Autor Tópico: Jesus Cristo Negro  (Lida 3193 vezes)

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
Jesus Cristo Negro
« Online: 25 de Outubro de 2007, 06:45:52 »
Minha insônia e conseqüente expulsão do quarto resultou nisso:

Não, não fui pro computador, pois ele fica no quarto ...  :x
   E sim, estou postando só por ser uma curiosidade  :P

Fui pra tv, depois de zapear, parei no canal futura, e estava passando o programa: "PASSAGEM PARA ...", que no caso era: "Guatemala, Senhor de Esquipulas", apresentado pelo jornalista Luís Nachbin.
   Esquipulas está Localizada a 222 km da capital da Guatemala, fronteira com Honduras.
   Esta imagem de cristo foi esculpida por Quirio Cataño em 1594, é objeto de peregrinações religiosas de toda a américa central, só perdendo para a virgem de Guadalupe.
   Segundo Luís Nachbin existem várias teorias para o aparecimento de tal imagem, uma delas diz que quando a imagem chegou acenderam muitas velas, muitas mesmo, ficando vários dias acesas, e a fumaça destas velas deu conta de escurecer a imagem. Outra diz que quando encomendaram a imagem, pediram que fosse mais escura, pra se aproximar mais à cor da pele dos habitantes, e pelo jeito o cara (Quirio Cataño) exagerou. Segundo a própria igreja, nenhuma destas teorias é verdadeira.

http://cristodeesquipulas.com/
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Jesus Cristo Negro
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2007, 07:35:06 »
(Numa reportagem portuguesa sobre a venda de crianças em África para pescadores que eram resgatadas, vi uma imagem de um Jesus negro com cabelos espessos, mas longos, segurando um coração pintado numa parede de uma escola.)
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2007, 08:38:17 »
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2007, 10:34:19 »
Alguns anos atrás , quando ainda professava  o credo católico,  fui  dar uma palestra  para uma ONG , sobre o 'Deus de Todas as Culturas’.E assim o fiz.Em dado momento uma adolescente de aproximadamente  seus 12 anos , levanta , me interrompe e diz  : " vem cá  se é o deus de todas as culturas , por que  nunca vi uma imagem sequer de  um Jesus  que fosse negro?" Eu, embaraçada com a pergunta , mas  com um tremendo senso prático  lhe disse : eu também nunca vi pessoalmente  , mas apenas por fotos.Nesse momento os jovens se entusiasmaram com a idéia e falavam   em  pedir a algum artista que fizesse uma imagem  de Jesus em material  escuro...e tal e conversa vai e conversa vem ( pois  já havia dado  a palestra , era  somente o momento  de  perguntas e troca de idéias e opiniões sobre o tema apresentado) eu, vendo  aquela euforia ...disse: se  tiver alguma tinta preta aqui  no prédio  nós teremos a nossa imagem de  Jesus negro, pois a pintaremos agora .Houve um silêncio...e imediatamente outra  onde de sons inteligíveis...mas com o propósito de  conseguirem a qualquer preço alguma tinta preta.Em poucos minutos chegou a minha mão tinta e pincel...Foi aí que vi a 'besteira ' que havia feito...sempre me deixo levar pela emoção ( Ó Deus ! ...)a única imagem que havia na sala era  um crucifixo de  um metro e meio, uma linda imagem que  'sempre '  esteve ali naquele velho  salão tão conhecido meu...E agora ? ,( pensei).É preciso coragem para  pintar essa imagem, porém mais ainda é preciso coragem para não pintá-la  depois  que eu mesma sugeri que assim fizéssemos.Pois bem...como dizia o meu  avô ...'O que não tem remédio , remediado  está....Dei as primeiras pinceladas  na imagem de um cristo crucificado, que tinha  , soube depois,  90 anos de existência e fruto  da arte  de um padre jesuíta que doou a imagem  para a tal ONG.Era uma imagem grande ...e  vi que iria demorar bastante e assim perderia a motivação e a atenção dos  jovens  que ali estavam...sugeri  que todos dessem uma pincelada ou duas para que  o trabalho  fosse logo findo. Depois de uma pequena gritaria fez-se uma fila... e em meia hora  o  deus esculpido em pedra sabão e revestido  com tinta dourada era   totalmente negro , creio que até na alma .Ficou , claro um trabalho amador , mas tão sugestivo que a madre responsável  pela  peça em questão, somente  deu um sorriso ( amarelo ) e dissera que esta seria doravante a imagem que ficaria na capela....com uma  inscrição detalhando o porque de  tal cor.Assim TODOS  satisfeitos....fui embora com a  consciência de haver  feito  algo interessante  ao menos, se não  herético, segundo  o olhar carrancudo  do  bispo que entrou mudo e saiu calado.Mas valeu, mesmo que nunca mais me tenham chamado  a ir para aquelas bandas.Só lamento não ter tirado uma foto , que agora  colocaria aqui com um certo sentimento de orgulho que não  habitava em mim  na época de então.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!