Alguns anos atrás , quando ainda professava  o credo católico,  fui  dar uma palestra  para uma ONG , sobre o 'Deus de Todas as Culturas’.E assim o fiz.Em dado momento uma adolescente de aproximadamente  seus 12 anos , levanta , me interrompe e diz  : " vem cá  se é o deus de todas as culturas , por que  nunca vi uma imagem sequer de  um Jesus  que fosse negro?" Eu, embaraçada com a pergunta , mas  com um tremendo senso prático  lhe disse : eu também nunca vi pessoalmente  , mas apenas por fotos.Nesse momento os jovens se entusiasmaram com a idéia e falavam   em  pedir a algum artista que fizesse uma imagem  de Jesus em material  escuro...e tal e conversa vai e conversa vem ( pois  já havia dado  a palestra , era  somente o momento  de  perguntas e troca de idéias e opiniões sobre o tema apresentado) eu, vendo  aquela euforia ...disse: se  tiver alguma tinta preta aqui  no prédio  nós teremos a nossa imagem de  Jesus negro, pois a pintaremos agora .Houve um silêncio...e imediatamente outra  onde de sons inteligíveis...mas com o propósito de  conseguirem a qualquer preço alguma tinta preta.Em poucos minutos chegou a minha mão tinta e pincel...Foi aí que vi a 'besteira ' que havia feito...sempre me deixo levar pela emoção ( Ó Deus ! ...)a única imagem que havia na sala era  um crucifixo de  um metro e meio, uma linda imagem que  'sempre '  esteve ali naquele velho  salão tão conhecido meu...E agora ? ,( pensei).É preciso coragem para  pintar essa imagem, porém mais ainda é preciso coragem para não pintá-la  depois  que eu mesma sugeri que assim fizéssemos.Pois bem...como dizia o meu  avô ...'O que não tem remédio , remediado  está....Dei as primeiras pinceladas  na imagem de um cristo crucificado, que tinha  , soube depois,  90 anos de existência e fruto  da arte  de um padre jesuíta que doou a imagem  para a tal ONG.Era uma imagem grande ...e  vi que iria demorar bastante e assim perderia a motivação e a atenção dos  jovens  que ali estavam...sugeri  que todos dessem uma pincelada ou duas para que  o trabalho  fosse logo findo. Depois de uma pequena gritaria fez-se uma fila... e em meia hora  o  deus esculpido em pedra sabão e revestido  com tinta dourada era   totalmente negro , creio que até na alma .Ficou , claro um trabalho amador , mas tão sugestivo que a madre responsável  pela  peça em questão, somente  deu um sorriso ( amarelo ) e dissera que esta seria doravante a imagem que ficaria na capela....com uma  inscrição detalhando o porque de  tal cor.Assim TODOS  satisfeitos....fui embora com a  consciência de haver  feito  algo interessante  ao menos, se não  herético, segundo  o olhar carrancudo  do  bispo que entrou mudo e saiu calado.Mas valeu, mesmo que nunca mais me tenham chamado  a ir para aquelas bandas.Só lamento não ter tirado uma foto , que agora  colocaria aqui com um certo sentimento de orgulho que não  habitava em mim  na época de então.