Autor Tópico: Fluxo de Raios Gama questionam Einstein  (Lida 610 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Fluxo de Raios Gama questionam Einstein
« Online: 25 de Outubro de 2007, 10:40:59 »

Citar

Labaredas de raios gama questionam Einstein

O telescópio MAGIC (Major Atmospheric Gamma-ray Imaging Cherenkov) descobriu que os fótons de alta energia da radiação gama de uma galáxia distante chegaram na Terra quatro minutos após os fótons de baixa energia, embora aparentemente tenham sido emitidos ao mesmo tempo. Se a observação estiver correta, ela contraria a teoria da relatividade de Einstein, que estabelece que todos os fótons (partículas da luz) devem se mover na velocidade de luz.

Espuma quântica

"Está todo mundo muito entusiasmado com este resultado," afirmou Daniel Ferenc, professor de física na Universidade Davis, Estados Unidos e membro do MAGIC. Ferenc advertiu que os resultados precisam ser repetidos com outras fontes de raios gama e que uma explicação mais simples não foi descartada. Mas, "parece que tais medições são possíveis," disse.

Os pesquisadores propõem que o atraso pode ter sido causado pela interação dos fótons com uma "espuma quântica," um tipo de estrutura do próprio espaço. A espuma quântica é prevista pela teoria da gravidade quântica, uma tentativa para unificação da física quântica e da relatividade em escalas cósmicas.

Labaredas de raios gama

Os astrônomos apontaram o telescópio para Markarian 501, uma galáxia a meio bilhão de anos-luz de distância, que contém um "blazar" -- um buraco negro maciço que libera jatos de raios gama. Uma parte desse material, caindo em direção ao buraco negro, é comprimido em jatos que brotam dos pólos do objeto a uma velocidade próxima à da luz. Esses jatos fazem brilhar "labaredas" de raios gama com vários minutos de duração.

Os cientistas classificaram os fótons de raios gama vindos do objeto em alta e baixa energia a cada labareda. Junto com um grupo de físicos teóricos liderados por John Ellis, do CERN, a equipe MAGIC mostrou que os fótons de alta e baixa energia parecem ter sido emitidos ao mesmo tempo. Mas os fótons de alta energia chegaram quatro minutos mais tarde, após viajar através do espaço por aproximadamente 500 milhões de anos.

Questionando Einstein

Agora teremos que esperar um pouco mais, até que outros cientistas revejam os dados do estudo, propondo explicações alternativas ou confirmando os resultados. Ainda que confirmadas, certamente deverão ser agendadas novas observações com outros telescópios.
 

fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130071015


O artigo, ainda sujeito a publicação, pode ser lido aqui:

- http://arxiv.org/PS_cache/astro-ph/pdf/0702/0702008v2.pdf


[ ]´s

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Einstein 1 x 0 Teorias Especulativas
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2009, 21:19:07 »
Einstein 1 x 0 Teorias Especulativas


Um fóton (violeta) carrega um milhão de vezes mais energia do que o outro (amarelo). Ainda assim eles chegaram virtualmente juntos.[Imagem: NASA/Sonoma State University/Aurore Simonnet]

Estrutura do espaço e do tempo

O Telescópio Fermi, da NASA, que observa os céus em busca dos raios gama, a forma de mais alta energia da luz, está completando um ano de operação com um feito longamente esperado pela comunidade de físicos, astrofísicos e cosmologistas.

Depois de mapear mais de mil fontes individuais de raios gamas, o telescópio obteve uma medição que está fornecendo uma evidência experimental inédita sobre a estrutura do espaço e do tempo, unificados na teoria do espaçotempo de Einstein.

Teoria unificadora

"Os físicos gostariam de substituir a visão de Einstein sobre a gravidade - expressa em suas teorias da relatividade - com algo que desse conta de todas as forças fundamentais," explica Peter Michelson, cientista do Telescópio Fermi. "Há muitas ideias, mas poucas maneiras de testar cada uma delas."

Várias abordagens em busca de novas teorias sobre a gravidade vislumbram o espaçotempo como tendo uma estrutura "esponjosa" e mutável em escalas físicas trilhões de vezes menores do que um elétron.

Alguns desses modelos preveem que a estrutura esponjosa do espaçotempo faria com que os raios gama de alta energia movessem-se mais lentamente do que os fótons de mais baixa energia.

Isto contraria diretamente as previsões de Einstein, de que toda a radiação eletromagnética - ondas de rádio, infravermelha, luz visível, raios X e raios gama - viaja através do vácuo sempre à mesma velocidade.

Einstein continua valendo

Em 10 de Maio de 2009, o Telescópio Fermi - assim como outros observatórios espaciais - captou uma explosão de raios gama com uma duração de 2,1 segundos, ocorrida em uma galáxia a 7,3 bilhões de anos-luz de distância.

Dentre os muitos fótons que o telescópio captou, dois possuíam energias com intensidades que diferiam mais de um milhão de vezes. Ainda assim, depois de viajarem 7,3 bilhões de anos-luz, eles chegaram com uma diferença de apenas 9 décimos de segundo.

"Esta medição elimina qualquer abordagem para uma nova teoria da gravidade que se baseie em alterações na velocidade da luz fortemente dependentes de alterações na energia," explica Michelson. "Para uma parte em 100 milhões de bilhão, esses dois fótons viajaram à mesma velocidade. Einstein continua valendo."

Bibliografia:
A limit on the variation of the speed of light arising from quantum gravity effects
Abdo et al.
Nature
28 October 2009
Vol.: Advance online publication
DOI: 10.1038/nature08574

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=einstein-versus-teorias-especulativas&id=010130091029

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!