Alguns anos atrás , quando ainda professava o credo católico, fui dar uma palestra para uma ONG , sobre o 'Deus de Todas as Culturas’.E assim o fiz.Em dado momento uma adolescente de aproximadamente seus 12 anos , levanta , me interrompe e diz : " vem cá se é o deus de todas as culturas , por que nunca vi uma imagem sequer de um Jesus que fosse negro?" Eu, embaraçada com a pergunta , mas com um tremendo senso prático lhe disse : eu também nunca vi pessoalmente , mas apenas por fotos.Nesse momento os jovens se entusiasmaram com a idéia e falavam em pedir a algum artista que fizesse uma imagem de Jesus em material escuro...e tal e conversa vai e conversa vem ( pois já havia dado a palestra , era somente o momento de perguntas e troca de idéias e opiniões sobre o tema apresentado) eu, vendo aquela euforia ...disse: se tiver alguma tinta preta aqui no prédio nós teremos a nossa imagem de Jesus negro, pois a pintaremos agora .Houve um silêncio...e imediatamente outra onde de sons inteligíveis...mas com o propósito de conseguirem a qualquer preço alguma tinta preta.Em poucos minutos chegou a minha mão tinta e pincel...Foi aí que vi a 'besteira ' que havia feito...sempre me deixo levar pela emoção ( Ó Deus ! ...)a única imagem que havia na sala era um crucifixo de um metro e meio, uma linda imagem que 'sempre ' esteve ali naquele velho salão tão conhecido meu...E agora ? ,( pensei).É preciso coragem para pintar essa imagem, porém mais ainda é preciso coragem para não pintá-la depois que eu mesma sugeri que assim fizéssemos.Pois bem...como dizia o meu avô ...'O que não tem remédio , remediado está....Dei as primeiras pinceladas na imagem de um cristo crucificado, que tinha , soube depois, 90 anos de existência e fruto da arte de um padre jesuíta que doou a imagem para a tal ONG.Era uma imagem grande ...e vi que iria demorar bastante e assim perderia a motivação e a atenção dos jovens que ali estavam...sugeri que todos dessem uma pincelada ou duas para que o trabalho fosse logo findo. Depois de uma pequena gritaria fez-se uma fila... e em meia hora o deus esculpido em pedra sabão e revestido com tinta dourada era totalmente negro , creio que até na alma .Ficou , claro um trabalho amador , mas tão sugestivo que a madre responsável pela peça em questão, somente deu um sorriso ( amarelo ) e dissera que esta seria doravante a imagem que ficaria na capela....com uma inscrição detalhando o porque de tal cor.Assim TODOS satisfeitos....fui embora com a consciência de haver feito algo interessante ao menos, se não herético, segundo o olhar carrancudo do bispo que entrou mudo e saiu calado.Mas valeu, mesmo que nunca mais me tenham chamado a ir para aquelas bandas.Só lamento não ter tirado uma foto , que agora colocaria aqui com um certo sentimento de orgulho que não habitava em mim na época de então.