Olá, pessoal. Depois de tantos anos sumido, resolvi dar a cara por aqui. Com poucas exceções, faz tempo que não falo com o pessoal. Nem mesmo sei quem é da turma nova, hehehe. Só queria dizer que pretendo voltar à ativa por aqui, muito embora eu esteja ativo mais sileciosamente, escrevendo alguns artigos para o site
www.ceticismo.org, por exemplo.
Pra iniciar meu retorno (ops), aqui vai um desabafo bem interessante (e divertido) de um geólogo chamado Stephen Dutch. O texto foi traduzido quase que completamente pelo Widson do Projeto Ockham. Eu apenas fiz umas correções e inseri o que faltava.
Stephen Dutch é geólogo e um ativista cético. Em suas constantes discussões sobre ciência, ceticismo, evolucionismo, etc., Dutch recebe muitos e-mails irados como esse:
"Estou cansado dos que se apontam como experts e de sua atitude arrogante de quem sabe tudo. Por que vocês não ficam fora de coisas das quais não sabem nada? Vocês fazem parecer que sabem tudo, e o resto de nós é estúpido."
Então ele responde:
"Já vi esse script antes. Neste ponto eu deveria assumir uma postura humilde e dizer 'Tudo bem... nós não queríamos fazê-lo se sentir mal. Você é mesmo uma boa pessoa e um ser humano valioso e suas opiniões são importantes'.".
Mas ele cita algumas coisas para se dizer aos ditos "expertos", certamente criacionistas - seus maiores inimigos.
1- Nós não somos auto-intitulados experts. Nós somos experts de verdade.
2- Não é arrogância falar sobre o que você sabe profissionalmente. É arrogância rejeitar a opinião de um expert sem possuir expertise para tal.
3- Se ouvir os experts que dizem que você está errado faz você se sentir mal ou estúpido, este é um problema seu, não nosso. Procure um analista e trabalhe a sua auto-estima. Se você pensa que isso machuca seu ego, tente passar meses trabalhando em um artigo científico e depois vê-lo ser rejeitado; algo por que passam os verdadeiros experts de vez em quando.
4- Nós não sabemos tudo, mas sabemos mais a respeito de nossa área de conhecimento do que outras pessoas, especialmente pessoas sem treinamento nenhum.
5- A não ser que você possua evidências verdadeiras que suportem sua opinião, elas não contam.
6- Se você ouviu algo que conflita com o que você acha que sabe e não se importou em checar a informação, então você não deveria se sentir estúpido. Você é estúpido.
7- Se você quer discutir com experts mas não quer investir tempo e esforço para se tornar um expert, você não é apenas estúpido. Você é preguiçoso também.
8- Se você pensa que estou desrespeitando você, você está certo. Eu não tenho nenhum respeito por quem é desinformado e que fica nervoso quando alguém o contradiz, mas é preguiçoso demais para se informar e covarde demais para suportar rejeição, crítica e a possibilidade de mudar suas conviccções. Você não é uma boa pessoa. Ninguém que é preguiçoso e covarde pode ser chamado de "bom".
9- De onde você tirou a idéia de que é tão precioso? Somos seis bilhões de pessoas. Você não é tão único assim. Como exatamente você teve essa noção de que está tão acima no esquema cósmico a ponto de ter o direito de fazer os verdadeiros experts tratarem você como igual sem se importar em aprender nada?Fonte original:
http://www.uwgb.edu/dutchs/PSEUDOSC/SelfApptdExp.htmAbraço
P.S.: estou com algumas idéias aqui. Mais tarde vou postando e lendo o que tem de bacana.