresse.
Mas não interessa que uma cultura cidadão seja criada ( não há "genes cidadãos" , ela não surge espontâneamente) pois a plebe, enquanto rude , mantem o patriarcalismo , a política do favorecimento , o nepotismo.

Sim, mas este sistema de deliberação, o povo se reúne no anfiteatro a passa a votar é impossível. Talvez em uma cidade-Estado pequena. É claro que o povo vai votar pela redução drástica de impostos, é claro que irá votar por contratar mais e aumentar salários etc etc. Você sabe como é a população, principalmente quando envolvida por uma onda coletiva e pela histeria.

Se todos tivessem consciência política o nosso atual sistema funcionaria bem, com toda certeza. Eu acho importante que fosse lecionada uma matéria que explicasse aos alunos do ensino fundamental e médio o que existe hoje na Constituição e como é possível fazer tudo aquilo lá ser posto em prática.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2007, 20:02:53 »

Sim, mas este sistema de deliberação, o povo se reúne no anfiteatro a passa a votar é impossível. Talvez em uma cidade-Estado pequena. É claro que o povo vai votar pela redução drástica de impostos, é claro que irá votar por contratar mais e aumentar salários etc etc. Você sabe como é a população, principalmente quando envolvida por uma onda coletiva e pela histeria.

Se todos tivessem consciência política o nosso atual sistema funcionaria bem, com toda certeza. Eu acho importante que fosse lecionada uma matéria que explicasse aos alunos do ensino fundamental e médio o que existe hoje na Constituição e como é possível fazer tudo aquilo lá ser posto em prática.

Em outro tópico (sobre as cotas raciais) tinha colocado que a discriminação no ensino é social e não racial , discute-se a ampliação ao acesso à faculdade mas não a ineficiência e alta evasão do ensino público elementar e médio. Enquanto o ensino básico não for garantidamente público , laico e de boa qualidade não será criada uma consciência cidadã , não haverá um aumento da noção de responsabilidade pública , não será ampliada a participação popular organizada na política nacional.
Isto não interessa à elite política deste país que se reveza, de pai para filho ( e sobrinho e cunhado e compadre e...), no comando da gestão pública ; a entrada de novos atores conscientes no cenário político se contrapôe  a este patrimonialismo que herdamos desde a colônia e é a garantia da manutenção da democracia.
A democracia tem seu fundamento na discussão e na escolha de alternativas , pressupõe a liberdade de escolha mas que liberdade tem quem não entende o que significam as alternativas? E quando as escolhas não são as desejadas a culpa é da população que não soube votar , ninguém culpa o nosso secular descaso com a criação da cidadania.
Por isso acho que o importante é a participação de quem tem consciência desse descaso em agir pelos meios existentes para pressionar e ganhar pessoas para isso. Disseminar informação sobre direitos , cobrar do parlamentar em que votou suas ações no parlamento , cobrar do sindicato ou conselho de classe a sua atuação seria o básico. Não há nada que incomode mais um burocrata ou politiqueiro que uma mão levantada questionando as coisas.
A pluralidade e a discussão são o oxigênio da democracia e exigem um esforço continuado para mantê-la e aprofundá-la ; democracia dá trabalho mas
[modo Cap Nascimento]Quem disse que a vida é fácil?[/modo Cap Nascimento]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!