O preço do açúcar é mais caro (ou encarece esporadicamente) no Brasil por causa do álcool da cana-de-açúcar?
Já via apontarem algumas falhas interessantes nas argumentações sobre a concorrência do combustível com a comida, ao menos num suposto caso em que isso já teria ocorrido (o caso do milho para as "tortillas" mexicanas). Essencialmente, o problema foi uma seca, que afetou a produção do tipo de milho usado para as tortillas, não houve uma diminuição na área de cultivo de um milho trocada pelo outro.
Não que nada do tipo possa ocorrer, de qualquer forma, ocorrem variações sozonais no cultivo de um monte de coisas, que alteram os preços, subindo muito de vez em quando, mas chegando ao absurdo de jogarem fora quando é produzido em excesso, de tão barato que fica no mercado.
Por outro lado, não acho que a substituição ao petróleo (que é algo que deve ocorrer independentemetne de qualquer suposição sobre aquecimento global, pelo simples fato de que o petróleo algum dia acaba, enquanto o consumo só sobe) será simplesmente uma "troca"; acho que deverá haver envolver mudanças mais drásticas no estilo de vida, como algum encarecimento do transporte particular/individual desse tipo, levando a alguma substituição por transporte coletivo.